terça-feira, 25 de maio de 2021

Análise da temporada: Twente

Danilo começou bem... e terminou mal o Campeonato Holandês. Refletiu perfeitamente a situação do Twente, que temeria coisa pior se não tivesse feito o serviço no primeiro turno (Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images)

Colocação final: 10º lugar, com 41 pontos (na frente pelo melhor saldo de gols)
No turno havia sido: 7º colocado, com 24 pontos
Time-base: Drommel; Ebuehi, Pierie, Dumic e Oosterwolde; Roemeratoe (Brama), Bosch e Zerrouki; Narsingh (Cerny), Danilo e Menig
Técnico: Ron Jans
Maior vitória: Twente 5x1 Zwolle (7ª rodada)
Maior derrota: AZ 4x1 Twente (26ª rodada)
Principal jogador: Danilo (atacante)
Artilheiro: Danilo (atacante), com 17 gols
Quem deu mais passes para gol: Vaclav Cerny (atacante), com seis passes para gol
Quem mais partidas jogou: Joël Drommel (goleiro), que atuou em todas as 34 partidas
Copa nacional: eliminado na primeira fase, pelo De Graafschap 
Competição continental: nenhuma

Por muito tempo, o Twente ensaiou ser um clube candidato a surpreender no Campeonato Holandês. Basta lembrar que, só no primeiro turno, empatou com o PSV (1 a 1, 9ª rodada) e conseguiu ser um dos únicos times a se orgulhar de uma vitória sobre o Ajax (2 a 1, na 11ª rodada). Grande parte dessas boas atuações tinha como referência o goleiro Joël Drommel, dos melhores do campeonato, e o trio de ataque bem entrosado, com Vaclav Cerny, Danilo e Queensy Menig acumulando velocidade e boa finalização. E por muito tempo, os Tukkers de Enschede pareciam destinados a uma das vagas na repescagem por competições europeias. Mas aí, na 16ª rodada, numa derrota para o Ajax (2 a 1), Cerny ficou fora da temporada: rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho. E aí, tudo começou a mudar.

Sim, alguns nomes continuaram bem no Twente, como o citado Drommel e o meio-campista Ramiz Zerrouki. Na busca de um bom substituto para Cerny, Luciano Narsingh chegou para fazer o que pôde - e surgiram revelações como Daan Rots e Thijs van Leeuwen. No entanto, o embalo do Twente tinha acabado. Pior: em todas as 17 rodadas do segundo turno, foram só duas vitórias, e mais pontos somente do que os rebaixados ADO Den Haag e VVV-Venlo. Entre a 23ª e a 33ª rodadas, nada de vitórias (houve até quatro derrotas seguidas, nentre a 28ª e a 31ª rodada). É possível dizer: se não fossem os feitos do turno, o clube de Enschede teria corrido sérios riscos. Eles já estavam controlados, e o clube terminou a temporada vencendo de novo - 3 a 2, de virada, no ADO Den Haag. Ainda assim, ficou uma impressão ruim. Sem nomes como Drommel e Danilo, ambos de saída, o Twente precisará se remontar. E se remontar muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário