Alen Halilovic era o destaque solitário do Fortuna Sittard. Ganhou outros colegas, e o time começou a despontar neste Campeonato Holandês (Gerrit van Keulen/ANP/Getty Images) |
Posição: 8º lugar, com 25 pontos (atrás pelo menor número de gols)
Técnico: Danny Buijs
Time-base: Branderhorst; Ivo Pinto, Rodrigo Guth, Adewoye (Van Ottele) e Dahlhaus (Dijks); Bastien e Rosier; Fosso, Halilovic e Peterson; Bullaude (Aïko)
Maior vitória: Utrecht 2x5 Fortuna Sittard (17ª rodada)
Maior derrota: Ajax 5x0 Fortuna Sittard (3ª rodada)
Copa da Holanda: eliminado pelo Quick Boys (terceira divisão), na segunda fase
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Kristoffer Peterson (atacante) e Ezequiel Bullaude (atacante), ambos com 5 gols
Objetivo do início: meio de tabela/escapar do rebaixamento
Avaliação: O começo preocupou a torcida dos Fortunezen, com quatro derrotas nas seis primeiras rodadas. Mas a equipe se aprumou, evoluiu desde então, cumpre o objetivo e sonha até com coisa melhor
Desde os tempos de seu trabalho no Groningen, o técnico Danny Buijs é saudado como alguém que estabelece bom ambiente com os jogadores e é querido pela torcida, mesmo sem que os resultados venham. Só que eles precisavam vir. Ainda mais no Fortuna Sittard, que se começou a temporada com duas vitórias, preocupou-se com quatro derrotas seguidas, entre a 3ª e a 6ª rodadas. Inclusive, a derrota da 3ª rodada (5 a 0 para o Ajax) impressionou pela facilidade com que os Amsterdammers se impuseram na Johan Cruyff Arena. Parecia a senha de uma temporada difícil. Mas, aos poucos, Buijs arrumou a equipe. Destaques, haviam. Como Alen Halilovic: o ponta-de-lança croata, um dia considerado a grande revelação do Barcelona (dez anos atrás, mais ou menos), é o grande destaque dos Fortunezen. Precisava de companheiros.
Eles vieram. Principalmente a seu lado, no meio-campo e no ataque. Vindo para a temporada, o sueco Kristoffer Peterson logo tomou conta da ponta direita, trazendo velocidade e habilidade. No ataque, dois nomes se alternaram em destaques: o argentino Ezequiel Bullaude (emprestado pelo Feyenoord) e Alessio da Cruz, velho conhecido de Eredivisie. Mais atrás, o congolês Samuel Bastien se firmou como volante veloz. E o Fortuna Sittard reagiu, vencendo alguns jogos inesperados (como 1 a 0 no AZ, na 8ª rodada) e sendo osso duro de roer em outros (arrancou empate do Feyenoord, 1 a 1, na 14ª rodada). Com duas vitórias nas duas últimas rodadas do turno - destaque para o movimentado 5 a 2 no Utrecht, fora de casa, na 17ª rodada -, se sobressaiu em relação a Willem II e NAC Breda, adversários diretos. A boa campanha na Eredivisie neutraliza a eliminação na Copa da Holanda. E enfim, traz os resultados de que Danny Buijs necessitava para seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário