quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Parada obrigatória: Go Ahead Eagles

Iñigo Córdoba (foto) foi um dos que ajudou na frente. Atrás, a defesa mostrou esforço admirável. E o Go Ahead Eagles se segura no meio de tabela, com mais facilidade do que se esperava (Pro Shots)

Posição: 11ª colocação, com 21 pontos 
Técnico: Kees van Wonderen
Time-base: Hahn; Lucassen, Nauber (Kramer), Kuipers e Deijl; Brouwers, Oratmangoen e Rommens; Córdoba, Lidberg (Heil) e Botos
Maior vitória: Go Ahead Eagles 4x2 Heracles Almelo (9ª rodada)
Maior derrota: AZ 5x0 Go Ahead Eagles (7ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o Heerenveen
Competição europeia: nenhuma
Artilheiros: Iñigo Córdoba (meio-campista/atacante), com 6 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: Esforçado na defesa, e com alguns talentos no ataque, o time aurirrubro de Deventer prometeu até coisa melhor ao longo do turno. Está numa posição mais condizente com seu nível, mas segue regular. Só precisa se precaver sobre a saída anunciada do técnico para garantir a permanência com sossego

A reação incrível do Go Ahead Eagles para voltar à primeira divisão (do 12º lugar na metade da temporada, ao acesso como vice-campeão, na última rodada da segunda divisão passada) se valeu, principalmente, pela qualidade de sua defesa, que bateu recorde histórico da Eerste Divisie sem sofrer gols. Dois dos principais responsáveis por essa marca, o goleiro Jay Gorter e o zagueiro Sam Beukema, deixaram o clube de Deventer. Nem por isso as Águias entraram baqueadas na Eredivisie. Se a defesa já não era tão firme, o espírito de luta visto no GAE foi exemplar durante boa parte do turno. E quando veio a vitória no clássico regional contra o Zwolle (1 a 0, na 5ª rodada), a torcida que podia frequentar o estádio Adelaarshorst teve a agradável impressão de que alguns nomes do ataque poderiam impulsionar o Kowet adiante. Foi o que aconteceu. 

A dupla de espanhóis Iñigo Córdoba e Marc Cardona trouxe mobilidade à frente, bem como o grego Giannis Botos, tirando a dependência excessiva de um "homem-gol", comum a times pequenos da Holanda (Países Baixos) - nem Ogechika Heil, nem Isac Lidberg, nem o veterano Jacob Mulenga se fixaram no time. Já no clube há mais tempo, Ragnar Oratmangoen foi um bom criador de jogadas no meio-campo. E a defesa, se não é a melhor da Eredivisie (é a sexta pior), mostra um esforço admirável. Simbolizado num resultado surpreendente: o 0 a 0 contra o Ajax, em plena Johan Cruyff Arena, na 12ª rodada. Mas o caráter aguerrido do Go Ahead Eagles também teve exemplo respeitável contra o Fortuna Sittard (11ª rodada): em casa, o time aurirrubro perdia por 3 a 1 até os 60', e foi buscar a virada para 4 a 3 na meia hora final de jogo. Enfim: mesmo pequeno, o Go Ahead Eagles mostra regularidade tão notável que o técnico Kees van Wonderen já chama a atenção de equipes maiores na Eredivisie. E já anunciou que deixa as Águias ao fim da temporada. Seguir distante da zona de repescagem/rebaixamento, controlando a queda vista no fim de 2021 (duas derrotas e dois empates), será um fim digno da passagem de Van Wonderen, desde já marcante, por Deventer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário