sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Parada obrigatória: Willem II

Fran Sol é um dos melhores atacantes da temporada na Holanda. O Willem II ainda pode melhorar um pouco (Pro Shots)
Posição: 12º lugar, com 19 pontos
Técnico: Adrie Koster
Time-base: Wellenreuther; Lewis, Heerkens, Meissner (Dankerlui) e Palacios Espinoza; Pol Llonch, Daniel Crowley e Anita; Özbiliz, Fran Sol e Avdijaj
Maior vitória: Willem II 5x0 Heracles Almelo (3ª rodada)
Maior derrota: PSV 6x1 Willem II (4ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as quartas de final, nas quais enfrentará o Twente
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Fran Sol (atacante), com 13 gols
Destaque: Fran Sol (atacante)
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: Dá para resumir a temporada dos Tricolores em uma frase: se a defesa estivesse vivendo uma fase esplendorosa como a que o ataque viveu neste primeiro turno, o Willem II poderia estar surpreendendo na Eredivisie. Mas ainda não decolou definitivamente
Fará intertemporada em... Portugal, proximamente ao balneário de Faro, no Algarve

O sol já tinha brilhado no Willem II, na temporada passada. Pelo menos, Fran Sol: o atacante espanhol tivera um tumor testicular quando já balançava as redes, entrara em recuperação, voltara a campo... e quase fora goleador do Campeonato Holandês, com 16 gols. A Eredivisie atual começou, e Fran Sol continuou brilhando: demorou duas rodadas para marcar, mas quando voltou a balançar as redes, fez três gols nos 5 a 0 diante do Heracles Almelo, na terceira rodada. E quem marcou o gol da honra que restou na goleada do PSV - 6 a 1, na 4ª rodada? Quem marcou o gol do empate em 1 a 1 contra o Feyenoord, na oitava rodada? Quem fez os dois gols da ótima vitória sobre o AZ - 2 a 0, na 14ª rodada? Pois é: estes foram apenas alguns dos 13 gols do atacante espanhol pelos Tricolores nesta temporada, que o levaram a disputar a artilharia do campeonato de igual para igual com a dupla do PSV, Luuk de Jong e Hirving Lozano. Além do mais, já é o estrangeiro a ter feito mais gols num só ano com a camisa do clube de Tilburg.

Para melhorar a situação, Fran Sol tem a seu lado alguns nomes que melhoraram o nível técnico do time na temporada. Como o meio-campista Dan Crowley, bem na criação de jogadas. Ou como o alemão Donis Avdijaj, acertada contratação, que se movimenta para abrir espaços ao colega - isso, quando o próprio Avdijaj não faz os gols. Tal volúpia ofensiva ajuda o Willem II a fazer campanha promissora: quarto melhor time nos jogos fora de casa, rondando o meio da tabela, sempre ensaiando decolar rumo à disputa da repescagem por vaga na Liga Europa. Então, por quê a "decolagem" ainda não aconteceu?

Porque o Willem II ainda tem algumas fragilidades na defesa - a começar pela lateral esquerda, na qual falta uma opção a Diego Palacios (experiente, Vurnon Anita já é mais um meia-esquerda). De quebra, na última rodada, quatro jogadores (o goleiro Timon Wellenreuther, o zagueiro Thomas Meissner, o meio-campo Atakan Akkaynak e o citado Avdijaj) foram suspensos por alguns dias, após má conduta. Voltarão para a intertemporada após o "castigo". E a partir daí, o Willem II buscará fazer no resto do time o que Fran Sol já faz no ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário