quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Guia da Eredivisie 2018/19: Zwolle

O Zwolle costuma confiar bastante em atacantes de referência na área. O ocupante do posto agora é Van Duinen (Henry Dijkman/VI Images)
Prins Hendrik Ende Desespereert Nimmer Combinatie - PEC Zwolle

Cidade: Zwolle
Estádio: Mac³Park (capacidade para 13.250 torcedores)
Apelidos: Zwollenaren, Dedos Azuis (em holandês, "Blauwvingers")
Títulos: nenhum, no Campeonato Holandês (uma Copa da Holanda e uma Supercopa da Holanda)
Patrocínio: Molecaten (empresa organizadora de acampamentos)
Técnico: John van’t Schip
Destaque: Ryan Thomas (meio-campista)
Fique de olho: Clint Leemans (meio-campista) e Mike van Duinen (atacante)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Temporada passada: 9º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
29 de junho - Berkum 1x3 Zwolle
3 de julho - Genemuiden 1x4 Zwolle
7 de julho - Dalfsen 0x5 Zwolle
10 de julho - Zwolle 2x5 Meppen-ALE
14 de julho - Zwolle 5x0 Excelsior
18 de julho - Gent-BEL 1x0 Zwolle
21 de julho - Hannover 96-ALE 3x1 Zwolle
28 de julho - Zwolle 3x1 Levante-ESP
4 de agosto - Zwolle x RKC Waalwijk
Principais chegadas: Kenneth Paal (D, PSV), Darryl Lachman (D, Willem II), Gustavo Hamer (M, Feyenoord), Clint Leemans (M, VVV-Venlo), Denis Genreau (M, Melbourne City-AUS), Vito van Crooij (A, VVV-Venlo) e Mike van Duinen (A, Excelsior)
Principais saídas: [Nicolás Freire (D, Torque-URU - repassado ao Palmeiras-BRA)], Philippe Sandler (D, Manchester City-ING), Ted van de Pavert (D, De Graafschap), Erik Bakker (M, De Graafschap), Wouter Marinus (M, Emmen), Mustafa Saymak (M, Rizespor-TUR), [Queensy Menig (A, Nantes-FRA)], Youness Mokhtar (A, Ankaragücü-TUR), Piotr Parzyszek (A, Piast Gliwice-POL), Anass Achahbar (A, NEC) e Stef Nijland (A, De Graafschap)
Valor de mercado: 20 milhões de euros (via Transfer Markt)


Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

O Zwolle foi uma das maiores decepções da temporada passada do Campeonato Holandês. Não que tenha sido nada horroroso - para um clube ainda pequeno, afinal, terminar em nono lugar é mais um passo no caminho da sustentação dentro da primeira divisão. No entanto, tendo em vista o modo como os "Dedos Azuis" haviam começado a temporada (terminando o primeiro turno em quarto lugar, jogando bem, com velocidade e ofensividade), o desempenho no returno foi preocupante: apenas três vitórias, segurando-se com dificuldade até perder a vaga nos play-offs pela Liga Europa, na última rodada. Foi bom, mas podia ter sido melhor. E a princípio, as perdas na janela de transferências causam ainda mais motivos para preocupação. Philippe Sandler, Youness Mokhtar, Mustafa Saymak, Stef Nijland, Piotr Parzyszek... todos deixaram os Zwollenaren.

Aí entra uma das razões que faz o clube se manter com regularidade na primeira divisão: o acerto nas contratações. Se apenas Younes Namli ficou entre os destaques ofensivos, vieram dois nomes capazes de obterem êxito: Clint Leemans, que teve boas atuações no VVV-Venlo, e Mike van Duinen, o "homem-gol" do Excelsior. No meio, Namli e Ryan Thomas armarão as jogadas. E a defesa conta com algum entrosamento: a experiência do goleiro Diederik Boer e do lateral esquerdo (e capitão) Bram van Polen, a dedicação do zagueiro Dirk Marcellis, tudo isso podendo ser mais protegido pela vinda do volante Gustavo Hamer (holandês nascido em Florianópolis). Tudo isso dá condições para que o técnico John van't Schip faça uma equipe capaz de repetir o que se viu na primeira metade do campeonato passado: atuações entre as mais agradáveis de se ver no futebol holandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário