domingo, 7 de janeiro de 2024

Parada obrigatória: Heerenveen

Sahraoui foi o único jogador regular do Heerenveen, que sofreu com o sobe-e-desce ao longo das 16 rodadas da Eredivisie (NESimages/Michael Bulder/DeFodi Images/Getty Images)

Posição: 9º lugar, com 19 pontos (na frente pelo maior número de gols pró)
Técnico: Kees van Wonderen
Time-base: Noppert; Ali, Van Beek (Bochniewicz), Van Ottele e Köhlert; Olsson, Brouwers e Tahiri (Haye); Nunnely, Van Amersfoort (Nicolaescu) e Sahraoui
Maiores vitórias: Heerenveen 3x0 Heracles Almelo (10ª rodada), Heerenveen 3x0 Fortuna Sittard (13ª rodada) e Heerenveen 3x0 Almere City (14ª rodada) 
Maior derrota: Feyenoord 6x1 Heerenveen (5ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo Vitesse, na segunda fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Ion Nicolaescu (atacante) e Osame Sahraoui (atacante), ambos com 4 gols
Objetivo do início: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Conference League
Avaliação: É o caso de dizer "quem te viu e quem te vê". No começo da Eredivisie, os maus resultados até colocaram o técnico Van Wonderen sob risco de demissão. Mas alguns jogadores melhoraram, o Fean teve bons resultados nas últimas rodadas do ano passado, e está em mais condições de cumprir suas metas

Difícil haver algum clube com maior montanha-russa no Campeonato Holandês até agora do que o Heerenveen. No começo, tudo bem: duas vitórias nas duas primeiras rodadas, e o time da Frísia ocupando a quarta posição. A partir daí, queda brusca: entre a 3ª e a 9ª rodadas, seis derrotas e um empate. Pior: nada de rendimento no ataque, com os reforços Pelle van Amersfoort e Ion Nicolaescu sem balançarem as redes. Na torcida, só se escutava um grito: "Kees, rot op!" (a versão holandesa do "ei, Kees, vai tomar...") - claro, críticas ao técnico Kees van Wonderen, cada vez mais pressionado. Na 9ª rodada, após cair para o AZ (3 a 0), o Fean chegou a ficar em 16º lugar, o que o "joga" na repescagem contra o rebaixamento. Melhoras eram necessárias. E urgentes.

Aconteceram. Van Wonderen conseguiu variar mais a equipe, que passou a experimentar uma dupla de volantes de vez em quando. Alguns nomes, como o meio-campo Luuk Brouwers, cresceram de produção. O ponta-esquerda Osame Sahraoui, o único destaque técnico, seguiu com boas atuações. E o Heerenveen viveu um bom momento: da 10ª à 14ª rodada, três vitórias (e a derrota foi previsível, para o Ajax). Com a inconstância dos times do meio de tabela, o time até alcançou a oitava posição na tabela. A torcida, antes crítica, já comemorava mais. Só que 2023 terminou com baixa de novo. Na Eredivisie, duas derrotas; na Copa da Holanda, eliminação para um Vitesse em crise. Se não quiser preocupar os adeptos de novo, será bom o Heerenveen já retomar a temporada com uma boa sequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário