quarta-feira, 26 de maio de 2021

Os 26 holandeses na Euro: Gakpo

 
Gakpo veio bem durante a temporada, no PSV. Mas ainda parecia jogador para o futuro da seleção adulta. O futuro virou presente com sua ótima atuação na Euro sub-21 (Pro Shots/onsoranje.nl)


Ficha técnica
Nome: Cody Mathès Gakpo
Posição: Atacante
Data e local de nascimento: 7 de maio de 1999, em Eindhoven
Clubes na carreira: PSV (desde 2018)
Desempenho na seleção: nenhum jogo
Torneios pela seleção: nenhum

Cody Gakpo é mais um caso daqueles novatos que estão sendo levados a uma grande competição mais pelo que poderão fazer no futuro do que pelo que fazem atualmente. Tanto que sequer fez partidas pela seleção principal. Mas o embalo vivido pelo atacante do PSV em 2021 tornou os pedidos por sua convocação mais fortes. Não só pelo que fez no time de Eindhoven, mas também (e até principalmente) pelo feito na fase de grupos da Euro sub-21: numa Holanda que tinha bons atacantes, Gakpo foi o melhor de todos, marcando gols que ajudaram a Laranja Jovem a escapar da eliminação precoce. O prêmio vem agora, com a aposta para a Euro principal.

Nascido em Eindhoven, nem é de se impressionar tanto que o filho de pai togolês e mãe holandesa tenha ido diretamente para o PSV desde que quis ser futebolista mais a sério. Já aos oito anos de idade, Gakpo começou nos infantis do clube da Philips. E lá fez toda a sua formação nos campos, até a temporada 2016/17, quando começou a entrar na reta final rumo à fase adulta da carreira. Pelo time sub-19 do PSV, Gakpo participou de boa campanha na Liga Jovem da UEFA, quando o clube chegou às oitavas de final. Na equipe B dos Boeren, o atacante estreou em novembro de 2016, contra o Helmond Sport, pela rodada da segunda divisão holandesa. E também fez sua primeira partida numa seleção masculina de base nos Países Baixos - no caso, a sub-18.

Passo a passo, Gakpo consolidou sua participação no time B do PSV durante a temporada 2017/18. Na campanha do Jong PSV pela segunda divisão, já foram mais jogos (13) e, enfim, gols (7). O atacante também já estava com seu estilo de atuação melhor definido: alto, Gakpo começava a se notabilizar pela ponta esquerda, com bons dribles e boas finalizações. De quebra, ainda teve uma participação na campanha do título do PSV pelo Campeonato Holandês, ainda que minúscula - entrou para os acréscimos na vitória por 3 a 1 sobre o Feyenoord, na 25ª rodada da Eredivisie, em 25 de fevereiro de 2018. Finalmente, o salto nas seleções inferiores dos Países Baixos foi grande: só em 2018, foram três jogos pela equipe neerlandesa sub-19, e mais cinco pela seleção sub-20.

Finalmente, a temporada 2018/19 foi de transição para Gakpo entre o time B e a equipe principal do PSV. No Jong PSV, já era personagem principal: 11 jogos e 10 gols na segunda divisão. Desempenho tão promissor bastou para Mark van Bommel, então treinador da equipe de cima. Nela, o jovem ainda começou predominantemente no banco entrando no decorrer dos jogos. Mas já teve participação em praticamente metade da temporada (16 jogos), e fez o seu primeiro gol pelo PSV, nos 5 a 0 contra o Fortuna Sittard, pela 20ª rodada. Além do mais, Gakpo deu seu último passo antes do topo em seleções da Holanda: começou a atuar pela equipe sub-21, nas eliminatórias para a Euro da categoria, neste 2021.

Gakpo vinha ganhando espaço paulatinamente no PSV. Em 2020/21, se fez titular absoluto (Pro Shots)

E em 2019/20, Gakpo conseguiu se consolidar como titular do PSV. Mesmo numa temporada turbulenta dos Eindhovenaren, apareceu constantemente nos campos (25 jogos, pelo Campeonato Holandês; cinco jogos, pela fase de grupos da Liga Europa) e até marcou mais gols (foram sete, pela Eredivisie). Já valia para se consolidar como opção a Steven Bergwijn, que se foi para o Tottenham no decorrer daquela temporada. Sem contar as aparições na seleção sub-21: com seis gols em três jogos das eliminatórias da Euro jovem, Gakpo foi nome de certa importância na classificação da Holanda, ainda que na reserva de Myron Boadu.

O atacante só não se firmou pelo PSV em 2019/20 porque a pandemia interrompeu o futebol, justo na reta final da temporada. Além do mais, tão logo as partidas puderam ser retomadas na Europa (logo, na Holanda), Gakpo foi um dos vitimados por um surto de infecções pelo novo coronavírus dentro do grupo do PSV. Porém, tão logo se recuperou, aparentemente pôde manter a forma física, e cresceu de importância no PSV à medida que a temporada foi chegando à reta final, cada vez mais ocupando a titularidade - e tendo algumas excelentes atuações, como nos 2 a 0 contra o VVV-Venlo, pela 29ª rodada.

Porém, nenhum feito dentro de campo foi tão fundamental para Gakpo fazer seu nome crescer como um selecionável quanto a participação na fase de grupos da Euro sub-21, na Hungria. Como até previsível, o atacante começou o torneio na reserva de Boadu. Entrou durante o 1 a 1 contra a Romênia, pela estreia da Laranja Jovem. Com mais movimentação e maior força física do que Boadu, Gakpo tomou a titularidade no segundo jogo pela Euro, contra a Alemanha. Porém, com a Jong Oranje sob risco alto de eliminação, só no terceiro jogo Gakpo apareceu de vez: se a Holanda goleou a Hungria por 6 a 1 e respirou aliviada, com a liderança no grupo A e a classificação às quartas de final, o atacante foi o principal responsável, ao marcar dois gols e dar passe para outro.

Gakpo seria jogador para a seleção sub-21 na Euro. Foi tão bem na fase de grupos que disputará a Euro adulta (Getty Images)

Em tese, Gakpo seria nome obviamente certo no mata-mata da Euro sub-21, no fim deste maio. Mas diante do embalo vivido na reta final da temporada, recebeu um presente de Frank de Boer: sua primeira convocação para a seleção principal. Ao contrário de contemporâneos como Ryan Gravenberch, Gakpo ainda não tem minutos pela Laranja. Seus primeiros minutos podem ser logo no fogo de uma Euro. A convocação do jovem é uma aposta. Se der certo, sorte dele - e da Holanda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário