domingo, 7 de janeiro de 2024

Parada obrigatória: Sparta Rotterdam

O Sparta Rotterdam superou as (poucas) mudanças que teve, e continua bem neste Campeonato Holandês (Hans van der Valk/BSR Agency/Getty Images)

Posição: 7º lugar, com 22 pontos
Técnico: Jeroen Rijsdijk
Time-base: Olij; Bakari, Vriends, Velthuis e Van der Kust (Warmerdam); De Guzmán, Verschueren (Clement) e Kitolano; Neghli, Lauritsen e Brym
Maior vitória: Volendam 1x4 Sparta Rotterdam (12ª rodada)
Maior derrota: Sparta Rotterdam 0x4 PSV (8ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo ADO Den Haag (segunda divisão), na segunda fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Tobias Lauritsen (atacante), com 5 gols
Objetivo do início: meio de tabela/play-offs por vaga na Conference League
Avaliação: Os Spartanen assimilaram bem a mudança de técnico. Com um time parecido ao da ótima temporada passada, conseguem desempenho semelhante, que segue bastante satisfatório

Já no último dia da temporada passada, quando perdeu para o Twente na decisão dos play-offs da Holanda (Países Baixos) por vaga na Conference League, o Sparta Rotterdam teve uma notícia que poderia ser um solavanco após desempenho tão satisfatório em 2022/23: o técnico Maurice Steijn estava tomando o caminho do Ajax. Está certo que boa parte do grupo de jogadores seguiria, mas como reagiria à troca de comando - e às mudanças decorrentes dela? 16 rodadas depois, já se pode dizer que o Sparta reagiu muito bem a ela. Jeroen Rijsdijk manteve o que deveria ser mantido, escapou de problemas... e o time de Roterdã repete a dose da temporada passada, mantendo regularidade na zona da repescagem que disputou em 2022/23. Tanto que já está na sétima posição há quatro rodadas.

Desafios que surgiram com fatos como a lesão muscular do atacante Koki Saito, talvez o melhor dos Spartanen na Eredivisie anterior. Ou mesmo com a piora da equipe nos jogos em casa: o time é só o 11º lugar, considerando partidas no próprio estádio, e os resultados comprovam isso (em Het Kasteel, o time caiu até para o Almere City (2 a 1, 11ª rodada). Ainda assim, os destaques continuam aparecendo. A defesa se mantém bem - é a quinta melhor da Eredivisie -, e o goleiro Nick Olij é dos melhores de sua posição no campeonato (a ponto de ter sido convocado para a seleção). No meio-campo, Arno Verschueren segue bem na criação de jogadas. E ao lado de Tobias Lauritsen, o destaque do ataque, tanto o argelino Camiel Neghli quanto o canadense Charles-Andreas Brym se estabilizaram nas pontas. E o Sparta Rotterdam repete a dose: continua satisfazendo a torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário