quarta-feira, 26 de maio de 2021

Os 26 holandeses na Euro: Weghorst

 

Weghorst ficou longe da seleção da Holanda nesses últimos anos. Mas os gols que fez pelo Wolfsburg tornaram sua convocação um clamor - finalmente atendido na Euro (Pro Shots/onsoranje.nl)

Ficha técnica
Nome: Wout Weghorst
Posição: Atacante
Data e local de nascimento: 7 de agosto de 1992, em Borne
Clubes na carreira: RKSV NEO (2008 a 2010), DETO (2010 a 2011), Emmen (2012 a 2014), Heracles Almelo (2014 a 2016), AZ (2016 a 2018) e Wolfsburg-ALE (desde 2018)
Desempenho na seleção: 4 jogos, desde 2018
Torneios pela seleção: nenhum

Wout Weghorst poderia ser o nome preferencial da Holanda como atacante providencial para as bolas aéreas e "horas da pressão", quando a seleção laranja precisa de gols - e de alguém na área para fazê-los. Só que Luuk de Jong já ocupa tal papel, nas convocações dos últimos três anos. Restou a Weghorst se valer de uma evolução consistente, nas temporadas recentes. Mesmo ela talvez fosse insuficiente para uma convocação à Euro. Até que a UEFA possibilitou a presença de 26 convocados no torneio continental. Foi a salvação de um já elogiado Weghorst: enfim, Frank de Boer pôde abrir caminho para ele na seleção. Um prêmio, após um esplendoroso desempenho pelo Wolfsburg, nesta temporada 2020/21.

De certa forma, Weghorst já indicou esse talento para marcar gols em clubes desde que começou a jogar futebol. Ainda no RKSV NEO, clube amador da cidade natal em que se iniciou, foi o principal goleador do clube nas categorias de base. No segundo clube amador em que foi se formando, o DETO Twenterand, Weghorst não chegou a ser artilheiro, mas mostrou capacidade de finalização na área (e só nela, diga-se de passagem) suficiente para ser trazido ao Willem II, e lá terminar seu trajeto na base. 

Porém, Weghorst não teve espaço no time de Tilburg. Sequer estreou pelo time principal na temporada passada lá (2011/12), ficando restrito à equipe B. Assim, sua carreira só começou para valer a partir da metade de 2012. E num passo bem modesto: o atacante tomou o caminho do Emmen, então ainda na segunda divisão da Holanda (Países Baixos). A atuação pelos Emmenaren teve lá seu êxito: oito gols, em 28 jogos, na temporada 2012/13 - começando por 21 de setembro de 2012, no clássico contra o BV Veendam (clube que já foi extinto, hoje em dia). Em 2013/14, sim, Weghorst teve atuação mais consistente: 11 gols em 34 jogos pelo Emmen. Já valeu para atrair atenção de um clube mais estabelecido na primeira divisão: o Heracles Almelo, que o trouxe na metade de 2014.

No Heracles Almelo, o lado goleador de Weghorst começou a aparecer (Peter Lous)

Nos Heraclieden, Weghorst ainda teve inconstâncias na temporada 2014/15: começou mais no banco de reservas, e só marcou oito gols. Ainda assim, tomou a posição de titular na reta final daquele Campeonato Holandês para não largar mais. De quebra, pelo menos, teve uma única chance na seleção sub-21 da Holanda - e fez gol, ainda que num fracasso da Laranja Jovem (a queda contra Portugal, na repescagem das eliminatórias da Euro sub-21, ficando fora do torneio).

E finalmente, 2015/16 foi o ano em que o atacante embalou. Nem foram tantos gols assim pelo Heracles Almelo: 12, em 33 partidas do Campeonato Holandês. Ainda assim, Weghorst se mostrou mais capacitado para ajudar os pontas nas tabelas de ataque, fazer o popular "pivô" (ou seja, ajeitar a bola para a finalização dos jogadores vindos do meio-campo), além da finalização natural na área. De quebra, se tornou fundamental num excelente fim de temporada do time de Almelo: foram quatro gols nas últimas seis rodadas regulares da Eredivisie. O Heracles foi, então, disputar a repescagem por vaga na Liga Europa. E com dois gols na semifinal dessa repescagem, contra o Groningen, Weghorst teve grande importância para ajudar o time a ganhar a vaga no torneio europeu - primeira experiência da história do Heracles em torneios continentais.

Era hora do próximo passo. E poucos clubes poderiam ser melhores para isso do que o AZ, onde Weghorst chegou na metade de 2016. Em Alkmaar, novamente o mesmo caminho: uma primeira temporada mais discreta (13 gols em 29 jogos pela Eredivisie 2016/17), mas já mostrando alguma importância no time - que chegou à segunda fase da Liga Europa, e à final da Copa da Holanda -, novamente crescendo na reta final. Com o AZ disputando os play-offs por vaga na Liga Europa daquela vez, Weghorst se destacou, marcando contra o Groningen (dois gols na ida, um gol na volta) e contra o Utrecht, que levou a vaga (um gol na ida).

No AZ, Weghorst aprimorou seu estilo de jogo, passando a contribuir com as jogadas. E ficou ainda mais artilheiro (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

E também de novo, a segunda temporada seria "a boa". No AZ, Weghorst criou uma parceria muito entrosada com o iraniano Alireza Jahanbakhsh. Que deu frutos aos dois: Alireza foi goleador do Campeonato Holandês 2017/18 (23 gols), e Weghorst veio atrás, com 18 gols em 31 jogos. De quebra, além do auxílio aos atacantes nas jogadas, o próprio Weghorst ousou mais: deu seis passes para gol, e aprimorou um pouco sua capacidade no jogo aéreo. Tal desempenho, enfim, valeu para receber uma chance na seleção da Holanda - ou melhor, três: o atacante saiu do banco em três amistosos no começo de 2018 (contra a Inglaterra, em março, na estreia de Ronald Koeman treinando a Laranja; contra a Eslováquia, em maio; e contra a Itália, em junho). Valeu, principalmente, para outra boa chance na carreira: Weghorst tomou o caminho do Wolfsburg, logo após aquela temporada de sucesso.

No clube alemão, Weghorst nem precisou de adaptação, como em Heracles Almelo e AZ. O atacante não só foi titular dos Lobos na primeira temporada, como conseguiu ótima média de gols naquele Campeonato Alemão: 0,5 gol por partida (17 gols em 34 jogos). Mesmo já sem tanta frequência nas convocações da seleção, ainda teve uma chance, contra a Estônia, na última rodada das eliminatórias da Euro. 

Veio 2019/20, e tanto antes da eclosão da pandemia quanto na retomada já sob ela, Weghorst seguiu justificando a confiança do Wolfsburg: 16 gols em 32 jogos, ajudando a levar o clube da Volkswagen às oitavas de final da Liga Europa. Finalmente, na temporada atual, 2020/21, viu-se o melhor do atacante nos Lobos, que garantiram vaga na Liga dos Campeões: 20 gols em 34 jogos, só abaixo de Robert Lewandowski, Erling Haaland e André Silva na tabela de goleadores do Campeonato Alemão. Desde Roy Makaay um "homem-gol" vindo da Holanda (Países Baixos) não se destacava tanto na Bundesliga - Weghorst foi o quinto neerlandês a alcançar 50 gols em sua passagem pela liga germânica.

Weghorst nem demorou para virar o homem-gol do Wolfsburg, nas últimas temporadas (DFL)

Na seleção, por muito tempo Weghorst não passou das listas preliminares de convocados: Luuk de Jong, mais experiente, ganhou a preferência. Quando lamentou que o bom desempenho no Wolfsburg passava em branco nas chamadas ("Estou muito decepcionado"), Frank de Boer sinalizou um pedido de desculpas ("Ele está fantástico"). Incluído na convocação preliminar, o atacante até se emocionou ao comentar o fato, em entrevista.

E finalmente, as circunstâncias possibilitaram. Enfim, Weghorst está na seleção - e logo na pressão de uma Euro. Cabe a ele dar razão a tanto alarido, se puder.

(Pro Shots)


Nenhum comentário:

Postar um comentário