domingo, 5 de agosto de 2018

Guia da Eredivisie 2018/19: Vitesse

Os gols de Matavz podem ajudar bastante o Vitesse na temporada (Broer van den Boom/VI Images)
Stichting Betaald Voetbal Vitesse


Cidade: Arnhem
Estádio: GelreDome (capacidade para 21.248 torcedores)
Apelidos: Vites, Arnhemmers 
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (1 Copa da Holanda) 
Patrocínio: Swoop (revendedora de eletrônicos usados)
Técnico: Leonid Slutsky
Destaque: Bryan Linssen (atacante)
Fique de olho: Khalid Karami (atacante)
Temporada passada: 6º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: Liga Europa - eliminado na terceira fase preliminar, pelo Basel-SUI
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa
Amistosos de pré-temporada:
6 de julho - Wolfsberger-AUT 2x1 Vitesse
9 de julho - Shakhtar Donetsk-UCR 4x1 Vitesse
13 de julho - Arsenal Tula-RUS 2x2 Vitesse
17 de julho - Lokomotiv Moscou-RUS 0x3 Vitesse
Principais chegadas: Eduardo (G, Chelsea-ING), Rasmus Thelander (D, Zürich-SUI), Khalid Karami (D, Excelsior), Jake Clarke-Salter (D, Chelsea-ING), Matus Bero (M, Trabzonspor-TUR), Hilary Gong (A, AS Trencín-ESQ), Martin Odegaard (A, Real Madrid-ESP)Charly Musonda (A, Chelsea-ING) e Oussama Darfalou (A, USM Alger-ALG)
Principais saídas: Guram Kashia (D, San Jose Earthquakers-EUA), Thomas Oude Kotte (D, Excelsior), [Matt Miazga (D, Chelsea-ING)], [Fankaty Dabo (D, Chelsea-ING)], [Mason Mount (M, Chelsea-ING)] e [Luc Castaignos (A, Sporting-POR)]
Valor de mercado: 26,08 milhões de euros (via Transfer Markt)


Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

A temporada passada terminou de modo até mais prazeroso do que se esperava para o Vitesse. Com um time irregular (podia tanto vencer o Ajax no turno e no returno quanto fraquejar costumeiramente na própria casa), a pressão da torcida aumentava, e o técnico Henk Fräser antecipou a saída já anunciada. Restou ao interino Edward Sturing apagar o incêndio. E deu certo, da melhor maneira possível: o time aurinegro melhorou na reta final da Eredivisie passada, viu jogadores fundamentais crescerem de produção - destaque para a trinca formada por Tim Matavz, Bryan Linssen e, principalmente, Mason Mount - e conseguiu surpreender nos play-offs pós-temporada, superando o Utrecht contra as expectativas e garantindo lugar na Liga Europa. Já era um cenário bem melhor para receber o russo Leonid Slutsky, novo técnico do Vites.

Porém, entre uma temporada e outra, houve aquele cenário com que o clube da cidade de Arnhem já se acostumou, parceiro oficioso que é do Chelsea: ver emprestados voltarem a Stamford Bridge, e outros chegarem para uma temporada. Porém, o clube saiu perdendo, na troca para 2018/19: saíram titulares absolutos, como Miazga e Mount, e o único nome notável a ter vindo dos Blues foi o veterano goleiro português Eduardo (titular da seleção de seu país na Copa de 2010), para ocupar uma posição vitimada pelas falhas de Remko Pasveer e as desconfianças sobre o jovem Jeroen Houwen. De quebra, Guram Kashia fará falta na zaga e na torcida, indo embora após oito anos de clube. Pelo menos, no meio-campo e no ataque seguem bons jogadores: Thulani Serero, Thomas Bruns, Tim Matavz, Bryan Linssen... é com eles que a torcida conta para que a temporada já possa começar bem. Superar o Basel, no difícil duelo da Liga Europa, já ajudará - além de um bom começo no Campeonato Holandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário