quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Guia da Eredivisie 2023/24: Twente

Sem Steijn já se candidata a ser destaque do Twente, que tem condições de fazer (mais uma) ótima temporada (ProShots/Icon Sport/Getty Images)

Football Club Twente

Cidade: Enschede    
Estádio: De Grolsch Veste (capacidade para 30.205 torcedores)
Apelido: Tukkers (gíria para nativos do Twenthe, região da província de Overijssel onde fica a cidade de Enschede) 
Títulos: 1 Campeonato Holandês
Patrocínio: Elektramat (loja de eletroeletrônicos)
Técnico: Joseph Oosting
Destaque: Sem Steijn (meio-campista)
Fique de olho: Naci Ünüvar (meio-campista/atacante)
Brasileiros no elenco: nenhum
Temporada passada: 5º colocado
Copas europeias: Conference League (eliminado pelo Fenerbahçe-TUR, nos play-offs por vaga na fase de grupos)
Objetivo: vaga nos play-offs pela Conference League/vaga direta na Liga Europa
Amistosos de pré-temporada:
8 de julho - Rood-Zwart (amador) 0x17 Twente
15 de julho - Twente 7x1 Odense-DIN
19 de julho - Zwolle 2x3 Twente
22 de julho - Schalke 04-ALE 2x2 Twente
Principais chegadas: Youri Regeer (M, Ajax), Younes Taha (M, Zwolle), Carel Eiting (M, Volendam), Naci Ünüvar (M/A, Ajax), Mitchell van Bergen (A, Stade Reims-FRA) e [Manfred Ugalde (A, Lommel SK-BEL)] 
Principais saídas: [Anass Salah-Eddine (D, Ajax)], Julio Pleguezuelo (D, Plymouth Argyle-ING), Ramiz Zerrouki (M, Feyenoord), Wout Brama (M, encerrou a carreira), Vaclav Cerny (A, Wolfsburg-ALE), Virgil Misidjan (A, Al Taj-SAU) e Denilho Cleonise (A, RKC Waalwijk)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo] 
[transferência em definitivo após empréstimo]

O rebaixamento e as dificuldades financeiras de um passado até recente já parecem abandonadas. Pelo que se viu nas temporadas recentes, o Twente já retomou seu lugar habitual no futebol dos Países Baixos: aquele clube logo abaixo do Trio de Ferro, acostumado a participar de competições europeias, ficando em boas posições na tabela - e sempre sonhando em destronar um dos três grandes (ou até os três). Além do mais, os Tukkers já andam preparados para perderem seus destaques, porque sempre são capacitados a buscarem nomes que repõem bem as lacunas. É o que acontece, por exemplo, no meio-campo. Se Ramiz Zerrouki enfim conseguiu a transferência para o Feyenoord que tanto queria, e se o ídolo Wout Brama encerrou a carreira, Youri Regeer terá em Enschede as chances de jogo que nunca teve no Ajax, enquanto Younes Taha, revelação da segunda divisão passada no Zwolle, também traz expectativas.

No ataque, a perda é um pouco mais sentida. Afinal de contas, é difícil substituir imediatamente Vaclav Cerny, goleador e dono de mais passes para gol na temporada 2022/23 pelo clube. Mas o Twente tenta. E tenta com força: já que Manfred Ugalde terminou o campeonato passado em alta (a ponto de colocar no banco o experiente Ricky van Wolfswinkel), e estava emprestado, o clube foi atrás de garantir que o costarriquenho ficaria em definitivo - e ficará. Além do mais, vale a pena ver se Naci Ünüvar, nome em quem o Ajax ainda aposta, aproveitará bem o tempo de jogo que terá no clube vermelho. Também valerá ter em campo Carel Eiting, enfim no clube em que desejava estar - tendo até entrado em litígio com o Volendam para se transferir. Tudo isso, sem contar os nomes que ficarão em Enschede: o goleiro Lars Unnerstall (um dos melhores da Eredivisie, de contrato renovado), o lateral direito Joshua Brenet (este até pode sair), o zagueiro Robin Pröpper, os meio-campistas Michel Vlap e Sem Steijn (este, fundamental na classificação contra o Hammarby sueco, pela fase preliminar da Conference League). Caberá a Joseph Oosting, o novo técnico, conduzir os Tukkers no que promete ser mais uma boa campanha. E se puder ser ainda além dos play-offs por vaga na Conference League, tanto melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário