quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Parada obrigatória: Go Ahead Eagles

Adekanye (esquerda) e Edvardsen (direita) ajudaram no que puderam. E após um começo preocupante, o Go Ahead Eagles encontrou uma nova base para se estabilizar (Michael Bulder/NESImages/DeFodi Images/Getty Images)

Posição: 11ª colocação, com 15 pontos (na frente pelo melhor saldo de gols)
Técnico: René Hake
Time-base: De Lange; Amofa, Deijl, Kuipers e Idzes; Willumsson (Llansana), Rommens, Linthorst e Edvardsen; Adekanye e Lidberg
Maior vitória: Go Ahead Eagles 3x1 Excelsior (12ª rodada)
Maior derrota: Go Ahead Eagles 2x5 PSV (2ª rodada)
Copa da Holanda: enfrentará o Heracles Almelo (segunda divisão), na segunda fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Oliver Edvardsen (atacante), com 5 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Avaliação: superando aos poucos as dificuldades naturais decorrentes da perda dos destaques, as Águias conseguiram uma invencibilidade que lhes dá, por ora, mais respiro na tabela

O técnico Kees van Wonderen? Saiu. O goleiro Andries Noppert? Também. Meio-campistas? Ragnar Oratmangoen e Luuk Brouwers, dois destaques da temporada passada, igualmente deixaram o clube de Deventer. E o Go Ahead Eagles começou o campeonato atual sentindo, até obviamente, as ausências dos destaques que ajudaram na campanha elogiável em 2021/22. As cinco derrotas nas cinco primeiras rodadas - incluindo goleada sofrida para o PSV (5 a 2, em casa, na 2ª rodada) e virada sofrida para o Feyenoord (de 2 a 0 para 4 a 3 contra, na 5ª rodada) - trouxeram o temor de que voltariam os tempos de dificuldades contra o rebaixamento. Ainda assim, crise era inexistente nas Águias. Talvez porque, no fundo, se soubesse: quando o time se entrosasse, quem sabe algumas vitórias melhorassem a situação.

Essas vitórias vieram. E já facilitaram a situação do Kowet, por terem sido contra times na zona de repescagem/rebaixamento: 3 a 2 no Volendam (6ª rodada) e 2 a 0 no Emmen (7ª rodada). Na 8ª rodada, então, um resultado até consagrador: o time parecia rendido diante do Ajax, mas segurava uma derrota por 1 a 0 - e um contra-ataque aproveitado por Willum Willumsson rendeu um empate comemorado como se fosse vitória. Aos poucos, os destaques foram aparecendo. No meio-campo, Philippe Rommens seguiu firme, e Oliver Edvardsen apareceu bem, se responsabilizando pela criação das jogadas - e até chegando para finalizar, comprovando isso ao ser o goleador do time na Eredivisie. Por falar em ataque, a dupla Bobby Adekanye-Isac Lidberg se entendeu bem. E o Go Ahead terminou com uma longa sequência invicta na Eredivisie: desde aquele mau começo, já são seis empates e quatro vitórias. Trazendo à torcida a boa impressão de que o GAE está pronto para outra temporada de segurança na primeira divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário