sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Guia da Eredivisie 2020/21: Emmen

Mesmo sendo pequeno, o Emmen já vai para a terceira temporada seguida na primeira divisão. Ganha respeito, pela solidez do time. E até traz gente do time B do Paris Saint-Germain - caso de Lucas Bernadou (Divulgação/fcemmen.nl)

Football Club Emmen

Cidade: Emmen
Estádio: De Oude Meerdijk (capacidade para 8.301 torcedores)
Site oficial
Apelido: Rood-witten (em português, "Alvirrubros")
Títulos: nenhum
Patrocínio: Noordlease (concessionária de automóveis)
Técnico: Dick Lukkien
Destaque: Michael de Leeuw (atacante)
Fique de olho: Lucas Bernadou (meio-campista)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Quando a temporada passada foi interrompida, estava na... 12ª colocação
Copas europeias: nenhuma 
Objetivo: escapar do rebaixamento
Amistosos de pré-temporada:
7 de agosto - Emmen 2x5 Cambuur
11 de agosto - Emmen 1x4 Groningen
15 de agosto - Emmen 1x0 Telstar
19 de agosto - Emmen 0x2 Heracles Almelo
24 de agosto - Emmen 0x1 Zwolle
5 de setembro - Twente 1x1 Emmen
Principais chegadas: Felix Wiedwald (G, Werder Bremen-ALE), Ricardo van Rhijn (D, sem clube após dispensa do Heerenveen), Caner Cavlan (D, Austria Wien-AUT), Dennis Granecny (D, Banik Ostrava-TCH), Collin Seedorf (D, FC Eindhoven) Simon Tibbling (M, Brondby-DIN), Lucas Bernadou (M, Paris Saint-Germain-FRA) e Sekou Sidibé (A, PSV)
Principais saídas: Michael Heylen (D, Sparta Rotterdam), Desevio Payne (D, dispensado), Lorenzo Burnet (D, dispensado), [Kerim Frei (M, Basaksehir-TUR)] e Jafar Arias (M/A, VVV-Venlo)
Grupo de jogadores
Valor de mercado: 9,85 milhões de euros (via Transfermarkt)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Como o time mais novato da atual primeira divisão holandesa, o Emmen sofria previsivelmente com a ameaça de rebaixamento - como já sofrera em 2018/19, sua temporada de estreia na Eredivisie. Ainda assim, os bons resultados em casa até a interrupção do campeonato (13 jogos no estádio De Oude Meerdijk, 9 vitórias e dois empates) mantinham a situação dos Emmenaren controlável, ao contrário de clubes com problemas ainda maiores na tabela. Prova disso era o fato de que, na 26ª rodada, a última antes da eclosão da pandemia, a equipe estava num 12º lugar relativamente seguro. E assim ficou. De certa forma, ir para a sua terceira temporada no Campeonato Holandês já representa um prêmio grande ao trabalho elogiável que o técnico Dick Lukkien faz, sempre mantendo um time coeso e bem treinado. 

Representa também um conhecimento maior do Emmen - a tal ponto de já ter atraído até um nome da base do Paris Saint-Germain (o volante francês Lucas Bernadou). Representa também um porto seguro para velhos conhecidos - como Caner Cavlan, lateral/ala esquerdo de bom desempenho pelo Emmen em 2018/19, que passou a temporada anterior no Austria Wien, fracassou, e agora está de volta. Além deles, seguem nomes úteis como Michael de Leeuw, Sergio Peña e Marko Kolar. No entanto, os resultados da pré-temporada têm sido ruins. E quanto maior o tempo na primeira divisão, mais o Emmen perde o "fator surpresa". Pode ser algo prejudicial, na tentativa de manter o conto de fadas de um clube que foi fundado em 1925, deixou de ser amador em 1985 e só em 2018 estreou na Eredivisie. E quer ficar por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário