Memphis Depay começou a indicar o caminho. E a Holanda superou Montenegro para dar boas expectativas (AP) |
Após o empate contra a Noruega trazer pulgas atrás da orelha de torcida e imprensa que acompanham a seleção masculina da Holanda (Países Baixos), era necessária, pelo menos, uma atuação convincente contra Montenegro, nas eliminatórias da Copa de 2022. Pois bem: ela demorou, mas afinal veio. A goleada por 4 a 0, em Eindhoven, deixou claro que a Laranja está em boas condições na disputa (equilibrada) pela vaga direta no Mundial. No entanto, aqui e ali, ficaram alguns ajustes a serem feitos, antes da partida altamente decisiva de terça: contra a Turquia, líder do grupo G, em Amsterdã. Se serve de ânimo, a equipe dos Países Baixos deixou claro: tem plenas condições de passar pelo grande desafio daqui a três dias.
Preocupou no começo, é verdade. Na entrevista pós-jogo à emissora NOS, o técnico Louis van Gaal reconheceu: "Parecíamos nervosos, estressados". Talvez porque o roteiro fosse o mesmo visto na quarta-feira passada: uma Holanda com muita posse de bola, mas lenta, sem condições aparentes de superar um adversário muito compactado. Sem a bola, Montenegro recuava com defensores e meio-campistas muito próximos, diminuindo os espaços - e até assustou um pouco num desvio de Milutin Osmajic, aos 6'. A coisa só começou a melhorar para a Oranje quando os laterais participaram mais das jogadas - Denzel Dumfries na direita (mais), o estreante Tyrell Malacia na esquerda (um pouco menos).
Com maior participação de Steven Berghuis, novamente titular mesmo após críticas na quarta, as jogadas saíram. E as chances também: Memphis Depay quase fez aos 18' e aos 29' (este, após falha dos zagueiros), Davy Klaassen - novamente chegando bem à área - cabeceou no travessão aos 32', Cody Gakpo (outra boa atuação) teve o gol evitado pelo goleiro Matija Sarkic aos 33'. Se foi impossível fazer o gol em jogadas com bola rolando, um pênalti deu conta disso: aos 38', agarrado por Dusan Lagator na área, Memphis Depay sofreu pênalti. E ele mesmo bateu bem, no ângulo do lado oposto ao de Sarkic, para enfim fazer 1 a 0. Era o alívio de que a Holanda precisava. Alívio que poderia ter ficado maior logo aos 40', quando Memphis quase coroou outra boa atuação, num chute que passou perto.
O alívio ficou ainda mais necessário no começo do segundo tempo. Porque a Holanda indicou algumas desatenções na zaga. Começou com o erro de Georginio Wijnaldum aos 48', perdendo a bola para Stefan Mugosa. Teve outra vez com o recuo ainda pior de Malacia, aos 56', quase arruinando sua estreia. Se nada disso causou problemas à Holanda, foi por demérito dos atacantes (Mugosa perdeu as duas chances) - e por mérito de Justin Bijlow, que pegou o arremate aos 48', consertaria outra falha defensiva (Matthijs de Ligt e Stefan de Vrij, aos 70' - Virgil van Dijk ficou no banco) defendendo a tentativa de Mugosa e se consolidaria como um goleiro confiável para a torcida.
Um passe para o segundo gol, um golaço para fechar o placar: Gakpo só aumentou as boas impressões sobre ele na seleção (Pro Shots) |
Se o meio-campo pecava por demorar na continuação das jogadas (ainda mais Wijnaldum, em má atuação), pelo menos o trio de atacantes causava problemas à equipe montenegrina. Berghuis quase marcou por duas vezes, aos 50' e aos 53'. Wijnaldum também forçou Sarkic a trabalhar, aos 61'. E no minuto seguinte, Gakpo ajeitou para Memphis Depay fazer 2 a 0. Já amenizava um pouco a tensão em Eindhoven. E logo após Bijlow salvar o chute de Mugosa aos 70', Wijnaldum completou triangulação inesperada (Memphis roubou a bola e passou, Berghuis ajeitou) para fazer 3 a 0.
Aí, sim, a Holanda ficou bem em Eindhoven. Tão bem que Gakpo tirou um sorriso do rosto de Van Gaal ao fazer 4 a 0 com um belo chute colocado, acertando o ângulo esquerdo de Sarkic. E nada mais poderia dar errado para a Laranja, que se animou merecidamente com a goleada. Mas que tem ajustes a fazer antes do jogo contra a Turquia. Este, sim, turbinará o otimismo com a chance de estar na Copa - ou abalará novamente as expectativas.
A seleção masculina neerlandesa chegou à encruzilhada - e precisa superá-la. Mostrou condições disso.
Eliminatórias para a Copa de 2022 - Europa
Holanda 4x0 Montenegro
Data: 4 de setembro de 2021
Local: Philips Stadion (Eindhoven)
Juiz: Jesús Gil Manzano (Espanha)
Gols: Memphis Depay, aos 38' e aos 62', Georginio Wijnaldum, aos 73', Cody Gakpo, aos 76'
Holanda
Justin Bijlow; Denzel Dumfries, Stefan de Vrij, Matthijs de Ligt e Tyrell Malacia; Georginio Wijnaldum (Marten de Roon, aos 73'), Frenkie de Jong (Guus Til, aos 83') e Davy Klaassen; Steven Berghuis, Memphis Depay e Cody Gakpo (Steven Bergwijn, aos 77'). Técnico: Louis van Gaal
Montenegro
Matija Sarkic; Marko Vesovic (Marko Vukcevic, aos 51'), Stefan Savic (Marko Simic, depois do intervalo), Darko Tomasevic e Risto Radunovic; Adam Marusic (Sead Haksabanovic, aos 63'), Aleksandar Scekic, Dusan Lagator e Milutin Osmajic; Drasko Bozovic (Marko Raickovic, aos 63') e Stefan Mugosa. Técnico: Miodrag Radulovic
Nenhum comentário:
Postar um comentário