quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Guia da Eredivisie 2021/22: agora mudou um pouco

O Ajax segue como principal favorito à conquista do título na Holanda (Países Baixos). Só que o PSV já provou: será um concorrente forte (Pro Shots)

O texto de abertura publicado aqui para o guia do Campeonato Holandês da temporada passada era intitulado "certas coisas nunca mudam". Era justificável: mesmo com a pandemia de COVID-19 embaralhando o cenário no futebol - como em todo o mundo, de resto -, o favoritismo do Ajax a mais um título na Eredivisie era inquestionável. E foi comprovado com a 35ª conquista da liga pelo clube de Amsterdã, graças a um esplendoroso desempenho no returno da temporada. Pois bem, a pandemia continua. Mais uma temporada da liga neerlandesa será aberta nesta sexta-feira, 13, com Go Ahead Eagles x Heerenveen. Só que algumas coisas mudaram em relação à Eredivisie passada. Dentro e fora do campo. 

Certo, o Ajax continua favorito. Muito provavelmente, o principal favorito ao título, como sempre é. Mas pelo menos, agora há outro clube da primeira divisão dos Países Baixos se insinuando como desafiante a ser levado a sério: o PSV. Está certo que o clube de Eindhoven também é um tradicional concorrente ao título nacional, integrante do "Trio de Ferro" que é. No entanto, não vinha sendo assim há duas temporadas. Em 2019/20, a campanha foi problemática, incluindo demissão do técnico Mark van Bommel - e de mais a mais, nunca se saberá o que ocorreria com os Boeren, pelo encerramento forçado pela pandemia. O treinador alemão Roger Schmidt chegou, e já sabia: vinha para um trabalho a médio prazo. Conquistar a Eredivisie não seria uma exigência na temporada 2020/21.

Agora, será. Principalmente porque, dos clubes capacitados a sonhar um pouco mais na Eredivisie, o PSV é o mais estável. Dolorido pela transferência mais badalada da temporada (Steven Berghuis, seu principal destaque técnico, foi justamente para o arquirrival Ajax), o Feyenoord entrará numa fase de reformulação, para tentar mostrar mais força dentro de campo - e mais dinamismo fora. O AZ, que tanto sonhou antes e depois da pandemia, terá de se acostumar a jogar sem alguns destaques que elevaram a sua capacidade nas temporadas recentes. Clubes como Vitesse, Utrecht e Groningen são capazes de boas temporadas, mas nada que indique sonhar com título, pelo menos a princípio. Sobrou o PSV. Que começou com tudo. E provou isso ao golear o Ajax e conquistar a Supercopa da Holanda, com autoridade, em plena Johan Cruyff Arena, para se credenciar como um concorrente de respeito.

A NL League pode sacudir o futebol da Holanda nos próximos anos - mas ainda há a insatisfação dos clubes grandes, como o Ajax, para ser contornada (Fabian Nagtzaam)

Fora de campo, a mudança diz respeito ao futuro do próprio Campeonato Holandês. Muitos acompanhantes esperavam avanços na direção da BeNeLiga, a velha ideia de uma liga conjunta entre Bélgica e Países Baixos. Os clubes neerlandeses foram na direção oposta: no mês passado, o anúncio de intenção da NL League, união das agremiações profissionais do futebol do país, foi feito com a indicação de tentar tornar o Campeonato Holandês a "sexta melhor liga da Europa", a partir de 2024, logo abaixo das cinco mais badaladas. A NL League indica mais: um desejo dos clubes profissionais do país em se fortalecerem internamente, mas também um desejo de aumentarem a independência deles na organização de campeonatos em relação à federação - algo até previsível, após incidentes como a decisão algo atrapalhada de encerrar a Eredivisie 2019/20, interrompida pela pandemia. Clubes querendo mais independência da federação, criticada por alguns comportamentos: parece um certo país sul-americano que fala português...

Mas a iniciativa da liga já está abalada. Nada grave, por enquanto, mas há dois clubes que desconfiam das intenções dela. Dois clubes que valem por muitos: Feyenoord e Ajax. A coisa se aprofunda mais em relação ao atual campeão holandês. Sim, o Ajax pode até ser receptivo ao fortalecimento da concorrência interna, como mostra o apoio a medidas como a cessão de 5% da renda da UEFA aos holandeses que participam de torneios europeus para os clubes menores da Eredivisie. No entanto, por saber de seu poder, por saber que é o único clube do país a fazer papel notável nas competições continentais, o Ajax pede um pouco mais de privilégios dentro da NL League. Ou é assim, ou o racha uma hora virá. E a mostra disso veio na Supercopa da Holanda: alguns torcedores do Ajax estenderam faixa na Johan Cruyff Arena, com dizeres curtos e grossos - "Geen NL League - verdien je eigen geld" ("Nada de NL League - ganhem seu próprio dinheiro"). Trocando em miúdos: o Ajax está se cansando de carregar alguns clubes holandeses nas costas. O clube mais popular do país desconfiando de ligas? Também lembra muito um país lusófono da América do Sul...

Mas a mudança que pode ser desencadeada (ou não) pela NL League só virá a partir de 2024, quando terminam os contratos de televisão com a ESPN holandesa. Agora, é 2021. E a única mudança é vista dentro de campo: o Ajax terá pelo menos um forte concorrente ao título da Eredivisie. A ver o que ocorre - aqui no Brasil, vendo via ESPN/FOX Sports, já que a Disney renovou os direitos de transmissão da Eredivisie por mais alguns anos, com a novidade de todos os jogos serem mostrados agora, via Star+, serviço de streaming do grupo de mídia, que será lançado no próximo dia 31.

Resta só saber como estão os 18 times da Eredivisie para o começo desta temporada. Se quiser conferir, é só clicar no link do clube de sua preferência ou interesse:

Um comentário:

  1. Felipe faz um trabalho incrível de acompanhamento, informação, conhecimento e análise do futebol holandês. Parabéns ao Espreme a Laranja.

    ResponderExcluir