quarta-feira, 30 de maio de 2018

Últimos ajustes

Pröpper, Van Dijk, Aké, De Roon: a Holanda já tem novas caras sob Ronald Koeman. A hora é de ajustes finais rumo à Liga das Nações, nos últimos amistosos antes dela (ANP)
"Eu sempre disse que quero ter uma imagem muito bem definida [do time] após os quatro amistosos antes da Liga das Nações começar." Foi o que Ronald Koeman disse, há dez dias, na entrevista em que anunciou a convocação da Holanda para as datas FIFA desta semana. E é este o seu objetivo: deixar a Laranja pronta para o começo da disputa do torneio europeu de amistosos/qualificação - ainda mais tendo em vista os adversários que a esperam no grupo, França e Alemanha. Alguns passos foram dados em março, tanto na derrota para a Inglaterra quanto na vitória sobre Portugal. E os últimos ajustes serão feitos tanto nesta quinta, 31 de maio, contra a Eslováquia, em Trnava, quanto no esperado amistoso da próxima segunda: a "final da não-Copa do Mundo", contra a Itália, em Turim.

Uma definição, Koeman já tem: pelo menos por enquanto, a Laranja jogará com três zagueiros, no 5-3-2 que deu certo nos 3 a 0 sobre Portugal - e, principalmente, na Copa de 2014. O técnico reconheceu: "Isso ficou melhor definido para mim, após os amistosos de março". O que não impede o treinador de mudar a abordagem tática caso necessário: "De qualquer modo, escalarei entre três e cinco defensores, essa escalação pode mudar de acordo com o adversário". No entanto, a opção pela linha de cinco jogadores na defesa é o natural - até porque dois dos raros jogadores holandeses badalados neste momento são zagueiros, Matthijs de Ligt e Virgil van Dijk (ambos obviamente convocados).

Embora estes dois nomes sejam mais previsíveis, a convocação trouxe novidades entre os 25 membros dela. Algumas novidades nem são tão novas assim, mas conseguiram ritmo de jogo suficiente para enfim serem chamadas de novo - caso de Terence Kongolo, enfim recebendo mais chances após chegar ao Huddersfield Town, e Eljero Elia, que teve lá seu destaque na boa campanha do Basaksehir, terceiro colocado no Campeonato Turco. 

Já outras novidades realmente são inéditas. É o caso do meio-campista Ruud Vormer, 30 anos, convocado pela primeira vez após o sucessivo destaque no Club Brugge, recém-consagrado campeão belga. Claro, contribuiu para a chance que Vormer receberá o fato do treinador que o chamou já o conhecer há tempos. E Koeman relembrou: "Eu o conheço desde os tempos em que o treinei no Feyenoord. Continuei acompanhando, é assim com jogadores que comandei. Ele cresceu muito no clube atual, era o momento certo para chamá-lo".

Com a temporada europeia praticamente encerrada, os jogadores foram chegando sucessivamente, e Koeman já pôde trabalhar com o grupo completo há praticamente duas semanas - óbvias exceções, Van Dijk e Georginio Wijnaldum chegaram na segunda passada, após a derrota pelo Liverpool na final da Liga dos Campeões. De resto, o clima tem sido bom, com Elia até fazendo piadas após a volta à seleção: "Eu já tinha até marcado a minha viagem de férias". 

E nesta quarta, Koeman já antecipou: todas as novidades serão testadas contra Eslováquia e/ou Itália: "É claro que se você convoca algumas caras novas, você dará alguns minutos a eles - seja em um dos jogos, seja em ambos". Vormer, por exemplo, é um nome que será observado - até porque Wijnaldum deverá ser poupado contra os eslovacos, segundo o treinador deu a entender (o mesmo acontecerá com Van Dijk). No ataque, já experimentado contra a Inglaterra, Wout Weghorst será escalado num experimento com o 4-3-3, servindo de referência para Memphis Depay e Quincy Promes. Boa oportunidade para o atacante do AZ, agora única referência de ataque, após a saída definitiva e voluntária de Bas Dost.

A única dúvida de Koeman ainda é o gol. Assim como nas datas FIFA passadas, tanto Jeroen Zoet quanto Jasper Cillessen terão um jogo cada um. O goleiro do PSV foi figura de destaque na campanha do título, mas atua num campeonato menos exigente. Já o arqueiro do Barcelona está sem ritmo de jogo, mesmo que se comporte de modo cada vez mais seguro e que tenha ido bem contra Portugal. Em entrevistas, Cillessen comentou: até queria buscar um novo clube onde fosse titular, "mas o Barcelona não quer me liberar".

É a única incerteza. A Holanda já parece ter um estilo sob o comando de Ronald Koeman. E a única intenção dos amistosos desta semana é fortalecer este estilo.

Um comentário: