domingo, 7 de janeiro de 2024

Parada obrigatória: Almere City

O começo pareceu confirmar as expectativas baixas. Mas Van la Parra (à esquerda) e Robinet melhoraram, algumas mudanças foram feitas... e o Almere City mostra mais força do que se esperava (Bart Stoutjesdijk/ANP/Getty Images)

Posição: 14º lugar, com 16 pontos
Técnico: Alex Pastoor
Time-base: Bakker; Floranus, Mbe Soh, Van Bruggen, Barbet (Jacobs) e Van de Kamp (Royo); Koopmeiners, Robinet e Resink; Van la Parra e Hansen (Kitala/Cathline)
Maior vitória: Almere City 5x0 Vitesse (16ª rodada)
Maior derrota: Feyenoord 6x1 Almere City (3ª rodada)
Copa da Holanda: enfrentará o Fortuna Sittard, nas oitavas de final
Competição europeia: nenhuma 
Artilheiro: Thomas Robinet (meio-campo/atacante), com 6 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: No começo, o estreante na Eredivisie pareceu se destinar a ser saco de pancadas. Entretanto, bastaram algumas mudanças para o Almere City se fortalecer e mostrar que disputará a permanência até o fim

Como estreante no Campeonato Holandês, o Almere City obviamente era visto como um nome sob perigo constante de voltar à segunda divisão. E o começo da temporada da Eredivisie parecia indicar isso, mesmo: começou o campeonato levando 4 a 1 do Twente em casa, e sofreria quatro derrotas nos quatro primeiros jogos (incluindo aí um 6 a 1 do Feyenoord, fora de casa). Aí entrou a observação do técnico Alex Pastoor: o Almere City começou jogando com quatro homens na defesa, três no meio-campo, e três no ataque. Tinha uma fragilidade defensiva maior. Bastou: depois dos péssimos resultados do começo, Pastoor decidiu mudar a tática: as "Cabras Negras" começaram a jogar com três na defesa.

Ainda demorou um pouco para os resultados virem - o que incluiu outra goleada sofrida (4 a 0 para o PSV, em casa, na 6ª rodada). Mas eles começaram a vir a partir da primeira vitória do Almere City na primeira divisão, histórica por si só - 2 a 0 no Utrecht, fora de casa. Começava aí o crescimento de alguns nomes. Recuado para o meio-campo, Thomas Robinet fez uma boa dupla com Peer Koopmeiners, e seguiu chegando bem ao ataque. Lá, por sinal, Rajiv van la Parra justificou a confiança: recuperado de problemas de saúde mental, mostrou velocidade, fez alguns gols úteis... e com esses destques, e a maior resistência na defesa, o Almere City entabulou uma sequência de cinco partidas sem derrota (três vitórias e dois empates), indo até o meio da tabela. Caiu um pouco, depois, com três derrotas. Mas terminou 2023 com uma goleada em casa (5 a 0 no Vitesse, na 16ª rodada). Já está nas oitavas de final da Copa da Holanda. E sinaliza: pode até ser rebaixado e voltar à segunda divisão, mas se esforçará com todas as forças. O Almere City está gostando da primeira divisão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário