terça-feira, 25 de maio de 2021

Análise da temporada: ADO Den Haag

Van Ewijk foi um raro facho de luz, na sombria temporada do ADO Den Haag - e sombria não só pelo rebaixamento (Geert van Erven/BSR Agency/Getty Images)

Colocação final: 18º lugar, com 22 pontos - rebaixado diretamente
No turno havia sido: 17º colocado, com 7 pontos
Time-base: Fraisl (Koopmans); Van Ewijk, Del Fabro (Zuiverloon), Kemper e Pinas; De Boer (Vejinovic), El Khayati e Goossens; Besuijen (Adekanye), Kramer (Arweiler) e Kishna
Técnico: Aleksandar Rankovic (até a 8ª rodada) e Ruud Brood
Maior vitória: ADO Den Haag 3x2 Feyenoord (31ª rodada)
Maior derrota: Sparta Rotterdam 6x0 ADO Den Haag (9ª rodada)
Principal jogador: Milan van Ewijk (lateral direito)
Artilheiro: Michiel Kramer (atacante), com 6 gols
Quem deu mais passes para gol: Milan van Ewijk (lateral direito), Nasser El Khayati (meio-campista) e John Goossens (meio-campista), todos com três passes para gol
Quem mais partidas jogou: Milan van Ewijk (lateral direito), com 33 partidas
Copa nacional: eliminado nas oitavas de final, pelo Vitesse
Competições continentais: nenhuma

O ADO Den Haag já era lanterna na temporada 2019/20 do Campeonato Holandês. Praticamente condenado ao rebaixamento. Surgiu a pandemia, encerrou forçosamente a Eredivisie, e o time de Haia teve a sua segunda chance. Mas não a aproveitou. Pior: nunca demonstrou ter forças para evitar a queda à segunda divisão, após o começo da liga. Nem mesmo com os passos típicos de um time que tenta se reanimar. Por exemplo, a mudança de técnico: Ruud Brood chegou antes da 9ª rodada, após a demissão de Aleksandar Rankovic, que nunca se entendeu com o grupo. Mas a estreia de Brood foi... logo com o 6 a 0 do Sparta Rotterdam nos Hagenaren, a pior derrota da temporada.

Outro passo que o ADO Den Haag seguiu em sua trajetória sem rumo foram os 37 jogadores usados em uma só temporada, recorde histórico na Eredivisie. Alguns tiveram utilidade em bons momentos: o goleiro Martin Fraisl e o atacante Bobby Adekanye brilharam no 2 a 2 com o PSV, na 22ª rodada. E o velho conhecido Nasser El Khayati voltou e teve brilho numa única vitória respeitável (o 3 a 2 no Feyenoord, na 31ª rodada). Além do mais, Milan van Ewijk foi um ponto promissor, vindo da base para mostrar talento na lateral direita. Era pouco, para um clube se esfarinhando dentro e fora de campo (a empresa chinesa United Vansen pôs o Den Haag à venda), com goleadas sofridas em casa (foi o pior mandante da Eredivisie). Afinal, o destino que se insinuava em 2019/20 chegou: o rebaixamento. E pior do que isso é que o clube de Haia, dos mais tradicionais do futebol holandês, tem a impressão de que não terá de lutar só para voltar à Eredivisie: terá de lutar para sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário