Football Club Volendam
Cidade: Volendam
Estádio: Kras Stadion (7.384 torcedores)
Apelidos: Volendammers (nome dado aos habitantes/nativos da cidade de Volendam), "Het Andere Oranje" (referência à cor laranja do uniforme, semelhante à da seleção holandesa), "Heen en weer" (semelhante a "clube ioiô", pela grande quantidade de rebaixamentos e acessos)
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (6 títulos da segunda divisão)
Patrocínio: Betcity.nl (site de apostas online)
Técnico: Matthias Kohler
Destaque: Robert Mühren (atacante)
Fique de olho: Lequincio Zeefuik (atacante)
Temporada passada: 14º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: Diego Gustavo (atacante)
Copas europeias: nenhuma
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Amistosos de pré-temporada:
8 de julho - SVZW (amador) 1x6 Volendam
15 de julho - Volendam 1x2 Gent-BEL
22 de julho - Kortrijk-BEL 2x1 Volendam
29 de julho - Volendam 2x0 PAS Lamia-GRE
1º de agosto - Volendam 1x1 Alanyaspor-TUR
5 de agosto - Heracles Almelo 1x3 Volendam
Principais chegadas: Mio Backhaus (G, Werder Bremen-ALE), Garang Kuol (A, Newcastle-ING) e Koen Blommestijn (A, Telstar)
Principais saídas: [Filip Stankovic (G, Internazionale-ITA)], Dean James (D, Go Ahead Eagles), Derry John Murkin (D, Schalke 04-ALE), [Florent Sanchez da Silva (M, Lyon-FRA)], [Gaetano Oristanio (M, Internazionale-ITA)], Carel Eiting (M, Twente), [Francesco Antonucci (M, Feyenoord)], Walid Ould-Chikh (A, Roda JC) e Henk Veerman (A, ADO Den Haag)
Legenda
Jogador (posição, clube)
Empréstimo
[retorno de empréstimo]
[transferência em definitivo após empréstimo]
A temporada da volta à primeira divisão foi problemática para os Volendammers. Dentro de campo (com as naturais dificuldades para escapar do rebaixamento) e fora também (discussões entre diretoria e conselho deliberativo, sobre os desejos para o time - uns queriam mais contratações, outros queriam foco nas categorias de base). Entre mortos e feridos, salvaram-se todos. E mais ainda o Volendam, que emplacou outra temporada na Eredivisie. Mas para 2023/24, o técnico Wim Jonk preferiu exercer mais influência do lado de fora do campo, passando a ser diretor técnico do clube - e abrindo a vaga no comando da equipe, preenchida pelo alemão Matthias Kohler, seu auxiliar.
Kohler já sai com o problema de não ter o goleiro Filip Stankovic, fundamental na campanha passada, de volta à Internazionale após o empréstimo - bem como o meio-campo Gaetano Oristanio. O atacante Henk Veerman foi cedido e passará a temporada no ADO Den Haag, e talvez faça falta, por sua experiência. Além do mais, a saída de Carel Eiting, o grande destaque entre os jogadores de linha em 2022/23, foi traumática: uma sondagem do Twente evoluiu para uma negociação, Eiting alegou doença para se ausentar de amistosos do Volendam na pré-temporada, entrou na Justiça pedindo a liberação mediante multa rescisória... e acabou, enfim, saindo. Restará a nomes como o jovem atacante australiano Garang Kuol, que esteve na Copa do Mundo masculina passada, ajudar a "Outra Laranja" a tentar ir além das últimas posições da tabela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário