quarta-feira, 26 de maio de 2021

Os 26 holandeses na Euro: Koopmeiners

 
Por muito tempo Koopmeiners causou uma dúvida: seria prioritário da seleção sub-21 ou teria chances na Holanda principal? De Boer escolheu: ele vai à Euro adulta (Pro Shots/onsoranje.nl)

Ficha técnica
Nome: Teun Koopmeiners
Posição: Meio-campista
Data e local de nascimento: 28 de fevereiro de 1998, em Amsterdã 
Clube na carreira: AZ (desde 2017) 
Desempenho na seleção: 1 jogo, desde 2020
Torneios pela seleção: nenhum

Ele bem que pode ser considerado um dos melhores jogadores do Campeonato Holandês recém-encerrado. O melhor jogador do AZ, certamente já é: titular inquestionável no meio-campo da equipe de Alkmaar, capitão, importante até em termos ofensivos. Mas Teun Koopmeiners tinha até mais importância na seleção sub-21 da Holanda, da qual também é membro certo, do que na equipe principal masculina dos Países Baixos. Ainda assim, nas constantes conversas com o técnico da Laranja Jovem, Erwin van de Looi, para se certificar quais nomes do sub-21 serviriam para a principal, Frank de Boer preferiu apostar em Koopmeiners. E por isso, ele está na Euro principal - e não na sub-21, em cujo mata-mata a Holanda estava.

Koopmeiners simboliza o crescimento de qualidade nas categorias de base do AZ, mais do que qualquer um dos seus colegas de clube - estejam na seleção sub-21, como o atacante Calvin Stengs, ou na principal, como o lateral esquerdo Owen Wijndal. Nativo de Amsterdã, se iniciou no futebol no Vitesse '22, clube amador (nada a ver com o conhecido Vitesse de Arnhem), e chegou ao AZ em 2009. Em Alkmaar o futuro meio-campista faria toda a sua formação futebolística. Que daria frutos a partir de 2015, com sua chegada a uma seleção de base - no caso, a sub-17. Na temporada 2016/17, o fruto foi mais saboroso: com 19 partidas e dois gols marcados, Koopmeiners fez parte da campanha do título da Tweede Divisie (terceira divisão holandesa), dando ao time B do AZ o acesso à segunda divisão. De quebra, 2016 foi ano de se estabelecer na seleção sub-19, pela qual fez 13 partidas.

No começo da temporada 2017/18, Koopmeiners ainda se alternou entre o segundo e o primeiro times do AZ, fazendo sete jogos e um gol pelo Jong AZ na segunda divisão. Simultaneamente, já tivera sua primeira experiência na equipe de cima, vindo do banco para os últimos 24 minutos da goleada imposta pelo Feyenoord ao AZ, na 7ª rodada do Campeonato Holandês (4 a 0). Passaram-se poucas rodadas até a decisão do técnico John van den Brom: efetivá-lo em definitivo no time de cima. A partir da metade daquela temporada, o jovem de 19 anos já se consolidava como titular no meio-campo: jogando pela esquerda, já até fez um gol, além de auxiliar os Alkmaarders a chegarem à final da Copa da Holanda.

Na temporada 2018/19, Koopmeiners não só se estabeleceu definitivamente como titular do AZ, como também chegou para ocupar lugar e não perdê-lo mais na seleção sub-21 da Holanda, a partir da campanha nas eliminatórias da Euro da categoria. Em Alkmaar, foram 32 jogos pelo Campeonato Holandês, com oito gols marcados. Quantidade já notável. Ainda mais porque Koopmeiners jogou fora de sua posição preferida: a pedidos do técnico, sem zagueiro confiável o suficiente para dividir o miolo da defesa com o veterano Ron Vlaar, o meio-campista atuou recuado durante a maior parte da temporada. Mesmo cumprindo a tarefa tática, ficou desagradado pela preferência em jogar no meio-campo.

No AZ, o capitão Koopmeiners indica o caminho a seguir - e assume a responsabilidade nas bolas paradas (BSR Agency)

Pois o problema foi plenamente resolvido, em 2019/20. John van den Brom deixou o AZ, o auxiliar Arne Slot foi promovido para treinar a equipe de Alkmaar. Com a recuperação do grego Pantelis Hatzidiakos para dividir a zaga com Vlaar, enfim Koopmeiners pôde ser adiantado para voltar ao meio-campo. Mais: Arne Slot designou o jovem de 20-para-21 anos como capitão da equipe. E seu desempenho foi turbinado em campo. Se fez pouca diferença na campanha pela Liga Europa (até fez três gols, mas o AZ caiu na segunda fase), Koopmeiners foi um dos principais responsáveis pela excepcional trajetória dos Alkmaarders no Campeonato Holandês. Virou o principal cobrador de bolas paradas no AZ, deu qualidade à saída de bola, revelou-se mais goleador do que se esperava - foram 11 gols em 25 partidas -, nenhuma das jogadas do time passava sem tê-lo participando (97,9% de toques na bola). Enfim, Koopmeiners foi um dos símbolos de uma campanha em que o AZ prometia disputar o título holandês ponto a ponto com o Ajax... até a pandemia deixar todo o esporte em segundo plano.

Quando o futebol pôde retornar nos Países Baixos, Koopmeiners rapidamente retomou o nível exibido pré-pandemia. Na verdade, até melhorou. De meio-campista, o nativo de Amsterdã bem pôde ser considerado um "todocampista": voltou a ser improvisado na zaga às vezes, novamente foi o dínamo do meio-campo, sem deixar de auxiliar no ataque. Além do mais, Teun mostrou precisão nas bolas paradas, nos chutes de fora da área, nos pênaltis (bem, nestes, nem tanto - errou duas cobranças)... pelo Campeonato Holandês, 15 gols em 31 partidas, rendendo uma excelente média. Mesmo superando o AZ para ser vice-campeão, o PSV foi uma vítima que exemplificou o que Koopmeiners poderia fazer. Na vitória do time de Alkmaar em Eindhoven (3 a 1, 16ª rodada da Eredivisie), Koopmeiners fez belíssimo gol, completando escanteio de calcanhar. E quando o AZ venceu o PSV de novo - 2 a 0, na 27ª rodada -, o meio-campista deixou mais um nas redes, em chute de fora da área.

A capacidade técnica mostrada no AZ já fez de Koopmeiners merecedor de uma convocação para a seleção principal da Holanda, a primeira sob o comando de Frank de Boer, ainda em 2020. No primeiro jogo da Laranja sob novo técnico, o meio-campista teve grande chance: atuou os 90 minutos da derrota por 1 a 0 sobre o México. Ainda assim, sua importância maior era para a seleção sub-21: com três gols em sete jogos, Teun foi de novo um nome notável na campanha que levou de volta a Laranja Jovem à Euro da categoria.

Na fase de grupos da Euro sub-21, Koopmeiners decepcionou um bocado: não foi tão ofensivo quanto se acostumara a ser nas eliminatórias. Até se mostrou lento: chegou a ser suspenso para a rodada final do grupo A, contra a Hungria, pelos cartões amarelos tomados. Pelo menos, a Holanda conseguiu compensar isso com a classificação ao mata-mata.

E pelo menos, Koopmeiners convenceu Frank de Boer pelo que fez no AZ. Por isso, foi "promovido" de seleção. Na Euro principal, tem alguma chance de consolidar os boatos que já sugerem sua transferência. Pelo menos seu "sucessor" já está pronto: no time B do AZ, já está jogando o meio-campista Peer Koopmeiners, seu irmão...

(ANP/Maurice van Steen)


Nenhum comentário:

Postar um comentário