quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Parada obrigatória: Fortuna Sittard

Mats Seuntjens bem que se esforça, mas o Fortuna Sittard precisa de ajuda: com defesa ruim, o time não consegue sair do penúltimo lugar (Pro Shots)

Posição: 17ª colocação, com 13 pontos (atrás pelo pior saldo de gols)
Técnico: Sjors Ultee
Time-base: Van Osch; Ivo Pinto (Tirpan), Angha, Lonwijk (Janssen) e Cox; Tekie, Rienstra e Duarte; Flemming, Seuntjens e Noslin (Hansson)
Maior vitória: Fortuna Sittard 2x1 Twente (1ª rodada)
Maior derrota: Fortuna Sittard 0x5 Ajax (6ª rodada), Feyenoord 5x0 Fortuna Sittard (14ª rodada) e Ajax 5x0 Fortuna Sittard (18ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo PSV, na segunda fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Mats Seuntjens (atacante), com 7 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Avaliação: Algumas perdas pioraram bastante o ataque. A defesa é a pior do campeonato, com sobras. E o trabalho em campo traz grandes dúvidas se o Fortuna conseguirá escapar do rebaixamento desta vez

O Fortuna Sittard escapou do rebaixamento até com mais tranquilidade do que se supunha, na temporada passada. Por quê não supor que poderia fazer o mesmo nesta? Bem, as saídas de Sebastian Polter e Lisandro Semedo já enfraqueceram bastante o ataque. E nomes como George Cox, que foram bem em 2020/21, não conseguem repetir o desempenho agora. Só isso já enfraqueceria os Fortunezen. O péssimo desempenho defensivo aprofundou a crise - 46 gols sofridos: nem mesmo o Cambuur, que levou 9 a 0 e tudo, sofreu tantos nesta Eredivisie. E não se notam muitos sinais de melhora no time auriverde, ao longo da trajetória. Ao contrário: algumas derrotas foram daquelas de envergonhar, como o 4 a 3 para o Go Ahead Eagles (11ª rodada), no qual o Fortuna chegou a ter 3 a 1 de vantagem.

Há quem mereça menção honrosa, é verdade. Na primeira vitória da temporada (2 a 1 no Twente, logo na primeira rodada), Toshio Lake veio do banco de reservas para brilhar com os dois gols. Além de Lake, Tijjani Noslin é outro egresso da base do time de Sittard que ganha espaço merecido no time de cima. E Mats Seuntjens, mesmo num time fraco, faz o que pode e justifica seu protagonismo. Ainda assim, a principal imagem do Fortuna ficou com o que aconteceu nos dois jogos contra o Ajax. No turno, em casa, um 5 a 0 inapelável (6ª rodada); na primeira partida do returno, em Amsterdã, os Ajacieden impuseram outro 5 a 0 sem a menor dificuldade (18ª rodada). Com desempenho tão fraco, fica até curioso notar que as chances de escapar do rebaixamento ainda são consideráveis: afinal, em pontos, o Fortuna Sittard está igual ao Sparta Rotterdam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário