segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Parada obrigatória: Twente

Com seus gols, Sem Steijn (artilheiro da Eredivisie) ajudou o Twente a se recuperar de um começo inconstante. Só falta melhorar contra os grandes (BSR Agency/Getty Images)

Posição: 6º lugar, com 31 pontos
Técnico: Joseph Oosting
Time-base: Unnerstall; Van Rooij, Hilgers, Kuipers e Salah-Eddine; Regeer e Eiting; Ltaief (Rots), Steijn e Van Bergen (Van Wolfswinkel); Lammers
Maiores vitórias: Almere City 0x5 Twente (6ª rodada) e Twente 5x0 Heracles Almelo (10ª rodada) 
Maior derrota: PSV 6x1 Twente (15ª rodada)
Copa da Holanda: enfrentará o Go Ahead Eagles, nas oitavas de final
Competição europeia: Liga Europa (30º colocado na fase de liga)
Artilheiro: Sem Steijn (meio-campista/atacante), com 12 gols
Objetivo do início: vaga direta nas competições europeias
Avaliação: Mesmo caindo um pouco de produção em relação a temporadas anteriores, os Tukkers têm destaques e fazem um bom papel. Só precisam se recuperar de tropeços contra adversários diretos

Nas quatro primeiras rodadas da Eredivisie, somente uma vitória (2 a 1 no NEC, fora de casa, logo na primeira rodada). Sem dúvida, algo relativamente incomum, em se tratando do Twente, habitual "pedra no sapato" dos três grandes neerlandeses, integrante quase fixo do "subtopo" da tabela. Pelo menos, logo os Tukkers se recuperaram. Até porque nunca faltou esforço dos jogadores - que o digam os notáveis empates contra Manchester United e Fenerbahçe, ambos na Liga Europa. Logo, as vitórias começaram a vir também na liga nacional - começando pelos 5 a 0 fora de casa no Almere City (6ª rodada). E elas indicaram os destaques que apareceriam no Twente. O principal deles, claro, Sem Steijn: meio-campista cada vez mais adiantado (quando não jogando como ponta esquerda), Steijn logo começou a mostrar o faro de gol que o tornou o atual goleador do campeonato, com 12 gols.

Além de Steijn, também ajudaram nomes como o lateral direito Bart van Rooij, boa contratação, e o driblador meia-direita Sayfallah "Sayf" Ltaief. Junto a velhos conhecidos da torcida, como Youri Regeer e Ricky van Wolfswinkel (sem contar outro reforço, Sam Lammers), os Tukkers começaram a engatar vitórias notáveis, como golear o rival regional Heracles Almelo (5 a 0, 10ª rodada) e virar o jogo contra o Go Ahead Eagles, surpresa da temporada (3 a 2, 14ª rodada). Não à toa, logo o time fez valer a força que tem ao jogar em De Grolsch Veste, seu estádio - é o terceiro melhor mandante do campeonato. Porém, na hora de encarar os clubes da mesma região da tabela... o Twente sofre. Perdeu de Feyenoord (2 a 1, 8ª rodada) e AZ (1 a 0, 17ª rodada), foi goleado pelo PSV (6 a 1, 15ª rodada), empatou com o Ajax (2 a 2, 12ª rodada). De quebra, vê o goleiro Lars Unnerstall, habitualmente confiável, cometer erros vez por outra na saída de bola. Ainda assim, há perspectivas para o clube de Enschede nesta temporada. Basta se agigantar contra adversários bem colocados, que outra boa temporada estará garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário