segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Um jogo, um parágrafo, um vídeo: a 3ª rodada da Eredivisie

Vitesse 3x0 Zwolle (sexta-feira, 16 de agosto)

No primeiro tempo do jogo em Arnhem, a emoção ficou mais restrita ao que ocorreu fora de campo - mais precisamente, às homenagens da torcida do Vitesse ao ex-atacante sérvio Dejan Curovic, que fez fama no clube entre 1994 e 2000, falecido na semana passada, aos 51 anos. Pelo menos, no segundo tempo o Vites demorou pouco para dar alegrias. Uma delas foi custosa: aos 48', após Bryan Linssen cabecear a bola, ela bateu no braço do zagueiro Etiënne Reijnen, e o juiz Rob Dieperink marcou o pênalti. Tim Matavz bateu, o goleiro Xavier Mous defendeu rebatendo, e Linssen fez 1 a 0 - só que os jogadores do Zwolle reclamaram, Dieperink foi até o vídeo e anulou a cobrança, por invasão durante ela. Matavz teve de cobrar de novo, já aos 52', e enfim balançou as redes para valer. Mais um pouco e, aos 64', Matavz lançou o lateral Vyacheslav Karavaev, que fez o segundo. E aos 80', Linssen enfim marcou o dele.


VVV-Venlo 1x4 Ajax (sábado, 17 de agosto)

O que se viu em Venlo foi o que se podia prever: um Ajax com bem mais posse de bola, mas com sérias dificuldades para entrar na defesa bem fechada e bem postada do VVV-Venlo. Só mesmo em bolas altas os Ajacieden chegavam perto do gol, como quando Hakim Ziyech cruzou para o titular Quincy Promes escorou, à direita do goleiro Thorsten Kirschbaum. Mas o VVV também assustava, como num chute de Peter van Ooijen. Até que, aos 44', os visitantes de Amsterdã enfim furaram a barreira: Daley Blind lançou para Ziyech, este chegou perto da área, foi desarmado, mas a bola seguiu por perto, e Dusan Tadic a devolveu para Ziyech chutar cruzado e fazer 1 a 0. Ficaria ainda mais fácil logo após o intervalo: aos 48', Nicolás Tagliafico arriscou livre da entrada da área, Roel Janssen interceptou com a mão, e o juiz Danny Makkelie deu pênalti, que Tadic bateu forte para o 2 a 0. Os gols de Klaas-Jan Huntelaar (aos 66', completando contra-ataque na pequena área) e David Neres (aos 76', após belo passe de Donny van de Beek) só ampliaram a previsível goleada. Ao VVV-Venlo, restou o gol de honra tardio de Evert Linthorst, aos 89', em chute cruzado da entrada da área.


ADO Den Haag 1x2 Sparta Rotterdam (sábado, 17 de agosto)

Vindo de duas derrotas, o ADO Den Haag procurou criar mais chances no primeiro tempo - a principal delas, em cabeceio de Tomas Necid muito bem defendido pelo goleiro Tim Coremans. Só não contava com a eficiência do Sparta. Na primeira chance que os visitantes de Roterdã tiveram, bola na rede: aos 26', Halil Dervisoglu lançou, e Mohamed Rayhi completou para fazer o 1 a 0 dos Spartanen. Aos 43', a mesma dupla e o mesmo final: passe de Dervisoglu, complemento de Rayhi, gol. Só na fase final o Den Haag assustou um pouco. Primeiro, com o gol de Lex Immers, aos 79', de cabeça. Depois, com as oportunidades de empate que vieram. Mas o Sparta conseguiu manter a vitória - e o bom começo, com sete pontos em três rodadas.



Emmen 2x0 Heerenveen (sábado, 17 de agosto)

Qualquer expectativa que o Heerenveen tinha de dar sequência ao seu começo promissor se acabou logo aos quatro minutos de jogo em Emmen: após falta de Ibrahim Dresevic, o volante Nikolai Laursen cobrou com precisão, fazendo 1 a 0 para os anfitriões alvirrubros. Depois, os visitantes da Frísia até apareceram vez por outra (principalmente com Jens Odgaard), mas o Emmen estava firme com a vantagem. E a ampliou aos 41', numa jogada de laterais: o esquerdo Lorenzo Burnet cruzou, e o direito Glenn Bijl conferiu de cabeça. O Heerenveen estava batido, e os Emmenaren tiveram até chance de fazer mais um: um pênalti chegou a ser marcado (Marko Kolar derrubado), mas o juiz reviu e anulou a marcação. Sem problemas.


Fortuna Sittard 2x3 Willem II (domingo, 18 de agosto)

A chuva pesada que se viu no começo do jogo em Sittard, pelo menos, foi compensada com outra chuva: a de gols. A torcida da casa já se agradou aos 18 minutos, quando Amadou Ciss acelerou um contragolpe, e o moldávio Vitalie Damascan conferiu para colocar o Fortuna Sittard na frente. Aí, a dupla grega do ataque do Willem II apareceu. Aos 23', Fernando Lewis cruzou e Marios Vrousai cabeceou para empatar; e aos 29', Vangelis Pavlidis foi derrubado na área por Grégoire Amiot, convertendo o pênalti marcado e virando para 2 a 1. Tinha mais de Pavlidis: aos 45', num escanteio, ele fez 3 a 1, se transformando num dos goleadores desta fase inicial do campeonato (quatro gols). Damascan reavivou as esperanças do Fortuna, diminuindo para 3 a 2 no começo do segundo tempo, aos 51'. E o time auriverde correu em busca do empate. Mas na chuva de gols, a horta do Willem II ficou mais cheia.



Twente 3x3 RKC Waalwijk (domingo, 18 de agosto)

O RKC pode até ter um time inferior, mas logo mostrou ao Twente que lhe pressionaria, mesmo fora de casa. E conseguiu seu prêmio em grande estilo: aos 24', no mais bonito gol da rodada, vieram várias trocas de passe até Anas Tahiri receber de Saïd Bakari e fazer 1 a 0. Restou ao Twente pressionar. Ainda na etapa inicial, os Tukkers quase empataram, após bobeada do goleiro Kees Heemskerk. Já no 2º tempo, aos 64', veio o empate, com Haris Vuckic batendo forte após passe de Calvin Verdonk. Depois, Rafik Zekhnini chegou até a colocar a bola nas redes, mas o VAR anulou seu gol (impedimento). E aí, os visitantes de Waalwijk apareceram quando era inesperado: aos 78', após boa jogada de Mario Bilate, Ingo van Weert fez 2 a 1. O Twente não desistiu. E tudo isso terminou num final eletrizante. Aos 90', Vuckic empatou de novo; e aos 90' + 2, Zekhnini enfiu conseguiu seu gol para valer, virando para 3 a 2 e incendiando a torcida em Enschede. Tudo acabado? Nada disso: no minuto seguinte, Paul Quasten decidiu o 3 a 3. Um bom jogo para justificar porque o Campeonato Holandês, às vezes, é agradavelmente maluco.


Feyenoord 1x1 Utrecht (domingo, 18 de agosto)

Com dois empates nas duas primeiras rodadas, o Feyenoord entrou no gramado de De Kuip sob pressão. Tentou diminui-la com boas chances - aos 7', Ridgeciano Haps cruzou da esquerda, a bola desviou em Rico Strieder e só não foi ao gol porque Maarten Paes fez excelente defesa. Mas aí, a desatenção defensiva do Stadionclub custou seu preço, aos 9': Sam Larsson errou passe no meio, Issah Abass dominou e iniciou uma corrida na qual driblou Eric Botteghin, Jan-Arie van der Heijden, e só parou no chute cruzado com que fez 1 a 0 para o Utrecht. A partir dali, os Utregs se impuseram: não só assustavam no ataque, mas neutralizavam as tentativas do Feyenoord. Restou a Jaap Stam mudar no intervalo, com as entradas do estreante Edgar Miguel Ié, na zaga, e de Leroy Fer, no meio. Deu certo: o time da casa ficou mais acelerado, e já empatou aos 51', num belo gol, com Steven Berghuis cruzando, e Haps ajeitando fora da área antes de bater no ângulo de Paes. Porém, tempos depois, o Utrecht voltou a ser superior. Só não virou por boas defesas de Vermeer. E ficou mesmo no placar o 1 a 1. Segue a pressão sobre o Feyenoord...


AZ 0x0 Groningen (domingo, 18 de agosto)

Antes do jogo em Haia - afinal, o estádio do AZ segue sob conserto, após a queda de parte da cobertura -, o Groningen teve uma má notícia: após o aquecimento, Ritsu Doan foi excluído da escalação alegando dores de cabeça (há quem diga que, na verdade, o japonês acertará a ida para o PSV). Porém, os "visitantes" se refizeram rapidamente, e trouxeram perigo aos Alkmaarders, em duas tentativas de Kaj Sierhuis. O AZ respondeu após uma falha de Deyovaisio Zeefuik, na qual Oussama Idrissi ficou com a bola e a mandou para fora. No segundo tempo, o equilíbrio continuou. E na verdade, a maior chance de haver um vencedor na etapa final foi dos Groningers: aos 74', Mohamed El Hankouri recebeu um lançamento em profundidade, ficou livre com a bola, mas finalizou pessimamente. Ficou mesmo o 0 a 0 no placar.


Heracles Almelo 0x2 PSV (domingo, 18 de agosto)

Quando Cyriel Dessers perdeu o gol, desviando cruzamento de Silvester van der Water por cima da meta, na pequena área, logo aos primeiros segundos de jogo, parecia que o Heracles pressionaria duramente o PSV. Só que os visitantes de Eindhoven tinham algo que os mandantes não tiveram: eficiência. E Steven Bergwijn provou isso. No primeiro chute a gol de fora da área, ele ainda errou, mandando à direita do goleiro Janis Blaswich. Mas no segundo, aos 16', foi preciso: bola forte, no canto direito, e PSV 1 a 0. Os Heraclieden seguiram tentando. No primeiro tempo, com um chute de Teun Bijleveld rebatido pelo goleiro Jeroen Zoet e numa finalização fraca de Van der Water, aos 30'. Já no começo da etapa final, numa falta que Dario van den Buijs mandou na barreira e numa batida de Alexander Merkel que passou perto. Aí, os Boeren visitantes mostraram sua eficiência, aos 58': rápido contra-ataque, Cody Gakpo cruzou da esquerda e Mohamed Ihattaren completou fraco, mas o suficiente para mandar a bola às redes e confirmar o 2 a 0 que não seria mais ameaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário