quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Guia da Eredivisie 2019/20: Feyenoord

Reforços como Narsingh, novatos como Kökcu, experientes como Jorgensen, o destaque Berghuis: Jaap Stam chega para tentar fazer um Feyenoord forte com tudo isso (ANP)

Feyenoord Rotterdam

Cidade: Roterdã
Estádio: De Kuip (capacidade para 51.137 torcedores)
Apelidos: Stadionclub (em holandês, "o clube do estádio" - referência a De Kuip, considerado o mais tradicional estádio do país); Feyenoorders; Rotterdammers
Títulos: 15 Campeonatos Holandeses (merecem citação um título mundial, uma Copa dos Campeões, duas Copas da UEFA e 12 Copas da Holanda)
Patrocínio: Droom Parken (agência de viagens)
Técnico: Jaap Stam
Destaque: Steven Berghuis (atacante)
Fique de olho: Orkun Kökcü (meio-campista) e Wouter Burger (meio-campista)
Brasileiros no elenco: Eric Botteghin (zagueiro)
Copas europeias: Liga Europa (enfrentará o Dinamo Tbilisi-GEO, na terceira fase preliminar)
Objetivo: Vaga nas competições europeias
Amistosos de pré-temporada:
29 de junho - SDC Putten 0x6 Feyenoord
6 de julho - Dordrecht 1x2 Feyenoord
10 de julho - Darmstadt-ALE 1x2 Feyenoord
12 de julho - Red Bull Salzburg-AUT 3x1 Feyenoord
17 de julho - Feyenoord 0x3 Panathinaikos-GRE
20 de julho - Feyenoord 1x0 Karlsruhe-ALE
24 de julho - Feyenoord 2x2 Angers-FRA
28 de julho - Feyenoord 1x3 Southampton-ING
29 de julho - Feyenoord 5x1 Jong Utrecht
Principais chegadas: Nick Marsman (G, Utrecht), Rick Karsdorp (D, Roma-ITA), Edgar Miguel Ié (D, Trabzonspor-TUR), Marcos Senesi (D, San Lorenzo-ARG), Liam Kelly (M, Reading-ING), [Renato Tapia (M, Willem II)], Leroy Fer (M, Swansea-GAL) e Luciano Narsingh (A, Swansea-ING)
Principais saídas: Joris Delle (G, Orlando Pirates-AFS), Jeremiah St. Juste (D, Mainz-ALE), Bart Nieuwkoop (D, Willem II), [Cuco Martina (D, Everton-ING)], Calvin Verdonk (D, Twente), [Jordy Clasie (M, Southampton-ING)], Tonny Vilhena (M, Krasnodar-RUS), [Mo El Hankouri (M/A, Groningen)], Crysencio Summerville (A, ADO Den Haag)Dylan Vente (A, RKC Waalwijk) e Robin van Persie (A, encerrou a carreira)
Valor de mercado: 78,15 milhões de euros (via Transfer Markt)
Orçamento: 68 milhões de euros (via Voetbal International)

Legenda
Jogador (posição, clube)
Transferência definitiva
[Transferência definitiva após empréstimo]
Empréstimo
[retorno de empréstimo]

Recomeço. Esta é a palavra que guia o Feyenoord na atualidade. Não só por se tratar de uma nova temporada, mas pelos vários novos nomes que estarão no Stadionclub - e pela nova abordagem que o clube procurará ter a partir deste Campeonato Holandês. Também, pudera. Na Eredivisie passada, a inconstância de desempenhos irritou demais a torcida. Deixar de ser um time valente nos clássicos e às vezes vexaminoso contra times menores, é a principal obrigação dos Feyenoorders na temporada. Além do mais, nomes importantes dos últimos anos enfim deixaram De Kuip. Tonny Vilhena enfim tentará se consolidar em outras paragens, indo para o ascendente Krasnodar russo; Robin van Persie encerrou sua carreira deixando saudades eternas em Roterdã; e o técnico Giovanni van Bronckhorst decidiu sair, após quatro anos.

"Gio" treinou o time no histórico título de 2016/17, mas já não conseguia fazer do Feyenoord um time intenso em campo, nos últimos meses de seu trabalho. Exatamente por isso Jaap Stam recebeu uma das grandes chances em sua ainda curta carreira de técnico: afinal, no pouco tempo que passou treinando o Zwolle, Stam conseguiu fazer um time coeso e esforçado, que se salvou das últimas posições. Agora, o ex-zagueiro chega ao centro de treinamentos de Varkenoord tendo um time com mais possibilidades técnicas. Mais do que isso: Stam terá como uma de suas missões remodelar o time para abrir caminho a vários jovens. Já iniciados em 2018/19, o meio-campista Orkün Kökcü tem chance de se tornar titular. Experimentado na última rodada do campeonato anterior, o meio-campo Wouter Burger certamente receberá mais chances.

Claro, Stam tem uma base para poder desenvolver seu trabalho. Alguns jovens já começam a se sobressair no time, como o lateral esquerdo Tyrell Malacia. E muita gente experiente seguirá para mais uma temporada: Kenneth Vermeer, Eric Botteghin, Jens Toornstra, Nicolai Jorgensen. Enquanto não chegam propostas oficiais, Steven Berghuis segue em Roterdã, agora como principal destaque técnico - além da ponta-direita, já tem sido experimentado no meio. E chegaram nomes como o atacante Luciano Narsingh e os volantes Leroy Fer (de volta ao clube em que surgiu, após oito anos) e Liam Kelly (este, pedido de Stam, que o treinou no Reading inglês). Porém, os resultados de pré-temporada preocuparam demais: na derrota para o Southampton, a defesa cometeu falhas. De mais a mais, a construção do novo centro de treinamentos e do novo estádio preconizam duros anos pela frente. Além do mais, a terceira fase preliminar da Liga Europa já espera, e não se pode repetir o vexame de 2018/19, com a eliminação para o Trencín-ESQ. Mesmo com todos esses fatores contrários, o Feyenoord precisa tentar reduzir a distância cada vez maior para a dupla PSV-Ajax. Nunca pareceu tão difícil - e nunca o Stadionclub pareceu tão vulnerável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário