quarta-feira, 26 de maio de 2021

Os 26 holandeses na Euro: Promes

 
Promes teve problemas dentro e fora do campo ao longo da carreira. Mas recebeu algumas "segundas chances" ao longo da carreira. A convocação para a Euro é uma delas (Pro Shots/onsoranje.nl)

Ficha técnica
Nome: Quincy Anton Promes
Posição: Atacante
Data e local de nascimento: 4 de janeiro de 1992, em Amsterdã 
Clubes na carreira: Twente (2012 a 2014), Go Ahead Eagles (2012 a 2013, por empréstimo), Spartak Moscou-RUS (2014 a 2018 e desde 2021), Sevilla-ESP (2018 a 2019) e Ajax (2019 a 2021)
Desempenho na seleção: 47 jogos e 7 gols, desde 2014
Torneios pela seleção: Liga das Nações (2018/19 e 2020/21)

Ele é outro que tem mais experiência do que parece. Além do mais, já passou por mil e uma na carreira - dentro e fora de campo. A má fase jogando e uma complicação séria vivendo deixaram sua presença na seleção masculina da Holanda por um triz. Ainda assim, a vivência falou mais alto. E na última hora, Quincy Promes recebeu mais uma chance, ao ser incluído nos 26 convocados da Laranja para a Euro.

Aliás, a carreira de Promes é feita de segundas chances, de certa forma. Foi assim desde as categorias de base: após começar no amador RKSV DCG, o nativo de Amsterdã chegou ao Ajax em 2008. Ficou nas categorias de base Ajacieden até 2008, quando foi dispensado. Daí, tomou o caminho do Haarlem, na cidade vizinha: o Haarlem foi extinto em 2009. O espaço definitivo para a carreira no futebol ganhar embalo foi no Twente, onde Promes chegou ainda em 2009, para ficar os três anos seguintes no time B dos Tukkers.

Até que os caminhos começaram a se abrir. Primeiro, nas seleções de base: Promes estreou na equipe sub-19 da Holanda em março de 2011, num amistoso contra a Itália. Depois, no time B do Twente: Promes foi o principal destaque da campanha do título do Jong Twente na temporada 2011/12 da Beloften Eredivisie, o Campeonato Holandês de aspirantes. A partir disso, no time de cima: o atacante (já se fixando na ponta direita) saiu do banco para atuar em três jogos, na reta final da Eredivisie daquela temporada 2011/12. 

Para ganhar ritmo, Promes foi emprestado ao Go Ahead Eagles na temporada seguinte. Seria no clube de Deventer que viveria sua ascensão definitiva: o GAE conseguiu o acesso à primeira divisão dos Países Baixos, e o atacante brilhou. Mesmo jovem (20 para 21 anos), fez 13 gols em 32 jogos, foi uma das caras da promoção do Kowet à elite, ganhou o troféu "Búfalo de Ouro" como a revelação da temporada na segunda divisão. De quebra, ainda migrou para a seleção holandesa sub-20, pela qual faria quatro jogos, marcando um gol. Seu aproveitamento no Twente foi óbvio, tão logo ele retornou a Enschede.

No Twente, Promes precisou ser emprestado ao Go Ahead Eagles para ter o valor comprovado - e a partir da volta, virar titular (VI Images/Getty Images)

E na temporada 2013/14 do Campeonato Holandês, Promes justificou a confiança do Twente. Foi o principal destaque do ataque dos Tukkers: em 31 jogos, foram 11 gols, num estilo muito rápido de jogo pela esquerda. Nem mesmo uma lesão no joelho, no fim de 2013, o fez perder o ritmo na volta aos campos, em janeiro de 2014: foi escolhido o melhor jogador do primeiro turno daquele campeonato. De quebra, recebeu as primeiras convocações para a seleção sub-21 da Holanda. Tanta ofensividade entrou na lista de testes que Louis van Gaal fez, à procura de renovação na seleção da Holanda rumo à Copa de 2014. E já na reta final de preparação para o Mundial: Promes estreou pela seleção em 5 de março, num amistoso contra a França (derrota holandesa, 2 a 0), jogando os 90 minutos - e posteriormente, sendo incluído na lista preliminar de convocados para a Copa. O atacante ficou de fora dos 23 que vieram ao Brasil para o terceiro lugar, mas sinalizava: tinha futuro.

O Spartak Moscou quis pagar por esse futuro: em agosto de 2014, por 15 milhões de euros, Promes desembarcou no clube da capital russa. E lá começou a viver a grande fase da carreira. Já na primeira temporada, no trio de atacantes do Spartak, fez boa dupla com Roman Shirokov, marcando 13 gols em 28 jogos - e coroando tudo isso com sua eleição como melhor jogador do Campeonato Russo. Na seleção holandesa, o espaço ainda era pequeno: ainda predominantemente reserva, Promes só atuou em quatro jogos durante 2015, vindo da reserva em todos. As coisas melhoraram mais em 2015/16: de novo, Promes foi o goleador do Spartak Moscou na Premier Liga russa (18 gols em 30 jogos), sendo mais versátil num esquema com dois atacantes. E pela Holanda, já começou 2016 convertido em titular da ponta-esquerda da Laranja.

E o ápice foi atingido na temporada 2016/17. Promes foi a grande cara do Spartak Moscou campeão russo, após 16 anos. Se marcou menos gols, atrapalhado por uma lesão no joelho (12, em 26 jogos), o antes ponta-esquerda aprendera a ser ponta-de-lança e até armador, centralizando os ataques do Spartak, em ambos os lados, melhorando nos passes (foram 10 passes para gol na temporada). A importância naquela conquista foi vista tanto no interesse que atraiu de outros clubes europeus quanto, principalmente, em mais uma premiação como Melhor Jogador da Temporada na Rússia - e, no fim de 2017, como o Jogador do Ano na Rússia. De certa forma, foi comprovada no seu desempenho pela seleção, também: ainda que a Holanda tenha fracassado nas eliminatórias da Copa de 2018, Promes foi titular em boa parte da campanha (fora os amistosos da Oranje). E ainda marcou seus primeiros gols vestindo laranja: os dois primeiros, contra a Bielorrússia, na segunda rodada das eliminatórias da Copa, ainda no fim de 2016.

Promes cresceu no Spartak Moscou - e viveu seu ápice na temporada 2016/17 (EFE)

Promes ainda ficou mais uma temporada no Spartak Moscou. De certa forma, 2017/18 mostrou a volta do Promes "atacante". Com sucesso: basta dizer que foi ele o goleador do Campeonato Russo naquela temporada, com 15 gols. Mais ainda: chegando à marca dos 66 gols, o holandês superou o brasileiro Welliton para se tornar o maior goleador estrangeiro da história do Spartak. Curiosamente, na rápida atuação do clube russo na Liga dos Campeões (eliminado na fase de grupos), Promes fez dois gols no Sevilla (Spartak 5 a 1). Teria uma "segunda chance" de refazer sua impressão no clube espanhol.

Porque, após tantas sondagens de tantos clubes - de Juventus a Southampton - por Promes, o Spartak Moscou enfim aceitou a oferta do Sevilla. Ainda houve tempo do neerlandês fazer dois gols pelo clube russo, na temporada 2018/19, antes da ida para o clube espanhol, em agosto de 2018. Num centro mais visto na Europa, Promes poderia obter êxito se fizesse no Sevilla o que fizera no Spartak. Não fez: teve frequência nas escalações sevilhistas, é verdade (33 jogos no Campeonato Espanhol, 10 jogos pela Liga Europa), mas marcou poucos gols (dois) e passou para poucas bolas na rede também (três). Isso influiu na sua presença na seleção: sob Ronald Koeman, Promes seguiu sendo convocado, mas perdeu espaço para nomes como Steven Bergwijn e Donyell Malen. Voltou a ser um reserva costumeiramente utilizado.

No Sevilla, Promes jogou muito... e marcou pouco (Getty Images)

Para melhorar seu desempenho, Promes aceitou a "segunda chance" do Ajax, em 2019: por 15,7 milhões de euros, voltou ao clube de cuja base fora dispensado, como uma aposta do técnico Erik ten Hag, com quem começara a despontar no Go Ahead Eagles. E Promes começou bem: na esquerda ou no meio-campo do Ajax, teve a titularidade no início da passagem. Também começou jogando em mais partidas pela seleção holandesa, no fim de 2019. Aí, o destino o atrapalhou. Uma lesão muscular o deixou ausente de jogos decisivos na fase de grupos da Liga dos Campeões - para muitos, Promes poderia ter ajudado o Ajax a se classificar. E depois, a pandemia encurtou forçosamente a temporada 2019/20.

Mas se Promes foi atrapalhado por fatores externos em 2019/20, seus próprios problemas é que encurtaram o caminho no Ajax, em 2020/21, na retomada do futebol. As contratações do clube de Amsterdã (Davy Klaassen, Mohammed Kudus, Antony) fizeram dele reserva também no time. Na seleção, seguiu no banco sob Frank de Boer. Depois, em dezembro de 2020, um caso particular chamou a atenção: dois anos após detenção rápida por agressão à esposa, Promes passou duas noites detido preventivamente, por acusações de agressão a um familiar, com arma branca. Promes foi libertado, mas ficou a péssima impressão de que seus dias no Ajax - e nos Países Baixos - estavam contados.

Quincy Promes até começou bem no Ajax, mas lesões (e uma prisão) tornaram seus dias contados na Holanda, e ele voltou ao Spartak Moscou (Pro Shots)

E estavam mesmo: em janeiro de 2021, Promes recebeu mais uma segunda chance, voltando ao Spartak Moscou onde fora tão feliz em campo. Voltou a ser titular pleno (começou em nove jogos), marcou dois gols, deu passe para outros dois... mas o estigma dos problemas em campo e fora dele pesou no começo do ano, com suas ausências nas convocações da Holanda para o início das eliminatórias da Copa de 2022.

A convocação à Euro é o retorno. Um "perdão" de Frank de Boer, considerando a experiência de Promes. E mais uma das segundas chances que ele tem para limpar a imagem.

(Pro Shots)


Nenhum comentário:

Postar um comentário