quarta-feira, 26 de maio de 2021

Os 26 holandeses na Euro: Timber

O próprio Timber se surpreendeu com sua convocação para a Euro 2020. Mas a evolução notável e acelerada na zaga do Ajax justifica a experiência (Pro Shots/onsoranje.nl)


Ficha técnica
Nome: Jurriën David Norman Timber
Posição: Zagueiro/Lateral direito
Data e local de nascimento: 17 de junho de 2001, em Amsterdã
Clube na carreira: Ajax (desde 2020)
Desempenho na seleção: nenhum jogo
Torneios pela seleção: nenhum

Ele mesmo se surpreendeu. Após a última rodada do Campeonato Holandês, comentando sobre sua inclusão na lista preliminar da seleção masculina da Holanda para a Euro, Jurriën Timber reconheceu: "Quem me avisou foram meu irmão e minha mãe. Eu não acreditei. Aliás, até agora não acredito". Pois é: bastaram seis meses de titularidade no Ajax para que Jurriën Timber se fizesse notar como um zagueiro promissor. A ponto de superar a pré-convocação e estar entre os 26 da Laranja na Euro - mais uma das apostas que dará frutos em competições futuras (só?).

Na família Timber, Jurriën teve um companheiro muito próximo nos caminhos futebolísticos: seu irmão mais novo, Quinten Timber, meio-campista que só agora se separará dele nos campos (Quinten está deixando o Ajax rumo ao Utrecht). Na infância, ainda usando o sobrenome paterno Maduro como "nome de carreira", tanto Jurriën quanto Quinten começaram juntos, no amador DVSU, de Utrecht, cidade natal de ambos. Lá ficaram até 2010, quando tomaram o caminho das categorias de base do... Feyenoord, arquirrival do Ajax.

Já nos tempos de Feyenoord, Jurriën começou a se estabelecer como zagueiro. Mas não seria em Varkenoord, o centro de formação de jogadores do clube de Roterdã, que Timber estabeleceria sua carreira. Seria em Amsterdã: em 2014, ele rumou para o Ajax, para a reta final da preparação rumo à carreira profissional - ele e o irmão Quinten, claro.

Quando Timber fez parte da Holanda campeã europeia sub-17, em 2018, ainda era conhecido como Jurriën Maduro (Pro Shots)

E em De Toekomst, a escola do Ajax, de fato Jurriën foi evoluindo - ou "amadurecendo", para citar o sobrenome que ainda usava. Primeiro, nas seleções de base: um jogo pela seleção sub-15 em 2015, mais três pela Holanda sub-16 em 2016. Já em 2017, a chegada à equipe neerlandesa sub-17 seria para chamar a atenção: o zagueiro participou da trajetória que levou à Euro da categoria, já em 2018. No torneio continental, Timber não só foi titular da Holanda campeã europeia sub-17, como até gol fez na final contra a Itália (2 a 2, com vitória neerlandesa nos pênaltis). Ele... e o irmão Quinten Maduro.

Chegara a hora da transição mais importante: a partir de novembro de 2018, Jurriën foi integrado ao time B do Ajax, fazendo sua primeira partida na derrota por 2 a 1 contra o Cambuur, pela 12ª rodada da segunda divisão holandesa (seriam 11 partidas pelo Jong Ajax no campeonato). O zagueiro continuou no time juvenil Ajacied, é verdade - até participou da campanha na Liga Jovem da UEFA. Mas a partir dali, a equipe principal dos Godenzonen ficara mais ao alcance da mão. Nas seleções inferiores dos Países Baixos, após a passagem vitoriosa pela sub-17, iria para a sub-19. E de 2018 em diante, o zagueiro também deixaria o antigo sobrenome de lado: ao invés de Jurriën Maduro, seria Jurriën Timber, como o irmão também passou a fazer.

Na temporada 2019/20, Timber ainda fez mais partidas pelo Jong Ajax: 24 jogos pela segunda divisão, todos iniciados como titular. A segurança na posse de bola e a versatilidade apresentada na defesa - além de zagueiro, também podia atuar na lateral direita - já o fez entrar no radar de Erik ten Hag, treinador do time principal. Em janeiro de 2020, o jovem foi levado para a viagem de treinos que o Ajax fez ao Catar, durante a pausa de inverno. Logo que a temporada foi retomada, passou a integrar o banco de reservas do Ajax de cima. Finalmente, Timber teve sua primeira chance como titular na vitória por 3 a 1 sobre o Heerenveen. 26ª rodada do Campeonato Holandês. Seria a última partida do Ajax em muito tempo: na semana seguinte, a pandemia de COVID-19 suspendeu a Eredivisie - e depois, forçou o cancelamento do seu restante.

Com o recomeço do futebol na Europa, Timber ficou momentaneamente para trás: Perr Schuurs foi escolhido como zagueiro titular do Ajax, durante boa parte da primeira metade da temporada recém-encerrada. O reserva fazia uma ou outra partida, atuava também pelo time B do Ajax na segunda divisão (foram quatro jogos), e até aparecia na seleção sub-21, em um jogo pelas eliminatórias da Euro. Mas viria a virada, junto com a virada de ano: tão logo 2021 começou, Timber recebeu a chance de ser titular do Ajax, com Schuurs sendo criticado pela inconstância de suas atuações.

No começo de 2021, Timber recebeu a titularidade no Ajax. E aproveitou muito bem (Pro Shots)

Rapidamente Timber tomou a posição para não mais sair. Jogou no mata-mata pela Liga Europa, foi titular absoluto do Ajax no returno do Campeonato Holandês, foi elogiado pela firmeza e segurança apresentadas na zaga e na saída de bola. Só teve a lamentar a infecção pelo novo coronavírus, que o tirou da convocação para a fase de grupos da Euro sub-21. Cumprido o isolamento social, Timber retornou ao time - e já teve um primeiro prêmio, de certa forma: foi do zagueiro o gol que abriu o placar nos 4 a 0 sobre o Emmen, jogo do título para o Ajax no Campeonato Holandês.

Mas o prêmio maior foi aquele que o surpreendeu: a convocação para a Euro, sem nenhuma partida anterior pela Laranja. Timber é outro jovem que já ganhará alguma experiência em termos de seleção principal, pensando no futuro. 

Só que o futuro bem pode ser agora, dependendo das circunstâncias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário