sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Guia da Eredivisie 2020/21: Utrecht

O Utrecht poderia estar em torneios europeus, mas a pandemia e as decisões da federação o impediram. Pois bem: negócios como a vinda de Eljero Elia mostram o tamanho da ambição dos Utregs para, enfim, dar o salto no futebol holandês (Divulgação/fcutrecht.nl)

Football Club Utrecht

Cidade: Utrecht
Estádio: De Galgenwaard (capacidade para 23.750 torcedores)
Apelido: Utregs
Títulos: nenhum Campeonato Holandês (3 Copas da Holanda e 1 Supercopa da Holanda)
Patrocínio: T-Mobile (empresa de telecomunicações)
Técnico: John van den Brom
Destaque: Gyrano Kerk (atacante)
Fique de olho: Eljero Elia (atacante)
Quando a temporada passada foi interrompida, estava na... 6ª colocação
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga das Conferências/vaga direta na Liga das Conferências
Amistosos de pré-temporada:
18 de julho - Royal Antwerp-BEL 0x0 Utrecht
22 de julho - Racing Genk-BEL 3x3 Utrecht
1º de agosto - Utrecht 1x0 AZ
8 de agosto - Utrecht 0x0 Go Ahead Eagles (amistoso de uma hora, com uma escalação)
8 de agosto - Utrecht 1x0 Go Ahead Eagles (amistoso de uma hora, com uma escalação)
13 de agosto - Ajax 5x1 Utrecht
15 de agosto - Utrecht 5x1 Excelsior
20 de agosto - Utrecht 4x1 Heerenveen
29 de agosto - Zwolle 0x2 Utrecht
Principais chegadas: Eric Oelschlagel (G, sem clube), Justin Hoogma (D, Hoffenheim-ALE), [Giovanni Troupée (D, ADO Den Haag)], Django Warmerdam (D/M, Groningen), Daniel Arzani (M, Manchester City-ING), [Othman Boussaid (A, NAC Breda)], [Nick Venema (A, Almere City)], Mimoun Mahi (A, Zürich-SUI) e Eljero Elia (A, Basaksehir-TUR) 
Principais saídas: [Jeroen Zoet (G, PSV)], , Urby Emanuelson (D/M, dispensado), Sean Klaiber (D, Ajax), Rico Strieder (M, Zwolle), [Issah Abass (A, Mainz-ALE)], [Kristoffer Peterson (A, Swansea-GAL)], Vaclav Cerny (A, Twente), Jean-Christophe Bahebeck (A, dispensado), Patrick Joosten (A, Groningen), Jonas Arweiler (A, ADO Den Haag) e Nick Venema (A, NAC Breda)
Grupo de jogadores
Valor de mercado: 36,7 milhões de euros (via Transfermarkt)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Ambição. Se é possível resumir os preparativos do Utrecht para a temporada 2020/21 do Campeonato Holandês numa só palavra, é aquela: ambição. Talvez seja pelo grande prejuízo que os Utregs sofreram com a decisão abrupta da federação holandesa, pelo fim também abrupto da temporada - afinal, o time poderia ir à Liga Europa por dois caminhos: era finalista da Copa da Holanda, e estava na zona de classificação à repescagem por uma vaga (ou seja, as perspectivas por um lugar na Europa League eram bastante concretas). Talvez, também, por 2020 ser o ano do cinquententário do Utrecht, que obviamente deseja satisfazer a torcida. Talvez pela ambição pessoal do mecenas do clube, o empresário Frans van Seumeren, da própria cidade, que ajudou na vinda de patrocinadores notórios e deseja levar o Utrecht ao mesmo status do AZ: um clube que perturba frequentemente o Trio de Ferro.

O fato é que o Utrecht se preparou bastante para tentar seu melhor desempenho na Eredivisie em muito tempo. Os devaneios foram tantos que a torcida até sonhou com (e até pediu) a volta de Wesley Sneijder, filho ilustre da cidade, aos campos, seguindo o exemplo do contemporâneo Arjen Robben. Sneijder balançou, mas desistiu. Sem problemas: vários reforços vieram. Alguns deles, sublinhando como o Utrecht quer falar grosso na temporada: Mimoun Mahi, pela habilidade, e Eljero Elia, pela experiência, turbinam um ataque de nível técnico já elogiável, para os padrões da Eredivisie - continuam Gyrano Kerk, de velocidade invejável, e Adrián Dalmau, avante técnico. No meio-campo, há a capacidade de Bart Ramselaar e Simon Gustafson. Na defesa, chegou o lateral esquerdo Django Warmerdam, para ajudar a experiência de Willem Janssen (recuperado de grave lesão no joelho), na zaga, além do promissor Maarten Paes, no gol. Enfim, a torcida apoia, o time é promissor, há condições financeiras (por enquanto)... de fato, na temporada 2020/21, o Utrecht se mostra capaz de ter alguma, como é mesmo?, ambição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário