terça-feira, 25 de maio de 2021

Análise da temporada: Groningen

Robben não pôde ajudar muito o Groningen? Sem problemas: nomes como Strand Larsen (foto), Padt e Itakura colaboraram para uma temporada tranquila (Erwin Otten/Soccrates/Getty Images)

Colocação final: 7º lugar, com 50 pontos
No turno havia sido: 6º colocado, com 26 pontos 
Time-base: Padt; Dankerlui (Te Wierik), Dammers, Itakura e Van Hintum; Daniël van Kaam (Matusiwa), El Messaoudi e El Hankouri (Gudmundsson); Da Cruz, Larsen e Suslov (Joosten)
Técnicos: Danny Buijs
Maior vitória: Emmen 0x4 Groningen (32ª rodada)
Maior derrota: Groningen 1x3 PSV (1ª rodada), Ajax 3x1 Groningen (25ª rodada) e RKC Waalwijk 3x1 Groningen (26ª rodada)
Principal jogador: Jorgen Strand Larsen (atacante)
Artilheiro: Jorgen Strand Larsen (atacante), com 9 gols
Quem deu mais passes para gol: Jorgen Strand Larsen (atacante), com 5 passes
Quem mais partidas jogou: Sergio Padt (goleiro) e Ko Itakura (zagueiro), ambos com 35 partidas - todas as 34 da temporada regular, mais uma na repescagem por vaga na Conference League
Copa nacional: eliminado pelo Emmen, na segunda fase
Competições continentais: nenhuma

A grande expectativa que havia sobre o Groningen no Campeonato Holandês tinha nome e sobrenome: Arjen Robben. Porém, o homem que reativara a carreira se lesionou logo em seu primeiro jogo oficial: foram apenas 30 minutos contra o PSV, na primeira rodada. Ali, ficou claro: lamentavelmente os Groningers não poderiam contar constantemente com Robben na temporada. Time abatido? Nada disso: a equipe do norte holandês tinha solidez em campo para provar que não dependia de um só nome. Tanto que, na quarta rodada, conseguiu o feito de vencer o Ajax (1 a 0). E ao longo do primeiro turno, vários nomes mostraram que poderiam dividir o protagonismo que Robben teria, se pudesse. Na defesa, o goleiro Sergio Padt (em sua última temporada no clube) mostrou a segurança habitual, ao passo que o zagueiro Ko Itakura ostentou segurança no miolo de zaga.

Com o esforço de nomes versáteis como Daniël van Kaam e Gabriel Gudmundsson, verdadeiros alas, isso contribuiu para o Groningen ter a quarta melhor defesa do campeonato, só mais vazada do que Ajax, PSV e Feyenoord. Mesmo que o ataque balançasse pouco as redes - terceiro pior da temporada -, houve destaques técnicos aqui e ali: Mohamed El Hankouri, Alessio da Cruz e, principalmente, Jorgen Strand Larsen, que protagonizou algumas boas vitórias (como o 3 a 1 no Fortuna Sittard, na 8ª rodada). Como uma espécie de prêmio à constância do time, Robben pôde dar o ar da graça nas últimas rodadas da liga regular. Tempo suficiente para ele brilhar, com dois passes para gol nos 4 a 0 sobre o Emmen, na antepenúltima rodada - e tentar ajudar o Groningen na repescagem por vaga na Conference League, objetivo plenamente atingido. A vaga não veio. Mas a regularidade exibida pelo time alviverde na temporada deixou a torcida dormindo sempre tranquila. Robben fez falta, sim. Mas a segurança do Groningen amenizou essa falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário