terça-feira, 25 de maio de 2021

Análise da temporada: poucas surpresas, que bom

Este final já era esperado quando o Campeonato Holandês começou: Ajax campeão, de novo. Outras coisas previsíveis ocorreram - mas pelo menos a pandemia não as interrompeu (Maurice van Steen/ANP/Getty Images)

Quando a temporada 2020/21 do Campeonato Holandês começou, este Espreme a Laranja sinalizou: nem a pandemia de COVID-19, que transformou o mundo numa espiral de incertezas, tirava a impressão de que o Ajax seguiria sendo o clube a ser batido na Eredivisie. 34 rodadas e duas repescagens depois, o resultado foi exatamente esse: o clube da estação Bijlmer Arena teve algumas escaramuças na primeira metade da temporada, mas depois ganhou solidez e partiu célere rumo ao destino esperado - o 35º título holandês da história Ajacied.

Mas a conquista do Ajax não foi o único sinal de uma temporada com poucas surpresas. O AZ disputou firme o vice-campeonato com o PSV, que afinal ficou na segunda posição? Oras, os Alkmaarders já vêm firmes há algumas temporadas tentando se consolidarem de vez como "o quarto grande" dos Países Baixos. E o time de Eindhoven se contentou com o vice-campeonato: a temporada era mais de se acostumar com o novo técnico e alguns novos jogadores. O Feyenoord pode até ter decaído além da conta, mas garantiu vaga num torneio europeu, ainda que com atraso. Utrecht, Groningen... dois clubes acostumados a estarem no chamado "sub-topo". Até mesmo na parte de baixo da tabela o que se viu foi o esperado. RKC Waalwijk e ADO Den Haag pareciam condenados ao rebaixamento em 2019/20, até a pandemia parar tudo - e lhes dar uma "segunda chance". Os dois seguiram em dificuldades: o time de Waalwijk pelo menos se salvou, mas agora o time de Haia caiu mesmo.

Para não dizer que não houve nenhuma surpresa, o Vitesse mostrou força desde o começo, e conseguiu mais regularidade do que o Feyenoord para ir diretamente à Conference League. O Sparta Rotterdam, habitué dos últimos lugares em temporadas recentes, disparou para a repescagem, sonhando em voltar aos torneios europeus. Porém, a grande surpresa foi uma "quase-surpresa", na verdade: após 22 rodadas penando na lanterna, o Emmen saltou para conseguir a segunda chance na repescagem, engatando uma sequência invicta impressionante. História bonita, mas que terminou com triste fim para os Emmenaren, rebaixados na repescagem. Até mesmo os clubes promovidos à Eredivisie já são velhos conhecidos: Cambuur, Go Ahead Eagles e NEC.

Enfim, foi uma temporada de poucas surpresas. Mas há pelo menos uma coisa boa nisso tudo: pelo menos, tudo se decidiu dentro de campo. Campeões, classificados aos torneios europeus, rebaixados: as 34 rodadas definiram isso. Há a pandemia, ela é grave, ela causou surtos aqui e ali (como em PSV e AZ), mas o Campeonato Holandês conseguiu terminar. E espera que a torcida, razão de ser disso tudo, já possa voltar sem ficar restrita a rodadas aqui e ali, ainda que em capacidade reduzida, para a temporada 2021/22.

Clique no nome de cada clube para o texto com a análise individual da temporada


Nenhum comentário:

Postar um comentário