terça-feira, 25 de maio de 2021

Análise da temporada: RKC Waalwijk

O RKC Waalwijk teve a sua segunda chance. Com algumas contratações pontuais, algum esforço e alguma sorte, aproveitou-a e seguirá na Eredivisie (Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images)

Colocação final: 15º lugar, com 30 pontos (na frente do Emmen pelo melhor saldo de gols)
No turno havia sido: 15º colocado, com 14 pontos
Time-base: Lamprou; Bakari, Touba, Meulensteen e Quasten; Tahiri, Anita e Van der Venne; Daneels (Sow), Oosting e Stokkers
Técnicos: Fred Grim
Maior vitória: RKC Waalwijk 3x0 Heracles Almelo (23ª rodada)
Maior derrota: RKC Waalwijk 1x4 PSV (13ª rodada)
Principal jogador: Richard van der Venne (meio-campista)
Artilheiro: Finn Stokkers (atacante), com 5 gols
Quem deu mais passes para gol: Anas Tahiri (meio-campista, com 4 passes para gol
Quem mais partidas jogou: Kostas Lamprou (goleiro), que jogou todas as 34 partidas
Copa nacional: eliminado na primeira fase, pelo Cambuur (segunda divisão)
Competições continentais: nenhuma

Em 2019/20, o RKC Waalwijk foi um dos clubes felizardos a serem salvos do virtual rebaixamento, com a interrupção do Campeonato Holandês em razão da pandemia de COVID-19. Mas esse alívio logo era suplantado pela consciência no clube de Waalwijk: ou melhorava, ou passaria outra temporada de sufoco. Por mais paradoxal que pareça, o RKC teve sérias dificuldades outra vez. Mas melhorou. Deu respaldo ao trabalho do técnico Fred Grim, que já conhecia o grupo. Teve méritos em algumas contratações pontuais - como Vurnon Anita, que foi nome-chave no meio-campo, e Thijs Oosting, vindo emprestado no meio da temporada para tornar o ataque mais veloz. E viu velhos conhecidos seguirem sendo confiáveis, como o goleiro Kostas Lamprou - esporadicamente defendendo pênaltis - e o meio-campista Richard van der Venne.

As derrotas esperadas sempre vinham. Ainda assim, de vez em quando o RKC deixava claro que tinha capacidade para escapar da queda, com uma surpresa ou outra: por exemplo, os empates contra Feyenoord (2 a 2, 6ª rodada) e Vitesse (1 a 1, 20ª rodada). Já na reta final, o clube deixou até o Willem II para trás, ficando nas posições limítrofes para se salvar. Em meio ao equilíbrio da disputa contra o rebaixamento, voltou a se ver em dificuldades. Mas teve dois jogos decisivos: na 32ª rodada, em confronto direto contra o também ameaçado VVV-Venlo, saiu com um ponto fora de casa no 3 a 3. E na penúltima rodada, garantiu a salvação, com a virada para cima do Twente (2 a 1, em casa). Se recebeu a segunda chance pelo inesperado da pandemia, aproveitou-a com algum mérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário