quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Guia da Eredivisie 2024/25: PSV

Driouech era um nome desejado faz tempo, e enfim chega ao PSV. Que tem alguns ajustes a fazer, mas tem nomes e condição de se manter favorito ao bi (Pro Shots)

Philips Sport Vereniging

Cidade: Eindhoven   
Estádio: Philips Stadion (capacidade para 36.500 torcedores)
Apelidos: Boeren (em holandês, "fazendeiros" - referência ao grande número de fazendas e áreas verdes na região onde fica Eindhoven); Eindhovenaren (nativos de Eindhoven) 
Títulos: 25 Campeonatos Holandeses (merecem destaque 1 Copa dos Campeões, 1 Copa da UEFA e 10 Copas da Holanda) 
Patrocínio: Brainport Eindhoven (conglomerado formado por cinco empresas de Eindhoven)
Técnico: Peter Bosz
Destaque: Luuk de Jong (atacante)
Fique de olho: Couhaib Driouech (atacante)
Brasileiros no elenco: Mauro Júnior (ala esquerdo)
Temporada passada: Campeão
Copas europeias: Liga dos Campeões (fase de grupos)
Objetivo: Título
Amistosos de pré-temporada:
6 de julho - PSV 0x3 Anderlecht-BEL
13 de julho - PSV 1x1 Club Brugge-BEL
20 de julho - Paderborn-ALE 1x2 PSV
20 de julho - Paderborn 2x1 PSV
24 de julho - PSV 3x2 FC Eindhoven
27 de julho PSV 2x1 Valencia-ESP
Principais chegadas: [Sergiño Dest (D, Barcelona-ESP)], Rick Karsdorp (D, Roma-ITA), Adamo Nagalo (D, Nordsjaelland-DIN), Ryan Flamingo (D/M, Utrecht), [Fredrik Oppegard (D, Heracles Almelo)], [Malik Tillman (M/A, Bayern de Munique-ALE)], Couhaib Driouech (M/A, Excelsior) e [Jason van Duiven (A, Almere City)]
Principais saídas: Boy Waterman (G, encerrou carreira), Jordan Teze (D, Monaco-FRA), Shurandy Sambo (D, Burnley-ING), André Ramalho (D, Corinthians-BRA), [Armel Bella-Kotchap (D, Southampton-ING)], [Patrick van Aanholt (D, Galatasaray-TUR)], Mohamed Nassoh (A, Sparta Rotterdam) e Hirving Lozano (A, San Diego-EUA - transferência só ocorrerá em janeiro de 2025)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Está tudo bem com o PSV? Quase tudo bem. Tudo bem porque, em boa parte, os responsáveis pela campanha quase irretocável do 25º título holandês da história do clube de Eindhoven continuam por lá. No banco, Peter Bosz, agora com pleno domínio do grupo que tem em mãos. Na defesa, Olivier Boscagli; no meio-campo, a dupla dinâmica Joey Veerman-Jerdy Schouten, que teve caminhos diferentes na Eurocopa pela Holanda (Veerman saiu enfraquecido; Schouten começou mal mas terminou bem). Mais à frente, Johan Bakayoko, Malik Tillman, Guus Til, Ismael Saibari, Noa Lang - este, recuperado do grave problema muscular que o afligiu em 2023/24 -, Hirving Lozano (que sai em janeiro de 2025), Ricardo Pepi. E no ataque, entronizado há muito tempo como um dos grandes ídolos da história do clube, Luuk de Jong. Nada mal. Contudo-todavia-entretanto, há que se atentar para possíveis problemas que os Boeren possa ter.

Para começo de conversa, a lateral direita: Rick Karsdorp foi buscado nos últimos dias da janela de transferências, já que Jordan Teze saiu, e Sergiño Dest, que poderia quebrar galho por ali, segue se recuperando de grave lesão no joelho (ainda assim, é tão importante para o time que foi comprado em definitivo - elogiável voto de confiança). Na zaga, André Ramalho fará alguma falta - embora Ryan Flamingo, muito bem e versátil no Utrecht (pode ser zagueiro ou volante, pela direita), chegue bem encaminhado para ser titular. Até conseguirem se equilibrar defensivamente, os Eindhovenaren podem sofrer - por sinal, já sofreram na Supercopa da Holanda, com sérias dificuldades para conter bolas longas do Feyenoord. Além do mais, nomes como Schouten e Bakayoko ainda podem sair. De todo modo, o atual campeão vai se preparando, com contratações como a de Couhaib Driouech, mais um meia com capacidade de jogar pelas pontas. Assim, mesmo com os pontos de interrogação, mesmo que não esteja tudo 100% bem... o PSV segue em condições de comprovar seu favoritismo e defender seu título conquistando outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário