quinta-feira, 17 de junho de 2021

Sem brilho, com a vitória (e a vaga)

A Holanda brilhou menos do que na estreia. Mas conseguiu cumprir o que desejava: vitória, liderança do grupo e vaga nas oitavas de final (Pro Shots)

A seleção masculina da Holanda (Países Baixos) foi menos ofensiva em sua segunda partida na Euro 2020(+1). Seguiu mostrando algumas fragilidades na defesa, de vez em quando. Enfim, não mostrou o brilho ensaiado nos 3 a 2 da estreia contra a Ucrânia. Para ela, tudo bem: o pragmatismo lhe garantiu mais tranquilidade. Porque fez os gols que lhe possibilitaram controlar plenamente a partida contra a Áustria, vencendo por 2 a 0 e garantindo não só a classificação às oitavas de final, como também a primeira posição no grupo C. 

Para tentar criar no ataque, a Holanda investiu mais nos lançamentos longos, na fase inicial. No entanto, foi uma jogada individual que levou ao primeiro gol. Na verdade, a sequência dessa jogada: Stefan de Vrij (escalado inesperadamente na direita, com a volta de Matthijs de Ligt) veio da defesa ao ataque com a bola, mas preferiu cavar o pênalti. O juiz Orel Grinfeeld mandou seguir... só que, na sequência, Denzel Dumfries - outra vez muito ativo nos avanços pela direita - foi derrubado por David Alaba. O VAR alertou, o juiz reviu... e o pênalti foi marcado para Memphis Depay fazer seu primeiro gol na Euro, logo aos 10'.

Melhor para os Países Baixos. A entrada de De Ligt deixou a defesa mais segura. A ponto do time neerlandês poder se preocupar mais em controlar o jogo do que em tentar atacar. E ainda assim, sem o suspenso Marko Arnautovic, a Áustria perdia força ofensiva. Só trouxe algo mais perigoso aos 27', quando Christoph Baumgartner tentou jogada pela esquerda, e chutou, mas foi bloqueado por De Ligt. E a Laranja controlava o jogo, pela capacidade de Frenkie de Jong e Georginio Wijnaldum com a posse de bola: tanto para segurar, quanto para roubar, e ainda para avançar com ela. Ainda assim, só voltou a ameaçar no fim do primeiro tempo em Amsterdã, pelos avanços de Patrick van Aanholt. O primeiro rendeu inversão para Wout Weghorst cruzar - e Memphis Depay perder excelente chance. No minuto seguinte, de novo Van Aanholt cruzou, para Georginio Wijnaldum bater - aí, mérito de Andreas Ulmer, que evitou o gol com o pé, na pequena área.

Tais chances poderiam ter feito falta, diante de um adversário mais forte. Porque, em que pese uma chance de Wijnaldum no começo do segundo tempo, aos 49', a Áustria teve mais espaço para tentar o ataque, diante de uma Holanda excessivamente cautelosa. Só faltou o poderio ofensivo, mesmo: de chances reais, os austríacos só tiveram o chute de Marcel Sabitzer, impedido por Daley Blind aos 58'. Era a senha: para não ter uma péssima surpresa, a Oranje precisava voltar a avançar. Voltou aos 61': numa bola parada (escanteio de Depay), Weghorst só teve o gol impedido pela defesa de Daniel Bachmann - e De Ligt, pela perna de Aleksandar Dragovic na pequena área.

Dumfries (direita) voltou a brilhar: avançou bastante, sofreu o pênalti do primeiro gol, ele mesmo fez o segundo (Pro Shots)

Aí entraram os méritos de Frank de Boer - sim, ele os tem. Uma das alterações feitas logo depois deu certo: Donyell Malen trouxe a velocidade que Weghorst já não poderia dar no ataque. Praticamente em sua primeira colaboração, ele puxou o contragolpe que Dumfries concluiu, para o 2 a 0 que premiou outra excelente atuação do lateral direito - e tranquilizou de vez a Laranja. Vieram apenas lances esparsos da Áustria depois. Um chute de Alaba aos 81', um cabeceio de Karim Onisiwo aos 84', e mais nada. Além do mais, Wijnaldum e Frenkie de Jong seguiram com o domínio no meio-campo.

Se a vitória na estreia foi animadora, o segundo triunfo da Holanda na Euro teve menos brilho. Algo compensado pela garantia de que a Laranja não passará vexame: já está com o primeiro lugar assegurado no grupo C, já está nas oitavas de final. Só não está firme, ainda.

Euro 2020 - fase de grupos - Grupo C
Holanda 2x0 Áustria

Local: Johan Cruyff Arena (Amsterdã)
Data: 17 de junho de 2021
Árbitro: Orel Grinfeeld (Israel)
Gols: Memphis Depay, aos 10'; Denzel Dumfries, aos 67'

Holanda
Maarten Stekelenburg; Denzel Dumfries, Matthijs de Ligt, Stefan de Vrij, Daley Blind (Nathan Aké) e Patrick van Aanholt (Owen Wijndal); Marten de Roon (Ryan Gravenberch), Georginio Wijnaldum e Frenkie de Jong; Memphis Depay (Luuk de Jong) e Wout Weghorst (Donyell Malen). Técnico: Frank de Boer

Áustria
Daniel Bachmann; Stefan Lainer, Aleksandar Dragovic (Philipp Lienhart), Martin Hinteregger e Andreas Ulmer; David Alaba, Konrad Laimer (Florian Grillitsch), Xaver Schlager (Karim Onisiwo) e Christoph Baumgartner (Valentino Lazaro); Michael Gregoritsch (Sasa Kalajdzic) e Marcel Sabitzer. Técnico: Franco Foda

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário