segunda-feira, 3 de maio de 2021

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: como foi a 31ª rodada da Eredivisie

Heracles Almelo 4x0 VVV-Venlo (sábado, 1º de maio)

Durante a maior parte do primeiro tempo, o marasmo foi a regra nesta partida. Chance de gol, mesmo, só num cabeceio de Robin Pröpper, aos 15'. Pelo menos, nos minutos finais, o Heracles Almelo fez valer sua superioridade técnica. Aos 36', Sinan Bakis conseguiu transformar um lançamento aparentemente despretensioso no 1 a 0, com chute colocado. Pouco depois, Bakis quase fez de novo. Mas o segundo gol Heraclied veio com Rai Vloet, aos 44', em excelente cobrança de falta. No segundo tempo, bem que o VVV-Venlo tentou dar um sinal de vida, mas a saída do lesionado Georgios Giakoumakis desalentou de vez os visitantes. De quebra, aos 55', Bakis fez 3 a 0, completando cruzamento. Só o goleiro Thorsten Kirschbaum evitou mais gols (de Ismaïl Azzaoui, aos 67', e Vloet, aos 77'). Mas aos 83', num pênalti - mão na bola de Arjan Swinkels -, Bakis fez 4 a 0. O Heracles ruma para os play-offs da Conference League. O VVV-Venlo, talvez, para a queda.


Fortuna Sittard 3x0 Twente (sábado, 1º de maio)

O Fortuna Sittard já começou o jogo pressionando o Twente: aos 3', Lisandro Semedo só não fez porque Tyronne Ebuehi tirou em cima da linha. Aos 20', Emil Hansson perdeu uma daquelas chances incríveis: na pequena área, completou cruzamento em cima do goleiro Joël Drommel. Pelo menos, logo o Fortuna fez 1 a 0: aos 25', Semedo aproveitou chutão-lançamento de Tesfaldet Tekie. O Twente só deu sinal de vida num gol anulado de Dario Dumic (impedido), aos 39'. Depois, no segundo tempo, os mandantes praticamente monopolizaram os ataques em Sittard. O terceiro gol já poderia ter vindo no começo, aos 49', mas Zian Flemming e Semedo erraram. Porém, aos 63', após chute de Semedo, o VAR julgou que Wout Brama desviou intencionalmente a mão na bola: pênalti, e Mats Seuntjens fez 2 a 0. Depois, aos 74', Semedo fechou o placar. E enquanto o Twente se preocupa (nove jogos sem vitória), o Fortuna Sittard sonha com os play-offs da Liga de Conferências.


RKC Waalwijk 1x3 AZ (sábado, 1º de maio)

O AZ tentou se impor logo aos 6', quando Albert Gudmundsson perdeu boa chance depois de Jonas Svensson cruzar. Mas aos 11', o RKC Waalwijk apresentou suas credenciais: após falha do zagueiro Timo Letschert, Richard van der Venne quase fez. E Van der Venne esteve na base do 1 a 0, aos 18', quando tocou para Thijs Oosting fazer o gol com toque sutil. Em vantagem, o RKC se recolheu, tentando aguentar os ataques do AZ. A resistência quase acabou aos 21', em chute de Jesper Karlsson, na rede pelo lado de fora. E aos 28', Gudmundsson enfim empatou, após passe de Calvin Stengs. Caminho aberto para o domínio dos visitantes de Alkmaar. No segundo tempo, aos 56', Myron Boadu perdeu boa chance. Pelo menos, compensou com o gol da virada, aproveitando falha da defesa aos 63'. As chances do RKC tiveram duro golpe com a expulsão de Sylla Sow, aos 69'. E numa jogada individual na área, aos 83', Stengs definiu a vitória do AZ, vivo na disputa pelo 2º lugar.


Vitesse 2x1 Zwolle (sábado, 1º de maio)

Diante de um Zwolle atingido por surto de infecções do novo coronavírus, sem vários titulares, o Vitesse foi à busca do gol. Já aos 8', o goleiro Xavier Mous trabalhou bem, em falta de Oussama Tannane. Os visitantes tiveram boa chance com Slobodan Tedic, aos 9', mas o domínio do Vites seguiu. Aos 27', em boa jogada individual, Armando Broja fez 1 a 0. E o segundo gol poderia ter vindo aos 35' (Mous pegou chute de Dominik Oroz) ou aos 41' (bola de Broja na trave). Na etapa final, até chegou a vir, mas o gol que Broja marcara aos 48' foi anulado pelo VAR. Houve mais: o Zwolle assustou de vez com o empate, aos 55', nos pés de Jesper Drost. Quase virou aos 60', num cabeceio de Tedic. E só então o Vitesse se recompôs para tentar a vitória. Mas sem criar muitas chances: só um cabeceio de Oussama Darfalou, na trave, aos 65'. Porém, quando já se lamentava um empate, o recém-entrado Idrissa Touré fez 2 a 1, de cabeça, nos acréscimos. Três pontos valiosos.


Utrecht 3x2 Willem II (sábado, 1º de maio)

Apenas quatro minutos se passaram quando o Utrecht abriu o placar: aos 4', um chute de Sander van de Streek rendeu o 1 a 0. Bastou para os mandantes levarem o primeiro tempo como queriam: tranquilamente, sem grandes problemas, desacelerando o jogo. A situação ficou melhor ainda antes do intervalo: nos acréscimos, Sven van Beek cometeu gol contra (o sétimo de sua carreira, recorde na história da Eredivisie). Só na etapa final é que o Willem II achou espaço para ir à frente. Na primeira chance, Kwasi Wriedt perdeu gol, aos 56'; mas no escanteio surgido na sequência, Sebastian Holmén cabeceou para o gol, devolvendo os visitantes de Tilburg ao jogo. Para evitar qualquer aborrecimento no Utrecht, Gyrano Kerk fez 3 a 1 aos 67'. Mas os Tricolores seguiram tentando. Wriedt diminuiu de novo, aos 82'. E o time de fora buscou o empate até o fim. Mas fracassou, e segue sob a ameaça da repescagem de acesso/descenso. O Utrecht, tranquilo, deve ir à outra repescagem: a da Conference.


ADO Den Haag 3x2 Feyenoord (domingo, 2 de maio)

Quando Róbert Bozenik fez 1 a 0 para o Feyenoord, logo aos 3', em cabeceio, a aparência era de dia tranquilo para o Stadionclub. Tão tranquilo que os visitantes relaxaram demais: aos 11', um erro de Leroy Fer abriu espaço para o contra-ataque, e Jonas Arweiler empatou. Mesmo com a bola, o Feyenoord só trouxe perigo aos 16', em cobrança de falta de Orkun Kökcü. E mais um ato relapso da defesa abriu o caminho da virada do Den Haag: aos 30', Milan van Ewijk foi derrubado por Marcos Senesi, e Nasser El Khayati cobrou o pênalti do 2 a 1. No segundo tempo, o sinal de vida do Feyenoord foi mais forte, num cabeceio de Lutsharel Geertruida aos 57'. Mas logo o Den Haag se impôs: El Khayati fez 3 a 1 aos 59' - mais um erro da defesa -, e quase vieram mais gols com Michiel Kramer (63') e Younes Mokhtar (69'). Aos 70', Nicolai Jorgensen ainda diminuiu para 3 a 2. Mas o Feyenoord, que esperava vencer, viu o lanterna lhe impor um melancólico vexame...


Ajax 4x0 Emmen (domingo, 2 de maio)

Na pressão inicial que é hábito do Ajax, Dusan Tadic quase abriu o placar aos 9'. Mas foi Jurriën Timber, num chute no minuto seguinte, quem fez 1 a 0 e indicou: sim, este seria o jogo do título holandês. De quebra, aos 16' e aos 18', Sébastien Haller teve boas chances para o gol. Depois, o time da casa se recolheu à defesa. E o Emmen até ousou para tentar seguir sua sequência invicta: Glenn Bijl cruzou bola perigosa aos 37', e Luka Adzic errou cabeceio aos 42'. Para os visitantes, foi só. No segundo tempo, o Ajax voltou a dominar. Tadic tentou de novo aos 48', Edson Álvarez cabeceou por cima do gol aos 55'... e o caminho do título foi escancarado com os gols de Haller, aos 62', completando lançamento sutil de Davy Klaassen, e Devyne Rensch, de cabeça, aos 66'. Se já tivera um passe para gol, Klaassen completou ele mesmo de cabeça, aos 74', para transformar a vitória em goleada. Placar que descreve bem o tamanho do domínio do Ajax, campeão holandês pela 35ª vez.


Groningen 1x2 Sparta Rotterdam (domingo, 2 de maio)

Tomas Suslov ainda assustou pelo Groningen, num chute aos 2'. Mas se a questão era bater na bola, foi assim que o Sparta Rotterdam começou a dominar o jogo. Aos 20', de falta, Laros Duarte acertou a rede pelo lado de dentro. Coube a Abdou Harroui fazer 1 a 0, aos 27', em belíssimo chute de fora. Trocando passes, o gol também ficou perto - aos 34', só o goleiro Sergio Padt impediu que Mario Engels marcasse. E logo que o segundo tempo começou, aos 56', Tom Beugelsdijk aproveitou rebote e fez 2 a 0. Só então o Groningen tentou mobilizar seu ataque - inclusive, com Arjen Robben entrando, após começar no banco. Ainda assim, o Sparta ficou mais perto de ampliar - Bryan Smeets teve grande chance, aos 72'. Na reta final, enfim, o time da casa pressionou mais. Aos 87', Ramon-Pascal Lundqvist aproveitou azar de Beugelsdijk para diminuir com belo chute. E nos acréscimos, Paulos Abraham quase empatou. Mas o triunfo foi dos Spartanen, que sonham com os play-offs.


PSV 2x2 Heerenveen (domingo, 2 de maio)

Sem os Veerman, o Heerenveen se resguardou na defesa em Eindhoven - mas quando foi atacar, trouxe perigo ao PSV. Principalmente nos chutes de fora: Tibor Halilovic aos 5' e aos 13' (imediatamente antes deste, Mitchell van Bergen forçara Yvon Mvogo a trabalhar). Mesmo tendo mais a bola, o time da casa só chegou perto do gol quando Donyell Malen tentou, aos 15'. No chute seguinte do Heerenveen, o 1 a 0: Halilovic, aos 34'. O PSV até teve bola na trave - Ibrahim Sangaré, aos 38' -, mas precisava melhorar seu ataque no jogo. Três reservas vieram a campo, e um deles, Yorbe Vertessen, empatou, aos 57'. No minuto seguinte, o destaque dos Boeren virou o jogo em grande estilo: belíssimo chute de Cody Gakpo, no ângulo esquerdo. Mas se era para o jogo enlouquecer, faltava o Heerenveen empatar: no terceiro minuto seguido com gol, aos 59', Siem de Jong fez 2 a 2. Daí, chances de um lado (Malen quase fez aos 66') e do outro (Lucas Woudenberg, aos 82'). Mas ficou o 2 a 2. Azar do PSV, que vê o AZ mais perto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário