quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Guia da Eredivisie 2024/25: AZ

Troy Parrott (à esquerda) chegou para ser o "homem-gol", após a saída de Pavlidis. Caberá a ele tentar ser um dos pilares de um renovado AZ (Divulgação/AZ Alkmaar)

Alkmaar Zaanstreek


Cidade: Alkmaar
Estádio: AFAS Stadion (capacidade para 17.023 torcedores)
Apelidos: Alkmaarders
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses 
Patrocínio: Kansino (empresa de apostas online)
Técnico: Maarten Martens
Destaque: Sven Mijnans (meio-campista)
Fique de olho: Peer Koopmeiners (meio-campista) e Troy Parrott (atacante)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 4º colocado
Copas europeias: Liga Europa (fase de grupos)
Objetivo: vaga direta em competições europeias/três primeiras posições
Amistosos de pré-temporada:
28 de junho - AZ 6x0 AEK-GRE
6 de julho - AZ 6x1 Nordsjaelland-DIN
13 de julho - AZ 8x0 Excelsior
20 de julho - AZ 3x0 Kortrijk-BEL
24 de julho - AZ 2x1 Aris-GRE
31 de julho - AZ 1x1 Le Havre-FRA
3 de agosto - AZ 1x0 Stoke City-ING
Principais chegadas: Jeroen Zoet (G, Spezia-ITA), Seiya Maikuma (D, Cerezo Osaka-JAP), [Peer Koopmeiners (M, Almere City)], [Zico Buurmeester (M, VVV-Venlo)][Mexx Meerdink (A, Vitesse)] e Troy Parrott (A, Tottenham-ING)
Principais saídas: Mathew Ryan (G, Roma-ITA), [Peter Vindahl Jensen (G, Sparta Praga-TCH)], Yukinari Sugawara (D, Southampton-ING), Finn Stam (D, Groningen), [Tiago Dantas (M, Benfica-POR)], Dani de Wit (M, Bochum-ALE), Myron van Brederode (A, Fortuna Düsseldorf-ALE), [Jens Odgaard (A, Bologna-ITA)] e Vangelis Pavlidis (A, Benfica-POR)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Já durante a temporada passada, ficava a impressão de que o AZ vivia uma mudança de ciclo - se havia fim, o começo era simultâneo. Prova disso era a mudança de técnicos: uma má fase, Pascal Jansen demitido, e Maarten Martens penou um pouco até achar o seu jeito de treinar a equipe, os Alkmaarders se equilibraram (também, contando com os gols de Vangelis Pavlidis, um dos goleadores da Eredivisie, ficou mais fácil...) e alcançaram o que já estão acostumados a alcançar - uma vaga em torneio europeu, no caso, a Liga Europa. 2023/24 terminou, e a preparação para a temporada atual só ampliou a impressão da mudança de ciclo: Pavlidis conseguiu a transferência que esperava tanto - e até começa promissor no Benfica -, Dani de Wit é outra cara conhecida que deixou Alkmaar, Yukinari Sugawara também era saída esperada. Até por isso, as reposições foram encaminhadas. E bem encaminhadas. 

Se o papel de "homem-gol" ficou com uma lacuna, o irlandês Troy Parrott ganhou a aposta - e até faz por merecê-la, pois foi um dos nomes mais esforçados para tentar ajudar o Excelsior a ficar na primeira divisão. Não conseguiu, mas marcou gols a ponto de merecer ser contratado em definitivo pelo AZ. Mais atrás, outro lateral direito japonês, Seiya Maikuma, chega para ganhar cancha e se desenvolver como aconteceu com Sugawara. No meio-campo, Peer Koopmeiners teve ritmo de jogo no empréstimo ao Almere City, e voltará para tentar se afirmar de vez no AZ como o irmão Teun o fez. Isso, sem contar a geração de jovens que deverá ter ainda mais espaço nesta temporada: Enoch Mastoras, Kees Smit, Ernest Poku, Mexx Meerdink (outro voltando de empréstimo), o goleiro Rome-Jayden Owusu-Oduro (escolhido como titular para o gol), até Ruben van Bommel, que não é da base do clube mas já deu certo. Eles serão comandados por nomes mais experientes, como Jordy Clasie. Assim, o AZ tentará reagir para se aproximar do Twente e retomar sua força como "melhor do resto" no Campeonato Holandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário