quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Guia da Eredivisie 2019/20: AZ

O AZ manteve boa parte de seus destaques - e fez contratações promissoras (como a de Clasie) para se manter como "o melhor do resto" (AZ.nl)
Alkmaar Zaanstreek


Cidade: Alkmaar
Estádio: AFAS (capacidade para 17.023 torcedores)
Apelido: Alkmaarders
Títulos: 2 Campeonatos Holandeses
Patrocínio: AFAS (empresa desenvolvedora de softwares)
Técnico: Arne Slot
Destaque: Oussama Idrissi (atacante)
Fique de olho: Myron Boadu (atacante) e Calvin Stengs (atacante)
Temporada passada: 4º colocado
Brasileiros no grupo de jogadores: nenhum
Copas europeias: Liga Europa (enfrentará o Mariupol-UCR na terceira fase preliminar, após superar o BK Häcken-SUE)
Objetivo: vaga nos play-offs pela Liga Europa/vaga direta na Liga Europa
Amistosos de pré-temporada:
22 de junho - AZ 3x1 Eendracht Aalst-BEL
29 de junho - AZ 0x3 Oleksandria-UCR
3 de julho - AZ 1x0 PAOK-GRE
6 de julho - AZ 5x2 Club Brugge-BEL
13 de julho - Telstar 3x0 AZ
13 de julho - AZ 2x0 Anderlecht-BEL
17 de julho - Gent-BEL 2x0 AZ
20 de julho - AZ 0x1 KV Oostende-BEL (jogo interrompido por forte chuva)
27 de julho - AZ 0x1 Beerschot Wilrijk-BEL
Principais chegadas: Yukinari Sugawara (D, Nagoya Grampus-JAP), Jordy Clasie (M, Southampton-ING), Dani de Wit (M/A, Ajax), Zakaria Aboukhlal (A, PSV), [Ferdy Druijf (A, NEC)] e [Fred Friday (A, Twente)]
Principais saídas: Nick Olij (G, NAC Breda), Ricardo van Rhijn (D, dispensado), Adam Maher (M, Utrecht), Marko Vejinovic (M, Arka Gdynia-POL), Guus Til (M, Spartak Moscou-RUS), Mats Seuntjens (M/A, Gençlerbirligi-TUR), Bjorn Johnsen (A, Rosenborg-NOR) e Iliass Bel Hassani (A, Zwolle)
Valor de mercado: 55,7 milhões de euros (via Transfer Markt)
Orçamento: 25,5 milhões de euros (via Voetbal International)

O clube de Alkmaar segue sendo o "melhor do resto" abaixo dos três grandes no futebol da Holanda. Mas vai para a próxima temporada tendo coisas a corrigir - principal e justamente no tocante a superar Ajax, PSV ou Feyenoord. Porque os Alkmaarders são daquele tipo de equipe que impõe superioridade contra times do mesmo tamanho ou menores, mas "fala fino" contra os maiores. Por isso, e pelo primeiro turno decepcionante, ficava a impressão de que o técnico John van den Brom já dera o que tinha de dar no time. Até por isso, sua saída, no fim da temporada passada. Por outro lado, para não haver uma mudança abrupta, houve a aposta na promoção do auxiliar Arne Slot a técnico principal. Além do mais, a parte ofensiva do AZ - destaque absoluto da equipe, já há alguns anos - sofreu mudanças importantes, com as saídas de Adam Maher (menos impactante) e Mats Seuntjens (mais impactante).

Todavia, Maher e Seuntjens são os únicos nomes dignos de nota a deixarem o AZ. Até agora, seguem em Alkmaar os pilares da base sólida que o time alvirrubro tem. Na defesa, o seguro goleiro Marco Bizot e a experiência inquestionável (embora vulnerável a lesões) de Ron Vlaar na zaga - além dos avanços notáveis dos laterais Jonas Svensson e Thomas Ouwejan. No meio-campo, se foram Guus Til e o citado Maher, mas Jordy Clasie é contratação muito capaz de manter o bom toque de bola. Por falar neste, Oussama Idrissi segue sendo sinônimo de velocidade, enquanto Calvin Stengs voltará a fazer uma temporada completa - com toda a capacidade técnica para brilhar como merece. Além do mais, há novos candidatos a destaques no ataque: Myron Boadu (outro recuperado), Ferdy Druijf, Fred Friday. Sem contar as promessas vindas dos clubes grandes, como Dani de Wit e Zakaria Aboukhlal, boas surpresas do mercado. Enfim, o AZ vai para esta temporada do Campeonato Holandês tentando mudar o que está errado - com boa parte do que está dando certo há algumas temporadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário