quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Parada obrigatória: Heerenveen

Enquanto o time faz gols e faz jogo duro com os adversários, Noppert é o símbolo da segurança que o Heerenveen ostenta nesta temporada (Andre Weening/Orange Pictures/BSR Agency/Getty Images)

Posição: 8ª colocação, com 23 pontos
Técnico: Kees van Wonderen
Time-base: Noppert; Van Ewijk, Van Aken, Van Beek, Bochniewicz e Kaib; Tahiri, Haye (Halilovic) e Olsson; Van Hooijdonk e Sarr
Maior vitória: Vitesse 0x4 Heerenveen (2ª rodada)
Maior derrota: Ajax 5x0 Heerenveen (6ª rodada)
Copa da Holanda: enfrentará o Volendam, na segunda fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Sydney van Hooijdonk (atacante), com 6 gols
Objetivo do início: meio de tabela/vaga nos play-offs pela Conference League
Avaliação: Com firmeza defensiva, o Fean conseguiu ver a dupla de ataque se virar bem. Mesmo sem um time brilhante, fica na zona da tabela em que todos esperavam até aqui

Kees van Wonderen chegou ao Heerenveen com um objetivo: fazer um time defensivamente seguro, tendo em vista o ótimo trabalho dele no Go Ahead Eagles em 2021/22. Quase simultaneamente ao técnico, chegou outro responsável pela boa temporada das Águias: o goleiro Andries Noppert, que voltava ao clube em que se iniciara no futebol. Pois bem: rapidamente, o Fean exibiu o que se desejava. Nas quatro primeiras partidas, segurança acima de tudo: o clube da Frísia só tomou um gol. Está certo que, na quinta rodada, veio um duro lembrete da realidade pelo Ajax, na forma de uma goleada por 5 a 0. Ainda assim, o Heerenveen exibe a segunda melhor defesa da temporada, só abaixo do Twente: 13 gols sofridos em 14 jogos, mesma marca do líder Feyenoord. Previsível, para uma defesa firme pelo alto - simbolizada por Noppert, o melhor goleiro da Eredivisie até agora, ostentando atuações como nos 2 a 1 sobre o Twente (7ª rodada), premiado surpreendente mas justamente como o goleiro titular da Holanda na Copa - e se mostrando um goleiro firme no Catar.

Nem só de defesa vive um time, claro. E o Heerenveen também se firmou nisso. Entre os três do meio-campo, Thom Haye se consolidou como um razoável armador. Mas se tornou coadjuvante, diante do bom entrosamento que a dupla de ataque ostenta. O sueco Amin Sarr traz rapidez, ao mesmo tempo em que é ótimo nas finalizações. E Sydney van Hooijdonk justifica, de novo, o esforço que o Fean fez para consegui-lo de novo, por empréstimo junto ao Bologna: a presença de área e a habilidade foram aproveitadas para torná-lo o goleador do time no Campeonato Holandês. Não que sejam muitos gols: se é a segunda melhor defesa, o Heerenveen é o quarto pior ataque da liga. Mas já serve para tornar o time alviazul um dos mais duros de serem superados. Que o diga o Feyenoord, que empatou sem gols na segunda rodada. Ou o PSV, que só o superou com um gol a quinze minutos do fim (1 a 0, 9ª rodada). Na primeira metade da temporada, as expectativas estão sendo cumpridas. Com toda a segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário