segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Parada obrigatória: Heracles Almelo

Luka Kulenovic ajuda o Heracles Almelo no que pode. Mas o clube está "machucado" por traumas anteriores, e faz uma campanha temerária (Broer van den Boom/BSR Agency/Getty Images)

Posição: 15º lugar, com 14 pontos 
Técnico: Erwin van de Looi
Time-base: De Keijzer; Benita, Mirani, Mesik e Roosken; De Keersmaecker e Scheperman (Zamburek); Podgoreanu (Van Kaam), Engels e 't Zand; Kulenovic 
Maior vitória: Heracles Almelo 2x0 NAC Breda (11ª rodada)
Maior derrota: Twente 5x0 Heracles Almelo (10ª rodada)
Copa da Holanda: enfrentará o De Graafschap (segunda divisão), nas oitavas de final
Competição europeia: nenhuma
Artilheiro: Luka Kulenovic (atacante), com 7 gols
Objetivo do início: escapar do rebaixamento/meio de tabela
Avaliação: Em que pese terem alguns bons jogadores, os Heraclieden seguem sofrendo e não conseguem se livrar definitivamente dos riscos de rebaixamento. Tentarão fazer isso no returno

O rebaixamento de 2021/22, em queda inesperada nas últimas rodadas (e consumada na repescagem), talvez seja uma chaga que ainda perturbe o time de Almelo, mesmo já de volta à Eredivisie há duas temporadas. Foi assim em 2023/24, quando os Heraclieden não passaram da 14ª posição. Está sendo assim novamente agora. Porque a equipe alvinegra nunca saiu da parte de baixo da tabela - o máximo a que chegou até agora foi à 10ª posição. E porque ela demora a vencer: não só conseguiu três pontos somente na sexta rodada (2 a 1 no NEC, fora de casa), como saiu com a vitória em somente três vezes no primeiro turno. E se não perdeu tanto, "compensou" no número de empates: oito, junto do Zwolle, só abaixo do Sparta Rotterdam. E se trata da terceira pior defesa da liga até agora: 33 gols sofridos.

Claro que há pontos positivos no time. No ataque (ou na ponta direita, onde às vezes joga), o bósnio Luka Kulenovic faz o possível: com sete gols, conseguiu convencer até a ponto de deixar o titular antigo Jizz Hornkamp no banco de reservas, mesmo após este se recuperar de lesão. Os meio-campistas Brian de Keersmaecker e Mario Engels também colaboram. Mas, no geral, ainda se vê em campo um Heracles temeroso, que ainda não consegue impor respeito e deixar a queda para trás. Um bom exemplo disso foi a goleada sofrida justamente no clássico contra o Twente: um erro defensivo, o 1 a 0 surgiu, e o Heracles ficou batido, com os gols do rival se empilhando até o 5 a 0 final. 2025 já começou com uma perda de titular - o lateral esquerdo Ruben Roosken, rumando para o Huddersfield Town-ING. E começa com a preocupação de rebaixamento ainda em alta. Tentar diminuí-la é o grande objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário