quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Guia da Eredivisie 2024/25: Sparta Rotterdam

Julian Baas é reforço para auxiliar um Sparta Rotterdam muito bem entrosado para tentar outra boa temporada no Campeonato Holandês (Sparta Rotterdam/Divulgação)

Sparta Rotterdam

Cidade: Roterdã  
Estádio: Het Kasteel (capacidade para 11.026 torcedores)
Apelido: Kasteelheren (em holandês, "Donos do Castelo" - referência ao nome do estádio, "o castelo" em holandês) 
Títulos: 6 Campeonatos Holandeses (apenas um na era profissional, em 1958/59)
Patrocínio: De Goudse Verzekeringen (seguradora)
Técnico: Jeroen Rijsdijk
Destaques: Koki Saito (atacante)
Fique de olho: Metinho (meio-campo)
Brasileiros no elenco: Metinho (meio-campo)
Temporada passada: 8º colocado
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: play-offs por vaga na Conference League
Amistosos de pré-temporada:
29 de junho - Excelsior ’20 (amador) 0x6 Sparta Rotterdam
3 de julho - VV Nieuwenhoorn (amador) 0x8 Sparta Rotterdam
6 de julho - Excelsior Maassluis 0x7 Sparta Rotterdam
13 de julho - ADO Den Haag 1x1 Sparta Rotterdam
19 de julho - Roda JC 0x1 Sparta Rotterdam
27 de julho - Willem II 2x4 Sparta Rotterdam
30 de julho - Sparta Rotterdam 4x1 PAS Lamia-GRE
3 de agosto - Sparta Rotterdam 2x1 NAC Breda
Principais chegadas: Boyd Reith (D, Roda JC), Teo Quintero (D, Deinze-BEL), Jafar Bynoe (M, Bologna-ITA), Metinho (M, Troyes-FRA), Julian Baas (M, Excelsior), Kayky (A, Manchester City-ING) e Mohamed Nassoh (A, PSV) 
Principais saídas: Bart Vriends (D, Adelaide United-AUS), Tijs Velthuis (D, Salernitana-ITA), Django Warmerdam (D, Excelsior) e [Koki Saito (A, SK Lommel-BEL - repassado ao Queens Park Rangers-ING)]

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

Nem mesmo a nova decepção de sequer chegar à final dos play-offs pela vaga holandesa na Conference League (eliminado pelo Utrecht na semifinal) ameniza o gosto delicioso que a torcida dos Spartanen está sentindo, nas temporadas recentes. Afinal de contas, fazia muito tempo - desde os anos 1980, mais precisamente - que o clube de Roterdã não tinha perspectivas tão boas, incluindo até mesmo chance de participação em torneios europeus. Melhor ainda é saber que o clube começa 2024/25 com boas possibilidades de repetir a dose.

Em primeiro lugar, o técnico Jeroen Rijsdijk já tem o grupo de jogadores na mão. Em segundo lugar, entre os titulares, a única perda mais sentida é a do atacante Koki Saito. E em terceiro lugar, o time está mais do que entrosado, com uma base pronta há pelo menos dois anos. No gol, Nick Olij, que por pouco não foi à Eurocopa com a Holanda (Países Baixos); no meio, o trio Jonathan de Guzmán-Joshua Kitolano-Tobias Lauritsen; e no ataque, se Saito está fora, Shunsuke Mito - boa participação pelo Japão no futebol masculino dos Jogos Olímpicos - e Tobias Lauritsen já têm um companheiro pronto no canadense Charles-Andreas Brym. Então, vieram poucas contratações, como o meio-campo Julian Baas. Porque, na verdade, o Sparta parece pronto, agradavelmente pronto, para mais uma boa campanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário