quarta-feira, 26 de maio de 2021

Os 26 holandeses na Euro: Gravenberch

 
Gravenberch já é considerado promissor há muito tempo na Holanda. Dificilmente terá chances na Euro. Mas se tiver... (Pro Shots/onsoranje.nl)

Ficha técnica
Nome: Ryan Jiro Gravenberch
Posição: Meio-campista
Data e local de nascimento: 16 de maio de 2002, em Amsterdã 
Clube na carreira: Ajax (desde 2018)
Desempenho na seleção: 3 jogos, desde 2020 
Torneios pela seleção: Liga das Nações (2020/21)

Há pelo menos quatro anos, Ryan Gravenberch é visto como um dos mais talentosos jogadores jovens vindos nesta geração holandesa. Pelo menos no Ajax, após algum tempo de preparação, o meio-campista de 19 anos já confirmou que merece os bons augúrios, tendo sido titular absoluto na boa temporada que o clube de Amsterdã fez. Na seleção, Gravenberch também já conseguiu espaço, antecipadamente saltando da sub-21 para a principal em questão de meses. Se tiver a oportunidade na Euro, pode aproveitar.

Mais um descendente de surinameses nascido nos Países Baixos, mais um nome com parente próximo que também seguiu carreira no futebol (no caso, o irmão Danzell Gravenberch, atacante do Sparta Rotterdam), Gravenberch começou a bater bola no amador AVV Zeeburgia. Até 2010: aos oito anos de idade, ele já tomou o caminho do Ajax. 

Ele passaria os oito anos em De Toekomst, a escola de formação de jogadores do Ajax. Lá, Gravenberch se desenvolveria e acharia seu estilo nos oito anos de categorias de base. Jogando no meio-campo, se tornava um jovem alto, capaz de ver bem o jogo, ganhando capacidade para dar bons passes e até chegar ao ataque. Bem ao gosto de times que prezam a posse de bola, como... o Ajax. Nem poderia ser diferente, é claro.

Assim como é claro que Gravenberch começou a ter oportunidades no time B do Ajax - e nas seleções de base da Holanda - tão logo mostrou força física para suportar partidas (um pouco) mais exigentes. Inclusive, começou até antes em seleção do que em clube: mais precisamente, em 2017, jogando tanto pela equipe holandesa sub-15 quanto pela sub-16. No Ajax, ainda teve mais uma temporada de maturação, jogando na equipe sub-19 que disputou a Liga Jovem da UEFA em 2017/18. E recebeu o principal carimbo de revelação que um Ajacied pode receber: foi eleito o "Talento do Ano" pelo próprio clube, em tradicional votação da torcida.

Finalmente, na temporada 2018/19, Gravenberch recebeu a chance no time B do Ajax: já começou como titular na campanha do Jong Ajax pela segunda divisão, atuando em 27 partidas e marcando dois gols. Só que fez mais, ainda naquele começo de temporada: o meio-campista foi relacionado para o grupo principal do Ajax que enfrentaria o PSV num clássico, pela 6ª rodada do Campeonato Holandês. 

Nesta substituição, em 2018, Gravenberch se tornava o mais jovem jogador da história do Ajax no Campeonato Holandês (Pro Shots)

E naquele 23 de setembro de 2018, o rival de Eindhoven pode até ter ganho (3 a 0), mas Gravenberch entrou para quebrar recordes: aos 38 minutos do segundo tempo, substituiu David Neres para se tornar o mais jovem jogador da história do Ajax no Campeonato Holandês, aos 16 anos e 130 dias, batendo recorde que Clarence Seedorf estabelecera em 1992. Três dias depois, começou jogando contra o Te Werve, pela segunda fase da Copa da Holanda. Fez um gol, nos 7 a 0 da vitória do Ajax: Gravenberch se tornava o mais jovem autor de um gol na história do clube de Amsterdã. Não jogou mais pelo time principal naquela temporada. Nem precisaria. Além do mais, Gravenberch também jogou em duas seleções de base num só 2018: a sub-17 e a sub-19.

Na temporada 2019/20, embora ainda tenha começado pelo Jong Ajax, Gravenberch já era jogador promovido ao grupo principal. Teve mais aparições por ele, não só na Eredivisie (nove jogos e dois gols - um deles, na goleada por 6 a 1 sobre o ADO Den Haag, ajudou-o a ser considerado o melhor da partida pela 18ª rodada) mas até na Liga Europa (atuou na partida de volta contra o Getafe, na segunda fase, quando o time foi eliminado). A pandemia encerrou forçosamente a temporada, mas saídas como a de Hakim Ziyech já indicavam: o espaço para Gravenberch virar titular absoluto do Ajax estava se abrindo.

Na seleção sub-21 da Holanda, Gravenberch não só se tornou titular absoluto já em meio à pandemia, como foi um dos destaques na reta final das eliminatórias da Euro da categoria, quando a Laranja Jovem assegurou a volta ao torneio, após oito anos. Quando a temporada 2020/21 enfim pôde começar, já era claro: seria a temporada para Gravenberch enfim conseguir confirmar seu talento.

Gravenberch se entrosou bem com Davy Klaassen - e justificou a confiança, com domínio de bola no meio-campo (Pro Shots)

Conseguiu. O jovem rapidamente ganhou entrosamento com Davy Klaassen, retornado a Amsterdã: mostrou capacidade tão grande quanto o repatriado Klaassen para iniciar as jogadas ou para chegar à frente nas finalizações. Enquanto um ia à frente, o outro protegia a defesa. Mais escalado na esquerda, Gravenberch teve ótimo desempenho no título do Ajax pelo Campeonato Holandês: 31 jogos, três gols, cinco passes para o gol. Pela Liga dos Campeões, também colaborou: fez pelo menos uma excelente partida (contra o Midtjylland-DIN, na quarta rodada da fase de grupos), coroada com belo gol.

Se o surgimento no Ajax vinha e vem sendo fulgurante, a sorte o ajudou na seleção principal da Holanda, de certa forma. Nas duas últimas rodadas da fase de grupos da Liga das Nações, contra Bósnia e Polônia, Tonny Vilhena era um dos meio-campistas convocados. Mas Vilhena testou positivo para o novo coronavírus: obviamente cortado para cumprir a quarentena, deixou lacuna na convocação. Gravenberch a preencheu: se estava entre os convocados da seleção sub-21, foi "promovido" e ficou no banco da Laranja nas vitórias contra bósnios (3 a 0) e poloneses (2 a 1).

Para o técnico Frank de Boer, foi o suficiente. Continuando bem no Ajax, Gravenberch foi incluído na convocação para as três primeiras rodadas nas eliminatórias da Copa de 2022. Mais: ganhou enfim seus primeiros jogos pela Laranja, vindo a campo nas três partidas da qualificação (derrota para a Turquia, vitórias contra Letônia e Gibraltar), em março passado. E terminou a temporada com dois títulos pelo Ajax, no campeonato e na copa neerlandeses - aliás, abriu o placar na final da Copa da Holanda. Gravenberch tem a Euro para sinalizar que uma revelação surge nos Países Baixos. Mesmo se jogar pouco no torneio continental, há muito tempo para justificar as expectativas. Já mostrou que pode.

(Pro Shots)


Nenhum comentário:

Postar um comentário