segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Parada obrigatória: VVV-Venlo

Linthorst (à frente) teve um pouco de destaque, mas o VVV-Venlo precisará de bem mais para fugir das últimas posições (Pro Shots)
Posição: 16º colocado, com 15 pontos
Técnico: Robert Maaskant (até a 13ª rodada) e Jay Driessen (interino, entre a 14ª e a 18ª rodada - Hans de Koning assume a partir de 1º de janeiro)
Time-base: Kirschbaum; Pachonik, Röseler, Kum e Janssen; Van Ooijen, Linthorst e Neudecker (Post); Sinclair (Yeboah), Soriano e Wright.
Maior vitória: VVV-Venlo 3x1 RKC Waalwijk (1ª rodada)
Maior derrota: Heracles Almelo 6x1 VVV-Venlo (13ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado na primeira fase, pelo RKSV Groene Ster (quarta divisão)
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Peter van Ooijen (meio-campista/atacante), com 5 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento/ficar no meio da tabela
Avaliação: O técnico anterior saiu, os destaques também, e o time de Venlo ficou à deriva no primeiro turno. Pelo menos, às vezes consegue algumas vitórias, que o fazem sonhar em subir para se segurar na primeira divisão.
Fará os treinos da pausa de inverno em... Venlo, mesmo
E amistosos? Contra o Kortrijk-BEL, em 10 de janeiro

De certa forma, o VVV-Venlo sofreu do mesmo mal que o ADO Den Haag, uma posição abaixo da dele: os destaques da temporada passada se foram, e a equipe estava despreparada para a vida após eles. Aliás, nem mesmo o técnico ficou: conhecido por ser o arquiteto de um esquema pouco técnico, defensivo, mas que fez dos Venlonaren ossos duros de roer (ainda mais no gramado sintético de De Koel, o estádio do clube), Maurice Steijn tomou o caminho do Al Wahda, dos Emirados Árabes - time que já o demitiu, aliás. Mais tragicômica ainda foi a perda de Peniel Mlapa: o atacante alemão de ascendência togolesa havia sido emprestado na temporada 2018/19, pelo Dynamo Dresden germânico. Mlapa foi o artilheiro do VVV na temporada, foi comprado em definitivo para 2019/20... mas o Al-Ittihad, outro clube emiratense, chegou com um lucrativo contrato de dois anos, sendo imediatamente revendido e frustrando o clube holandês.

Restou apostar em quem chegava - na maioria das vezes, vindo de graça após fim de contrato, como Elia Soriano, Haji Wright e Lee Cattermole (este, transferência alternativa, após tanto tempo de Sunderland no Campeonato Inglês). E os três atacantes - Soriano, Haji Wright e Jerome Sinclair, mais o "reserva-titular" Yeboah - nem fizeram tão feio. O problema foi a fragilidade defensiva: afinal, tratou-se da pior defesa do Campeonato Holandês na primeira metade, com 44 gols sofridos. Fora de casa, a equipe mostrou fragilidade: só uma vitória. Entre a 7ª e a 13ª rodadas, sete derrotas seguidas. Pior ainda: na Copa da Holanda, foi o único da divisão de elite a ser eliminado por um clube amador, nos pênaltis. E por fim, a goleada do Heracles Almelo (6 a 1, na 13ª rodada) foi o ponto final do técnico Robert Maaskant em Venlo.

Restou colocar o interino Jay Driessen para conduzir o resto de 2019 sem problemas, enquanto os raros destaques - os remanescentes Peter van Ooijen e Evert Linthorst, mais o citado Soriano - tentavam alguma coisa em campo. Deu certo na primeira rodada após a demissão de Maaskant: uma vitória por 2 a 1 sobre o Twente. De quebra, na 16ª rodada, num duelo relativamente direto, o time perturbou o Emmen, algumas posições acima, ao fazer 2 a 0. Todavia, de resto, foram três derrotas. A sorte é que a região inferior da tabela está com equilíbrio, e tanto ADO Den Haag quanto RKC Waalwijk ainda estão piores. Caberá à equipe aurinegra tentar se firmar em campo, sob o comando de Hans de Koning, para buscar a reação que ainda é possível, rumo à permanência na Eredivisie.

Um comentário:

  1. Boa noite,adoro o HolandÊs e torço para o Go Ahead,VVV e PSV,vocÊs farão algum cobertura sobre esta janela com o vai e vêm do Campeonato ?

    ResponderExcluir