quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Guia da Eredivisie 2019/20: Ajax

A contratação de Quincy Promes foi outra ousadia do Ajax. Mas o campeão holandês só provará que continua em alta se continuar ganhando - também na Liga dos Campeões (Pro Shots)
Amsterdamsche Football Club - Ajax


Cidade: Amsterdã
Estádio: Johan Cruyff Arena (capacidade para 53.502 torcedores)
Apelidos: Godenzonen (em holandês, "os filhos dos deuses" - apelido dado desde o time campeão europeu em 1994/95, pela torcida, como se o Ajax fosse escolhido pelos deuses para ser o representante do bom futebol no mundo); Ajacieden (nome dado a torcedores e jogadores do clube); Amsterdammers
Títulos: 34 Campeonatos Holandeses (merecem citação dois títulos mundiais, quatro Copas/Ligas dos Campeões, 1 Copa da UEFA e 19 Copas da Holanda)
Patrocínio: Ziggo (empresa de telecomunicações)
Técnico: Erik ten Hag
Destaques: Hakim Ziyech (meio-campista/atacante) e Dusan Tadic (meio-campista/atacante)
Fique de olho: Sergiño Dest (lateral esquerdo), Jürgen Ekkelenkamp (volante) e Carel Eiting (meio-campista)
Brasileiros no elenco: David Neres (atacante)
Temporada passada: Campeão
Copas europeias: Liga dos Campeões (enfrentará o PAOK-GRE, na terceira fase preliminar)
Objetivo: Título
Amistosos de pré-temporada:
25 de julho - Quick '20 2x11 Ajax
29 de junho - Aalborg-DIN 1x1 Ajax
6 de julho - Ajax 5x2 Anderlecht-BEL
14 de julho - Basaksehir-TUR 1x2 Ajax
18 de julho - Ajax 2x1 Watford-ING
22 de julho - Ajax 6x2 OFI Creta-GRE
22 de julho - Ajax 1x2 Panathinaikos-GRE
26 de julho - Ajax 1x1 Sivasspor-TUR
Principais chegadas: Kjell Scherpen (G, Emmen), Bruno Varela (G, Benfica-POR), Kik Pierie (D, Heerenveen), Edson Álvarez (D, América-MEX), Lisandro Martínez (D, Defensa y Justicia-ARG), [Azor Matusiwa (M, De Graafschap)], Alex Mendez (M, Freiburg-ALE), Razvan Marin (M, Standard Liège-BEL) e Quincy Promes (A, Sevilla-ESP)
Principais saídas: Kostas Lamprou (G, Vitesse), Rasmus Kristensen (D, Red Bull Salzburg-AUT), Matthijs de Ligt (D, Juventus-ITA), Sven Botman (D, Heerenveen), Daley Sinkgraven (D, Bayer Leverkusen-ALE), Mitchel Bakker (D, Paris Saint Germain-FRA), Azor Matusiwa (M, Groningen), Frenkie de Jong (M, Barcelona-ITA), Lasse Schöne (M, Genoa-ITA), Dani de Wit (M/A, AZ), Dennis Johnsen (M, Zwolle), Ché Nunnely (A, Willem II) e Vaclav Cerny (A, Utrecht)
Valor de mercado: 372,4 milhões de euros (via Transfer Markt)
Orçamento: 110 milhões de euros (via Voetbal International)


Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

O Ajax começou a temporada passada em clima de "tudo ou nada": para reassumir o protagonismo no futebol holandês, ousou nas contratações (Daley Blind, Dusan Tadic), manteve seus destaques (Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Hakim Ziyech), acreditou no trabalho de Erik ten Hag. Patinou na primeira metade da temporada, mas teve a compensação nos primeiros meses de 2019, com uma reta final que ficará para sempre na história do clube de Amsterdã. Conquistar a "dupla coroa" - copa e campeonato holandeses - e chegar às semifinais da Liga dos Campeões após 22 anos trouxe prós e contras com os quais os Ajacieden terão de lidar.

Os prós começam pelo maior interesse que o clube atraiu nesta janela de transferências. Ir para o Ajax, ou mesmo ficar em Amsterdã, já não significa mais um passo atrás na carreira. Já se acredita que é possível fazer outra boa temporada. Por isso André Onana e Nicolás Tagliafico renovaram seus contratos, por isso Tadic também renovou, por isso é possível imaginar a possibilidade de permanência de Donny van de Beek, David Neres e Hakim Ziyech. Por isso mais nomes promissores vieram para serem "lapidados" em Amsterdã: o goleiro Kjell Scherpen, os zagueiros (Edson Álvarez, Lisandro Martínez e Kik Pierie), o meio-campista Razvan Marin. E acima de tudo, por isso o clube conseguiu mais uma contratação para provar seu valor, trazendo Quincy Promes do Sevilla. Sem contar as promessas da base Ajacied, sempre prontas a aparecerem: o lateral esquerdo norte-americano Sergiño Dest, os volantes Jurgen Ekkelenkamp e Ryan Gravenberch, os meio-campistas Carel Eiting e Dani de Wit, o atacante Noa Lang.

Por outro lado, os contras vêm com as saídas esperadas - até agora, as mais impactantes são De Ligt e De Jong (perdeu-se reservas úteis com as saídas de Rasmus Kristensen e Daley Sinkgraven), mas podem vir mais perdas por aí. Além do mais, de novo, não haverá tempo a perder: a terceira fase preliminar da Liga dos Campeões já está na alça de mira. E de certa forma, o Ajax volta ao cenário da temporada passada: perdeu o "direito" de decepcionar. Para prosseguir chamando a atenção, precisará estar na fase de grupos do torneio europeu. E no Campeonato Holandês, precisará começar bem, para justificar o favoritismo óbvio que sempre tem. Tarefas difíceis? Pois elas fazem parte do caminho para um time surpreendente confirmar que não teve "sorte de principiante". E pelo que mostraram nos amistosos, os Godenzonen têm condições de fazerem um início elogiável de temporada. Até porque, de certa forma, serão todos contra o Ajax no Campeonato Holandês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário