sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Guia da Eredivisie 2018/19: Heerenveen

Sam Lammers pode até ser jovem, mas já chega credenciado para ser o principal atacante do Heerenveen em seu empréstimo (Andy Zuidema/VI Images)
Sportclub Heerenveen


Cidade: Heerenveen
Estádio: Abe Lenstra (capacidade para 26.100 torcedores)
Apelido: Fean (corruptela de "Hearrenfean", nome do time no idioma frísio - falado na província de Frieslândia, onde fica a cidade de Heerenveen), Frísios, Time da Frísia, "De Superfriezen" ("os superfrísios")
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda)
Patrocínio: Groenleven (empresa de energia renovável)
Técnico: Jan Olde Riekerink
Destaque: Arber Zeneli (atacante)
Fique de olho: Sam Lammers (atacante)
Temporada passada: 8º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Amistosos de pré-temporada:
27 de junho - Regioteam Balk 1x10 Heerenveen
30 de junho - Drachtster Boys 0x2 Heerenveen
3 de julho - Stiens 0x12 Heerenveen
7 de julho - Heerenveen 3x3 Borussia Mönchengladbach sub-23
18 de julho - Heerenveen 1x1 Twente
21 de julho - Heerenveen 2x1 Kayserispor-TUR
28 de julho - Hoffenheim-ALE 8x2 Heerenveen
4 de agosto - Heerenveen x Levante-ESP
Principais chegadas: Filip Bednarek (G, De Graafschap), Sherel Floranus (D, Sparta Rotterdam), Rodney Kongolo (M, Manchester City-ING) e Sam Lammers (A, PSV)
Principais saídas: Maarten de Fockert (G, Excelsior), [Martin Hansen (G, Ingolstadt-ALE)], Denzel Dumfries (D, PSV), Caner Cavlan (D, Boluspor-TUR), [Martin Odegaard (A, Real Madrid-ESP)] e Reza Ghoochannejhad (A, APOEL-CHP)
Valor de mercado: 28,18 milhões de euros (via Transfer Markt)


Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Mesmo tendo alcançado a repescagem final por uma vaga na segunda fase preliminar da Liga Europa (e tendo até causado dificuldades ao Utrecht), o Heerenveen passou longe de convencer a sua própria torcida. A bem da verdade, só chegou ao play-off continental pela queda brusca de desempenho do Zwolle. Não que o time da província da Frísia fosse absolutamente indefensável, mas era mais uma equipe do Campeonato Holandês a parecer estagnada, dentro de campo, precisando de mudanças. O técnico Jürgen Streppel se encarregou de inaugurar essas mudanças, anunciando que sairia tão logo a temporada passada terminasse. E a atual janela de transferências aprofundou tais mudanças, com várias saídas do Fean: a devolução de Odegaard ao Real Madrid, a volta do goleiro Martin Hansen ao Ingolstadt, as transferências de Reza "Gucci" Ghoochannejhad e Dumfries... O que não quer dizer que Jan Olde Riekerink, o novo técnico, ficou apenas vendo um desmanche.

A diretoria também trouxe gente nova. Alguns, até promissores. No gol, o polonês Bednarek foi boa escolha. Na escola "lateral-direito-criado-no-Sparta-que-tem-chance-no-Heerenveen", Sherel Floranus foi ocupar o lugar de Dumfries, que tem a chance de sua carreira no PSV. No meio-campo, Rodney Kongolo (irmão de Terence) chega em definitivo do Manchester City, para ser mais uma opção de marcação. Mas a maior aposta de todas, sem dúvida, é Sam Lammers: visto como promissor já nas poucas oportunidades que teve no PSV, titular da seleção holandesa sub-21, forte fisicamente e alto, o jovem atacante terá no Heerenveen um time em que poderá ser titular e comprovar as boas expectativas que existem sobre ele. E ainda há quem possa ajudar entre os que ficaram: Kik Pierie, Morten Thorsby, Marco Rojas, Arber Zeneli... O Heerenveen ainda está se acertando, e tropeçará no caminho. Mas mudou, é inegável. A ver a que lugar essas mudanças o levarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário