domingo, 7 de janeiro de 2024

Parada obrigatória: RKC Waalwijk

Vaessen foi o jogador que sofreu o susto maior no RKC Waalwijk. Este problema, pelo menos, está resolvido. Já outros precisam de solução urgente (Icon Sport/Getty Images)

Posição: 16º lugar, com 14 pontos
Técnico: Henk Fräser
Time-base: Vaessen (Houwen); Lelieveld (Gaari), Van den Buijs, Adewoye e Meijers; Roemeratoe, Lokesa e Oukili; Cleonise, Kramer e Bakkali (Stevanovic/Niemeijer)
Maior vitória: Vitesse 0x2 RKC Waalwijk (5ª rodada)
Maior derrota: RKC Waalwijk 0x4 PSV (4ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo Utrecht, na primeira fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Yassin Oukili (atacante), com 5 gols
Objetivo do início: meio de tabela/escapar do rebaixamento
Avaliação: O time de Waalwijk mostra esforço, mas a queda em relação à boa temporada passada foi visível. Com maior fragilidade ofensiva, o RKC precisa melhorar se não quiser sofrer contra o rebaixamento

Já se sabia que o RKC Waalwijk precisaria de uma reformulação ao longo da temporada. Afinal, boa parte dos destaques da ótima campanha de 2022/23 deixaram a equipe: Saïd Bakari, Vurnon Anita, Pelle Clement, Mats Seuntjens, o técnico Joseph Oosting... e pelo menos por ora, o time de Waalwijk ainda não conseguiu superar os problemas que se colocaram à sua frente. Já começou mal, com quatro derrotas seguidas. Depois ainda teve duas vitórias para aliviar um pouco sua trajetória. Porém, logo sofreu novamente uma série de quatro derrotas. E sofreu com as tentativas de achar novos titulares: só pela metade do turno é que Henk Fräser definiu melhor os nomes que normalmente jogam.

Pior é que alguns sustos se colocaram no caminho. Principalmente o sofrido em outubro, contra o Ajax, quando o goleiro Etiënne Vaessen desmaiou após choque acidental de sua cabeça com o pé de Brian Brobbey, aos 84', e precisou ficar de fora por algumas semanas. Este problema foi resolvido (o reserva Jeroen Houwen foi titular, até Vaessen voltar, com um capacete de fibra de carbono a lhe proteger), mas outros persistiram. Como a falta de força no ataque: mesmo com o esforço de Michiel Kramer, quem mais marcou gols foi... um meio-campo (Yassin Oukili, bom nos chutes de fora da área). Ou mesmo como as citadas sequências de derrotas. Ou os péssimos resultados como mandante - só o Vitesse tem desempenho pior em seus domínios. Só mesmo as vitórias diretas contra Volendam (2 a 1, 9ª rodada) e Vitesse (2 a 0, 5ª rodada) impedem que a situação do RKC Waalwijk seja ainda pior, mantendo-o na posição da repescagem de acesso/descenso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário