segunda-feira, 10 de maio de 2021

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: como foi a 32ª rodada da Eredivisie

Sparta Rotterdam 3x0 Vitesse (sexta-feira, 7 de maio)

Bem que o Vitesse buscou o gol, nos lances habituais do time de Arnhem - por exemplo, uma cobrança de falta de Oussama Tannane, aos 11'. Só que o Sparta também se valeu do seu ponto forte comum: os rápidos contra-ataques. Num deles, aos 17', Bryan Smeets só não fez o gol porque Jacob Rasmussen tirou a bola na pequena área. Depois, aos 20', Sven Mijnans chutou perto. E aos 36', de cabeça, enfim Smeets colocou o 1 a 0 no placar para o time da casa. Que seguiu rondando o gol, quando a etapa final começou, num chute de Lennart Thy, aos 48'. Depois, o Vites foi buscar mais frequentemente o empate. Teve a melhor chance aos 68', quando Riechedly Bazoer mandou a bola no travessão. Mas justamente quando os visitantes de Arnhem mais estavam perto do 1 a 1, Thy fez o segundo do Sparta, aos 77'. Três minutos depois, Emmanuel Emegha começou e acabou um contra-ataque, fazendo o 3 a 0 que empolga o Sparta, buscando os play-offs pela Conference League.


Twente 1x1 Heracles Almelo (sábado, 8 de maio)

Fora uma tentativa de Noah Fadiga, aos 7', o primeiro tempo do clássico regional em Enschede quase foi todo de marasmo. Quase: do meio até o fim, o Twente decidiu arriscar. Nem tanto no chute fraco de Thijs van Leeuwen, aos 23'. Mas sim no arremate de Danilo, aos 25', e principalmente nas tentativas de Luka Ilic e Danilo, no minuto seguinte - Ilic cabeceou na trave, e Robin Pröpper bloqueou Danilo na sobra. Ao Heracles Almelo, só um chute de Rai Vloet, aos 40'. A etapa final teve histórico parecido: a primeira chance de gol surgiu só aos 66', com Ilic para o Twente. Porém, quando o Heracles voltou a atacar, foi para fazer 1 a 0, aos 70' - grande cabeceio de Mats Knoester. O time da casa quase teve alívio aos 79', num pênalti em Queensy Menig - só que o VAR anulou (no começo da jogada, o goleiro Joël Drommel cobrara tiro de meta com a bola rolando). Só aos 85', em belo chute de Danilo, no ângulo, o Twente se aliviou. Mas o empate foi lamentado por ambos.


Heerenveen 0x0 Utrecht (sábado, 8 de maio)

Só aos 24' é que o jogo começou a esquentar - por mérito de Mitchell van Bergen, que teve a primeira chance de gol (um cabeceio, para fora). O Utrecht reagiu aos 31', num cabeceio de Sander van de Streek, para fora. E se o Heerenveen devolveu com Siem de Jong, num chute aos 40', Van de Streek trouxe o maior perigo do jogo até então, com um chute na trave, aos 45'. No segundo tempo, o rumo das coisas foi parecido. No começo, Van de Streek levou os visitantes mais perto do gol (fez o goleiro Erwin Mulder trabalhar aos 60' e aos 64'). Aí, vindos do banco, os dois Veerman, Joey e Henk, fizeram o Heerenveen crescer no jogo. Aos 70', Henk tentou; aos 82', ficou mais perto; e nos acréscimos, Benjamin Nygrén até marcou, mas estava impedido. Poderia ter sido a única emoção, num jogo morno.


AZ 1x0 Fortuna Sittard (sábado, 8 de maio)

No começo, a dificuldade do AZ veio numa lesão: já aos 12', o zagueiro Timo Letschert torceu o tornozelo e teve de sair. Ainda assim, o time da casa dominou em Alkmaar. Calvin Stengs, por exemplo, quase fez, aos 23', cabeceando na rede pelo lado de fora. E finalmente, aos 29', uma saída desastrada do goleiro Yanick van Osch para cima de Jesper Karlsson rendeu o pênalti, que Albert Gudmundsson converteu para o 1 a 0. De quebra, aos 41', um chute cruzado de Karlsson quase rendeu o segundo gol. Todavia, bastou o segundo tempo começar para uma nova dificuldade vir ao AZ: substituto de Letschert, Ramon Leeuwin cometeu falta e levou o cartão vermelho logo aos 50'. O time de Alkmaar passaria 40 minutos com dez. Lógico, o Fortuna Sittard partiu tentando o empate, com um pouco mais de pressão. Aí entrou Marco Bizot: o goleiro do AZ pegou chutes de Mats Seuntjens (67') e Zian Flemming (70' e 84'). E a vitória, mesmo "magra", mantém os Alkmaarders disputando a vice-liderança.


VVV-Venlo 3x3 RKC Waalwijk (sábado, 8 de maio)

No primeiro "duelo direto" na disputa contra o rebaixamento, o VVV-Venlo não poderia começar melhor: aos 4', Georgios Giakoumakis já fazia 1 a 0 (seu 25º gol nesta Eredivisie). De quebra, Simon Janssen quase fez, aos 6. Só que o RKC Waalwijk teve mais a bola, e em duas rápidas jogadas, virou o jogo, com Thijs Oosting empatando aos 14' e Cyril Ngonge fazendo 2 a 1 aos 32' (falha de Leon Guwara no começo). Aí, a reviravolta veio a favor do time da casa: ainda antes do intervalo, aos 44', em jogada bem semelhante ao primeiro gol, Joshua John empatou. E no segundo tempo, tirando uma tentativa de Anass Tahiri aos 52', o VVV foi mais à cata do terceiro gol. Vito van Crooij tentou aos 56', duas vezes, Giakoumakis buscou aos 65'... e aos 79', de cabeça, Van Crooij pareceu fazer o gol da salvação, em nova virada. Só pareceu: aos 85', numa cobrança de falta, Giakoumakis - logo quem?! - pôs a mão na bola na área. Pênalti, e Ngonge decretou o empate. O drama continuará para ambos...


Emmen 0x4 Groningen (domingo, 9 de maio)

Bem que o primeiro tempo começou equilibrado. Pela primeira vez titular desde que voltou da lesão muscular, Arjen Robben deu a primeira estocada, logo a um minuto. Depois, Sergio Peña respondeu para o Emmen, aos 3' - e no minuto seguinte, Mohamed El Hankouri já respondeu, chutando no travessão. Aos poucos, o Groningen passou a dominar. Fez 1 a 0 aos 28' (Bart van Hintum, de cabeça), e teve chance para mais - com Robben aos 34' e El Hankouri, aos 36'. Mas foi no segundo tempo que Robben mostrou como o Groningen fica melhor com ele. Aos 52', cruzou para Alessio da Cruz fazer 2 a 0. E aos 63', a dobradinha se repetiu: passe preciso de Robben, e Da Cruz só teve de tocar na saída do goleiro Michael Verrips para o 2 a 0. De quebra, antes mesmo do segundo, Ahmed El Messaoudi já acertara a trave, aos 53'. O Emmen teve suas chances (Caner Cavlan aos 76', Michael de Leeuw aos 78'), mas Paulos Abraham, recém-saído do banco, transformou a vitória em goleada, aos 82'. Àquela altura, o destaque do jogo já tinha sido substituído: Arjen Robben, com dois passes para gol. Ele sabe...


Feyenoord 0x3 Ajax (domingo, 9 de maio)

Diante de um arquirrival já campeão holandês, o Feyenoord bem que tentou começar acelerando o jogo - e criou a primeira boa chance, aos 8', num chute de Bryan Linssen. Todavia, mesmo devagar, mantendo a bola, o Ajax deu a primeira estocada com Noussair Mazraoui, aos 19'. E como a fase anda boa, o 1 a 0 do campeão holandês veio na sorte: num escanteio aos 21', o goleiro Justin Bijlow tentou rebater, mas a bola ricocheteou em Eric Botteghin, em Marcos Senesi, e entrou. O Feyenoord só teria chance num polêmico pênalti, aos 45': em bate-rebate após falta de Orkun Kökcü, a bola bateu na mão (ou no ombro...) de Edson Álvarez, que foi expulso. Mas Maarten Stekelenburg resolveu as coisas: o goleiro do Ajax pegou a cobrança de Leroy Fer. Na etapa final, a vantagem numérica do Feyenoord acabou quando Tyrell Malacia foi expulso, aos 60'. Pouco depois, aos 67',  contra-ataque acelerado, e Ridgeciano Haps (que acabara de entrar) cometeu mais um gol contra: 2 a 0. E aos 79', um erro de Fer no meio abriu espaço para uma triangulação David Neres-Dusan Tadic-Mohammed Kudus, cabendo ao ganês completar a vitória no clássico. O campeão Ajax segue tranquilo. O Feyenoord, pessimista.


Zwolle 0x1 ADO Den Haag (domingo, 9 de maio)

Pelle Clement bem que trouxe o primeiro perigo do jogo, mandando a bola para fora num chute perto do gol, logo aos 3'. Ainda assim, o ADO Den Haag se segurou. E quando foi à frente, aos 12', já foi para marcar: Bobby Adekanye fez a jogada individual e só parou quando chutou, da entrada da área, para o 1 a 0. Gol fundamental para os visitantes de Haia jogarem como preferiam: na defesa, se protegendo dos avanços do Zwolle. Trabalho facilitado: no resto do jogo, o time da casa teve pouquíssimas chances. Digna de nota, só um chute de Immanuel Pherai na trave, já aos 77'. De quebra, o Den Haag quase marcou nos últimos minutos, com Shaquille Pinas, aos 80', e Nasser El Khayati, aos 85'. El Khayati até levou amarelo na jogada, ao simular pênalti. Mas isso em nada prejudicou a segunda vitória seguida do ADO Den Haag - ainda na última posição, mas só um ponto atrás do VVV-Venlo, penúltimo colocado, e dois atrás do Emmen. A salvação ainda é possível.


Willem II 0x2 PSV (domingo, 9 de maio)

Mesmo sem Mario Götze nem Eran Zahavi (este, com a casa assaltada em Amsterdã), o PSV rapidamente tomou o domínio. Noni Madueke começou se destacando aos 20', com chute perigoso, que resvalou na trave. Mas o primeiro gol dos visitantes veio aos 26' - Yorbe Vertessen, titular neste domingo, começou a jogada, mas a sobra ficou para Donyell Malen chutar cruzado. Depois, aos 40', Madueke quase fez, de novo - o goleiro Arijanet Muric espalmou, e no escanteio subsequente, Vertessen teve chance. E tão logo a etapa complementar começou, aos 51', uma jogada ensaiada rendeu o 2 a 0 - Denzel Dumfries ajeitou de cabeça, e Derrick Köhn desviou, cometendo gol contra. Dali por diante, o PSV só teve mais uma chance de gol, com Cody Gakpo, aos 62'. Nem precisava de mais, diante de um Willem II sem nenhum chute à meta durante os 90 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário