terça-feira, 6 de agosto de 2019

Podia ser pior

O Ajax passou sérios apuros contra o PAOK, mas o empate em 2 a 2 garantido por Huntelaar dá a sensação de que garantir a vaga é bem possível na volta (AP)

Já no 2 a 2 contra o Vitesse, na estreia pelo Campeonato Holandês, o Ajax dava a impressão de que ainda está se aprontando, neste começo de temporada. E a impressão ficou mais forte (e alarmante) nesta terça-feira, com a estreia do time de Amsterdã na Liga dos Campeões. No jogo de ida da terceira fase preliminar (penúltima antes dos grupos), contra o PAOK, os Ajacieden tiveram três momentos ao longo dos 90 minutos. Ao cabo deles, pelo menos a sensação é de que o resultado poderia ter sido bem pior do que o empate em 2 a 2, que deixa boas chances para a volta no dia 13.

Está certo que a sensação poderia ter sido prolongada com uma vitória - Dusan Tadic até se queixou da falta de maturidade do Ajax, à FOX Sports holandesa. Porque os primeiros minutos de jogo no estádio Toumba, em Tessalônica, revelaram uma atuação promissora. Com Hakim Ziyech sendo eficiente no controle de bola e na criação de jogadas, tendo o auxílio dos avanços de Donny van de Beek e até de Nicolás Tagliafico, os Ajacieden evitavam o perigo dos contra-ataques do PAOK, time que tem neles sua grande opção ofensiva. E já aos 10', veio o gol, numa bola parada - Ziyech cobrou falta da direita, e o lateral Dimitris Giannoulis desviou acidentalmente, de cabeça, para as redes. Era a chance valiosa para os Godenzonen controlarem a partida a sel bel-prazer.

Mas se o Ajax atacava e controlava o jogo em Tessalônica, também deixava muitos espaços entre a defesa e o meio-campo. Pior: as lacunas nas laterais ofereciam espaço aos avanços do PAOK, necessários após o primeiro gol. Bastou a desvantagem para o time alvinegro da Grécia começar a chegar ao ataque com perigo. Aos 12', Diego Biseswar (holandês, ex-Feyenoord) arrematou de fora para a defesa de André Onana; aos 15', Joël Veltman evitou um arremate do brasileiro Léo Jabá na hora exata. Pela direita, com Veltman lento na lateral e Noussair Mazraoui escalado como uma tentativa, o citado Biseswar dava trabalho - exatamente como Léo Jabá fazia na direita. Na zaga Ajacied, se Perr Schuurs era cauteloso: Lisandro Martínez exagerava nas divididas.

Logo o PAOK empatou, se valendo da rapidez nos contragolpes: aos 32', Biseswar passou a Giannoulis, que cruzou para Chuba Akpom completar. Mais seis minutos, e a virada: Léo Jabá cobrou falta, e o brasileiro Léo Matos se desvencilhou da marcação homem a homem para cabecear, livre na área. O caos defensivo no time de Erik ten Hag era visível, e faltou pouco para o 3 a 1: aos 40', Veltman tirou a bola na pequena área, enquanto o atacante Dimitrios Pelkas bateu para fora aos 43'. O intervalo vinha no melhor momento possível, porque o Ajax passava sérios apuros.

Léo Matos comemora a virada do PAOK: a pane defensiva do Ajax no fim do primeiro tempo quase inviabiliza a classificação (VI Images/Getty Images)
De fato, eles se resolveram na etapa final. Jogando no meio-campo, Daley Blind ajudou o Ajax a manter mais a posse de bola no campo de ataque, evitando os avanços do PAOK. A entrada necessária de Klaas-Jan Huntelaar (ainda no primeiro tempo, substituindo o lesionado e decepcionante Kasper Dolberg) fez com que a defesa do PAOK tivesse novas preocupações. E após o bom começo e o preocupante final no 1º tempo, o Ajax se assentou em campo. Ficou mais sereno, minorando os riscos de ver a classificação aos play-offs ficar praticamente impossível já no jogo de ida. Todavia, se as chances reapareceram, o gol do 2 a 2 só veio por acaso, aos 57': Van de Beek cruzou, o zagueiro Fernando Varela tentou tirar a bola com um chutão, mas esta ricocheteou em Huntelaar e foi para as redes. Típica mostra de como o camisa 9 Ajacied é goleador - foi seu 55º gol em competições europeias, 19º só pelo clube holandês.

Nos minutos finais, o Ajax ainda buscou o ataque, com as entradas de David Neres e Razvan Marin (deixado na reserva por ser supostamente menos qualificado na marcação do que Mazraoui). Mas ficou mesmo no placar o 2 a 2. Que deixou uma ponta de decepção em Erik ten Hag, conforme ele comentou à Ziggo Sport, emissora holandesa de televisão que mostrou o jogo: "É uma decepção, o jogo foi nosso no segundo tempo. Ainda não estamos prontos". De fato. Por outro lado, a pressão fica bem mais amena para tentar a vaga na Johan Cruyff Arena com um empate. Podia ser pior.

Liga dos Campeões - terceira fase preliminar (jogo de ida)

PAOK 2x2 Ajax

Local: Toumba (Tessalônica)
Data: 6 de agosto de 2019
Árbitro: Zlatko Vincic (Eslovênia)
Gols: Hakim Ziyech, aos 10', Chuba Akpom, aos 32', e Léo Matos, aos 39'; Klaas-Jan Huntelaar, aos 57'

PAOK
Alexandros Paschalakis; Léo Matos, José Ángel Crespo, Fernando Varela e Dimitrios Giannoulis; Léo Jabá (Miroslav Stoch), Anderson Esiti, Badr El Kaddouri e Diego Biseswar (Douglas); Dimitris Pelkas (Dimitris Limnios) e Chuba Akpom Técnico: Abel Ferreira

Ajax
André Onana; Joël Veltman, Perr Schuurs, Lisandro Martínez e Nicolás Tagliafico; Noussair Mazraoui (Razvan Marin), Donny van de Beek e Daley Blind; Hakim Ziyech (David Neres), Kasper Dolberg (Klaas-Jan Huntelaar) e Dusan Tadic. Técnico: Erik ten Hag

Nenhum comentário:

Postar um comentário