sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Guia da Eredivisie 2020/21: Zwolle

Com a saída de outros atacantes, Reza Ghoochannejhad terá de justificar no Zwolle o papel de "homem-gol" que ganhou em outros clubes holandeses. Se o fizer, diminuem-se os perigos de outra temporada sofrida dos "Dedos Azuis" (Divulgação/peczwolle.nl)

Prins Hendrik Ende Desespereert Nimmer Combinatie - PEC Zwolle

Cidade: Zwolle
Estádio: Mac³Park (capacidade para 13.250 torcedores)
Apelidos: Zwollenaren, Dedos Azuis (em holandês, "Blauwvingers")
Títulos: nenhum, no Campeonato Holandês (uma Copa da Holanda e uma Supercopa da Holanda)
Patrocínio: Molecaten (empresa organizadora de acampamentos)
Técnico: John Stegeman
Destaque: Reza Ghoochannejhad (atacante)
Fique de olho: Slobodan Tedic (atacante)
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Quando a temporada passada foi interrompida, estava na... 15ª colocação
Copas europeias: nenhuma
Objetivo: escapar do rebaixamento
Amistosos de pré-temporada:
1º de agosto - Cambuur 2x0 Zwolle
5 de agosto - AZ 0x1 Zwolle
9 de agosto - Heracles Almelo 0x1 Zwolle
14 de agosto - Groningen 0x2 Zwolle
21 de agosto - Team VVCS 1x0 Zwolle
24 de agosto - Emmen 0x1 Zwolle
29 de agosto - Zwolle 0x2 Utrecht
5 de setembro - Heerenveen 0x1 Zwolle
Principais chegadas: Rico Strieder (M, Utrecht), [Clint Leemans (M, RKC Waalwijk)], Immanuel Pherai (M, Borussia Dortmund-ALE), Jesper Drost (M, Heracles Almelo) e Slobodan Tedic (A, Manchester City-ING)
Principais saídas: Etiënne Reijnen (D, encerrou a carreira), Gustavo Hamer (D/M, Coventry City-ING), Zian Flemming (M, Fortuna Sittard), Lennart Thy (M/A, Sparta Rotterdam), Stanley Elbers (A, dispensado), [Dennis Johnsen (A, Ajax)] e Vito van Crooij (A, VVV-Venlo)
Grupo de jogadores
Valor de mercado: 13,15 milhões de euros (via Transfermarkt)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Desde que retornou à primeira divisão na Holanda (Países Baixos), o Zwolle vive uma "queda gradual". Viveu o auge de sua história nos primeiros anos - como esquecer o histórico 2013/14, com título na Copa da Holanda tendo um 5 a 1 no Ajax (no Ajax!) na final?! -, mas vem caindo ano após ano, voltando a sofrer a ameaça da volta à segunda divisão. Às vezes com mais dificuldades, às vezes menos. Na temporada passada, era "mais": quando o Campeonato Holandês foi interrompido, os "Dedos Azuis" estavam em 15º lugar - a primeira posição fora da zona de repescagem/rebaixamento -, empatados em pontos com o Fortuna Sittard (16º), só se safando pelo melhor saldo de gols.

De lá para cá, algumas coisas melhoraram, e outras pioraram. Por um lado, a defesa se manteve relativamente intacta na janela de transferências, o começo dos amistosos de pré-temporada foi promissor, o iraniano Reza "Gucci" Ghoochannejhad é um "homem-gol" dos mais confiáveis a jogar no Campeonato Holandês. Por outro lado, Reza ficou "isolado" com a saída progressiva de vários nomes que o acompanhavam no ataque dos Zwollenaren (Lennart Thy, Dennis Johnsen, Vito van Crooij), Gustavo Hamer é saída sentida (o volante holandês nascido na cidade catarinense de Itajaí protegia bem a zaga) e os últimos resultados na reta final da preparação não são dos mais promissores. Enfim, só o transcorrer da temporada revelará se esta Eredivisie será de mais ou de menos dificuldades no projeto do presidente Adriaan Visser para tornar o Zwolle um time regular na primeira divisão. Até aqui, com dificuldades, tudo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário