![]() |
| Como nas duas últimas temporadas, o PSV chegou à pausa de retorno com amplo domínio na liderança do Campeonato Holandês (ProShots/Getty Images) |
Temporada 2023/24: chegou a pausa de inverno do Campeonato Holandês, e o PSV era líder destacado, após um primeiro turno com impressionantes 100% de aproveitamento, 17 vitórias em 17 jogos, indicando um título conquistado com certa facilidade - e de fato isso aconteceu, mesmo com derrotas no returno. Temporada 2024/25: chegou a pausa de inverno do Campeonato Holandês, e o PSV era líder destacado - daquela vez, com "apenas" nove pontos de vantagem, antes de sofrer com lesões, ver o Ajax superá-lo, abrir ele mesmo outros nove pontos de vantagem, sofrer uma incrível derrocada final, e ser superado pelo... PSV, que conseguiu reagir para o bicampeonato. Pois chegou a parada de inverno nesta temporada 2025/26, e adivinhem? A história se repete.
De novo, o PSV lidera a Eredivisie. E de novo, com facilidade: já são 11 pontos de vantagem na liderança para o time de Eindhoven. Dentro de campo, é até fácil explicar porque ocorre isso. Peter Bosz já tem três anos de trabalho, e obviamente consegue convencer o grupo de jogadores que tem a seguir sua linha. Por falar em jogadores, mesmo com as saídas que ocorrem a cada temporada (cenário típico com que o futebol holandês tem de lidar), alguns nomes mantêm uma base sólida e entrosada. Sergiño Dest, Mauro Júnior, Jerdy Schouten, Joey Veerman, Ismael Saibari, Guus Til: são seis nomes no PSV já há algum tempo. Sem dúvida, isso facilita o entrosamento, a criação de jogadas, a imposição de um jeito de jogar - e até de um time. Fora de campo, esse cenário de tranquilidade é possibilitado por uma dupla: Marcel Brands, diretor geral do clube, e Earnie Stewart, diretor de futebol, dois nomes que conseguem manter um trabalho consolidado.
Técnico prestigiado, time entrosado, diretoria tranquila: três fatores que facilitam o novo domínio dos Boeren. Ainda mais tendo em vista que o Feyenoord, que também começou bem e poderia ser o adversário mais cotado na disputa do título dos Países Baixos, está sofrendo com lesões aqui e ali, bem como com resultados decepcionantes e queda de produção na reta final do turno. E que o Ajax, que recomeçou do zero um trabalho, novamente pena com inconstâncias, maus resultados e um time de qualidade mediana. Tanto que o destaque desta Eredivisie, fora o PSV, é o NEC, que supera os clubes habituais do "subtopo" para ser ocupante digno da quarta posição, com um time muito ofensivo.
Como as lesões não pegaram o PSV de jeito (por enquanto...), como Joey Veerman preferiu não trocar o certo pela duvidosa negociação com o Fenerbahçe, como até os destaques ausentes têm data para voltar - Ismael Saibari e Anass Salah-Eddine logo retornarão da Copa Africana de Nações em que ainda estão com Marrocos... o Campeonato Holandês segue com o domínio dos Eindhovenaren. Que estão bem encaminhados para tentarem o tricampeonato. Mas se ele vier, será com facilidade, como em 2024, ou com emoção na reta final, como em 2025?
Só o returno mostrará - começaria nesta sexta, mas a neve nos Países Baixos forçou o adiamento de NEC x Utrecht, então será com os jogos de sábado (embora haja a possibilidade de adiamento). E como os 18 clubes estão no início dela, retomando a Eredivisie em 2026? Só clicar em cada um dos links abaixo para ver.

Nenhum comentário:
Postar um comentário