O RKC Waalwijk faz o que se esperava que ele faria: tenta escapar do rebaixamento. Por enquanto, consegue. E Odgaard (foto) ajuda nisso (Pro Shots) |
Posição: 15ª colocação, com 16 pontos
Técnico: Joseph Oosting
Time-base: Vaessen; Gaari, Touba, Van den Buijs, Meulensteen e Büttner; Bakari, Anita e Azhil (Bel Hassani); Odgaard e Kramer (Daneels)
Maior vitória: RKC Waalwijk 2x1 NEC (15ª rodada)
Maior derrota: RKC Waalwijk 0x5 Ajax (13ª rodada)
Copa da Holanda: classificado para as oitavas de final, nas quais enfrentará o ADO Den Haag (segunda divisão)
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Jens Odgaard (atacante), com 7 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento
Avaliação: As dificuldades que os auriazuis de Waalwijk passam eram até esperadas. Mas mudanças providenciais na defesa e algumas atuações confiáveis no ataque deixam perspectivas de que é possível escapar da repescagem/do rebaixamento. A ver o que virá no returno
Bem que vencer o AZ na primeira rodada aumentou um pouco as expectativas da torcida do RKC Waalwijk. No entanto, ficar as oito rodadas seguintes sem vitória logo fez os adeptos dos Waalwijkers se lembrarem de qual é a realidade do clube auriazul: tentar escapar das últimas três posições. É isso que o time tentou fazer desde o primeiro turno. Algumas vezes, com mais surpresas positivas - por exemplo, no 2 a 2 com o Feyenoord, na 9ª rodada, ou mesmo ao avançar na Copa da Holanda. Outras vezes, tendo as duchas de água fria esperadas: foi assim na 17ª rodada, última do turno e penúltima de 2021, ao levar 4 a 1 do PSV em casa.
Se serve de consolo, algumas mudanças pontuais fazem crer que o RKC pode ter estofo para chegar mais forte à tentativa de fuga. Por exemplo, na defesa: contratado antes do começo da temporada, o goleiro português Joel Pereira mostrou algumas inseguranças - bastou para Etiënne Vaessen voltar a ser titular, e fazer algumas boas partidas. Além disso, quando é o caso de pegar um time mais forte, Dario van den Buijs tem sido usado como um "terceiro zagueiro", e já basta para obter alguns empates aqui e ali. E na frente, até que a parceria Michiel Kramer-Jens Odgaard faz seus gols aqui e ali - sem contar ajudas como a de Roy Kuijpers, que fez o gol da vitória contra o NEC (2 a 1, 16ª rodada) logo em sua estreia pelo clube. Todos fatores para ajudar a diminuir o peso que o RKC já desconfiava que carregaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário