quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Parada obrigatória: Fortuna Sittard

Certo, Burak Yilmaz foi o destaque esperado. Mas o Fortuna Sittard só se firmou no Campeonato Holandês após algumas mudanças (Herman Dingler/NESImages/DeFodi Images/Getty Images)

Posição: 12ª colocação, com 15 pontos (atrás pelo pior saldo de gols)
Técnico: Sjors Ultee (até a 3ª rodada), Dominik Vergoossen (interino, na 4ª e 5ª rodadas) e Julio Velásquez (desde a 6ª rodada)
Time-base: Pandur; Ivo Pinto, Siovas (Navarro), Rodrigo Guth e Cox; Erdogan (Ferati), Özyakup e Córdoba; Noslin (Embaló), Burak Yilmaz e Seuntjens (Gladon)
Maior vitória: Fortuna Sittard 2x0 Volendam (8ª rodada)
Maior derrota: Fortuna Sittard 1x4 Cambuur (3ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo NEC, na primeira fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Burak Yilmaz (atacante), com 4 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Avaliação: O mau começo fez os Fortunezen ensaiarem um vexame. Algumas mudanças possibilitaram uma reação rumo ao meio da tabela, mas a situação ainda inspira cuidados

Para um time que se tornou o mais motivado a protagonizar uma surpresa no Campeonato Holandês desta temporada - afinal de contas, a contratação de Burak Yilmaz foi a mais badalada -, as primeiras rodadas trouxeram uma preocupação gigante para a torcida do clube auriverde de Sittard. Foi mais uma equipe a ter cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas. E antes mesmo da má série terminar, um nome já tinha pagado por aquilo: Sjors Ultee, o técnico demitido. Com a relativa demora em trazer um sucessor, aqui e ali, alguns veículos insinuaram que o destaque de Burak Yilmaz ia além do (óbvio) protagonismo em campo, e que ele comandaria a equipe nos coletivos. O Fortuna chegou a emitir nota protestando contra isso. E veio o espanhol Julio Velásquez para treinar os Fortunezen, enfim. 

O resultado já podia ter saído a partir da 6ª rodada: a equipe fazia 1 a 0 no NEC, mas tomou o empate nos acréscimos. Sem problemas: uma sequência de três vitórias seguidas, entre a 7ª e a 10ª rodadas, tirou o time da zona de repescagem/rebaixamento e o empurrou para o meio da tabela, onde o Fortuna Sittard queria estar desde o começo. Mesmo na série de cinco rodadas sem vitória que se seguiu, houve um momento de destaque: o 1 a 1 contra o líder Feyenoord, arrancado de De Kuip na 11ª rodada. E mais nomes apareceram além de Burak Yilmaz. No gol, Ivor Pandur; no meio, o experiente Oguzhan Özyakup; no ataque, Úmaro Embaló e Tijjani Noslin. Se necessário, Paul Gladon entrava para ser um atacante mais fixo na área. E o Fortuna Sittard terminou 2022 vencendo na 14ª rodada (3 a 2 no Groningen). Esperando tomar mais um impulso, em que pese a saída de Mats Seuntjens, para ser a surpresa que sonhava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário