terça-feira, 25 de maio de 2021

Análise da temporada: Fortuna Sittard

Mesmo no começo preocupante do Fortuna Sittard, Flemming já apresentava força no ataque. Teve seu desempenho melhorado com o crescimento que rendeu sossego ao time auriverde (Peter Lous/Soccrates/Getty Images) 

Colocação final: 11º lugar, com 41 pontos (atrás pelo pior saldo de gols)
No turno havia sido: 13º colocado, com 13 pontos
Time-base: Van Osch; Rota (Tirpan), Angha, Janssen e Cox; Tekie, Rienstra e Seuntjens; Semedo, Polter e Flemming (Hansson)
Técnicos: Kevin Hofland (até a 8ª rodada) e Sjors Ultee (primeiro interinamente, depois efetivado)  
Maior vitória: ADO Den Haag 0x3 Fortuna Sittard (30ª rodada) e Fortuna Sittard 3x0 Twente (31ª rodada)
Maior derrota: Ajax 5x2 Fortuna Sittard (7ª rodada)
Principal jogador: Zian Flemming (atacante)
Artilheiro: Zian Flemming (atacante), com 12 gols
Quem deu mais passes para gol: Zian Flemming (atacante), com 7 passes para gol
Quem mais partidas jogou: Lisandro Semedo (atacante), que jogou todas as 34 partidas
Copa nacional: eliminado nas oitavas de final, pelo NEC
Competições continentais: nenhuma

Dez rodadas, sete derrotas, três empates. Uma demissão de técnico já ocorrida. O Fortuna Sittard parecia afundado na disputa contra o rebaixamento no Campeonato Holandês. Ainda assim, era possível olhar alguns rastros de talento no time auriverde de Sittard: o lateral esquerdo George Cox, os atacantes Lisandro Semedo e Zian Flemming. Talvez, num time mais estável, poderiam colaborar até mais. Pois bem: isso aconteceu nos Fortunezen mesmo. Diretor esportivo nesta temporada, Sjors Ultee voltou ao banco de reservas a pedidos. E fez mudanças decisivas - por exemplo, dar chance ao jovem Yanick van Osch no gol. 

Foi o bastante: já naquele final de turno, o Fortuna estava em 13º lugar, começando a respirar. E seguiu assim no returno. Se ganhar dos clubes na ponta da tabela era tarefa ainda acima das capacidades do time, a escalação estável fortalecia as potencialidades do time. Se Cox caiu um pouco de produção, Semedo e Flemming cresceram ainda mais. Vencer adversários como ADO Den Haag, RKC Waalwijk e VVV-Venlo dizimava o perigo do rebaixamento. E triunfar contra times como Sparta Rotterdam catalisava o sonho de repescagem. Três derrotas seguidas, entre a 27ª e a 29ª rodadas, acabaram com essa perspectiva de coisa ainda melhor. Entretanto, de certa forma, ao ficar na primeira divisão sem muitos problemas, o Fortuna Sittard provou plenamente o que apenas se insinuava, naquele mau momento do começo: era um time de alguma qualidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário